Cromatografia em Papel

A cromatografia em papel é uma técnica simples de analise de amostras em pequena quantidade, usada principalmente na separação e identificação de compostos polares, como açucares, antibióticos hidrossolúveis,aminoácidos, íons metálicos e pigmentos. É considerada uma técnica de partição liquido-liquido.

fontes de carotenoides
A cromatografia em papel é uma ótima de técnica para a analise de carotenoides. Que são pigmentos encontrados na natureza (em frutas , legumes e etc) e, trazem benefícios para a saúde por sua atividade antioxidante e anticancerígena

Funcionamento da técnica


O papel usado na cromatografia consiste de celulose praticamente pura, em forma de papel de filtro especial, que deve ser de elevada pureza e uniformidade. As varias qualidades de papel diferem em espessura e poder de aspiração de líquidos. Como fase estacionaria , geralmente se utiliza a água ( ou outro solvente como óleo de silicone, óleo de parafina, derivados do petróleo e etc ) para embebedar o papel.

Para realizar o experimento, coloca-se a substancia num certo ponto do papel e, mergulha-se esse ponto do papel no solvente. A separação se da durante a passagem da fase estacionaria e a fase móvel em movimento no papel. Os componentes que tem capacidade de formar ligações (ou pontes) de hidrogênio migram mais lentamente.

Executa se cromatografia em papel em câmaras fechadas, cuja atmosfera está saturada com todos os componentes dos sistemas de solventes utilizados.

papel filtro experimento cromatográfia
Papel de filtro após experimento cromatográfico feito para a identificação da mistura que foi utilizada para a obtenção de certos tipos de tinta de canetas hidrográficas

Referências

  • Organikum , química orgânica experimental , Segunda edição , BECKER, HEINZ G. O ,CALOUSTE GULBENKIAN , 1997
  • Análise de Pigmentos de Pimentões porCromatografia em Papel -Núbia Moura Ribeiro e Carolina Rodeiro Nune- 2008

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Cromatografia em Papel"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top