-->

O que é Geoengenharia? - Definições, Propostas, e Exemplos

A geoengenharia refere-se à manipulação em larga escala de processos climáticos para controlar o clima da Terra com objetivos específicos. O clima global é influenciado pela quantidade de radiação solar recebida e como essa energia é distribuída na Terra. Mecanismos como o albedo da superfície terrestre, a cobertura de nuvens e os gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), afetam a reflectância da radiação solar.

O que é Geoengenharia? - Definições, Propostas, e Exemplos

As propostas de geoengenharia, originadas no século XX, buscavam inicialmente modificar sistemas climáticos para criar condições climáticas favoráveis regionalmente. Exemplos incluem a semeadura de nuvens para induzir chuvas em áreas agrícolas. Recentemente, o foco da geoengenharia mudou para intervenções globais, especialmente devido ao aumento das concentrações atmosféricas de CO2 e as preocupações com o aquecimento global.

Duas abordagens principais surgiram. A primeira busca aumentar a reflectância da radiação solar para compensar o aquecimento, enquanto a segunda concentra-se na remoção de CO2 da atmosfera para neutralizar tanto o aumento das temperaturas quanto o acúmulo de CO2. Essa última abordagem tem o potencial de abordar a acidificação dos oceanos, causada pela absorção de CO2 atmosférico.

Reduzir a concentração de CO2 pode mitigar danos aos recifes de coral e outros organismos calcários, interrompendo a produção de ácido carbônico e reduzindo a acidificação dos oceanos.

Propostas para aumentar a refletância solar


Existem várias propostas de geoengenharia que têm como objetivo aumentar a refletividade, ou seja, o albedo, da radiação solar que a Terra recebe. Mas o que é albedo? Albedo, às vezes chamado de “coeficiente de reflexão”, é uma medida de quão reflexiva é uma superfície. É uma medida da proporção da radiação solar recebida que é refletida de volta à atmosfera e para o espaço. Esta medida tem implicações importantes para o tempo e o clima do nosso planeta.

Agora, voltando às estratégias de geoengenharia, elas incluem o aumento do albedo ao nível do solo, a injeção de partículas de enxofre na estratosfera, o branqueamento de nuvens marinhas e o uso de milhões de pequenos espelhos orbitais ou guarda-sóis no espaço. Cada uma dessas estratégias tem como objetivo aumentar a refletividade da Terra, ou seja, aumentar o seu albedo, para refletir mais radiação solar de volta ao espaço e, assim, ajudar a mitigar o aquecimento global.

Cada uma dessas propostas enfrenta debates consideráveis, e sua viabilidade em escala global é desafiadora e dispendiosa. Além disso, ensaios em pequena escala proporcionariam insights limitados sobre sua eficácia.

Aumento do Albedo ao Nível do Solo


Aumentar o albedo redireciona a energia que normalmente seria absorvida. Essa prática tem sido observada em áreas sujeitas à desertificação e desmatamento, substituindo superfícies verdes por desertos e solos arenosos, refletindo mais luz solar.

Propõe-se aumentar o albedo do gelo marinho do Ártico, usando aeronaves para espalhar vidro pulverizado ou esferas de vidro sobre o gelo, potencialmente aumentando a radiação refletida de 60-70% para 90%.

Injeção de Enxofre Estratosférico


A formação de uma camada de aerossol de enxofre na estratosfera poderia dispersar a radiação solar que chega à Terra, reproduzindo os efeitos observados em erupções vulcânicas. A introdução de enxofre na atmosfera diminuiria a quantidade de radiação absorvida pela troposfera. Segundo os defensores dessa abordagem, isso poderia ajudar a neutralizar os efeitos do aquecimento global. Este método foi inspirado pela erupção do Monte Pinatubo em 1991.

Erupção do Monte Pinatubo nas Filipinas
Erupção do Monte Pinatubo nas Filipinas

Agora, falando sobre a erupção do Monte Pinatubo em 1991, foi um evento significativo que teve um impacto global. Em junho de 1991, o Monte Pinatubo, localizado nas Filipinas, teve uma erupção massiva que resultou na morte de aproximadamente 800 pessoas e deixou cerca de 100.000 desabrigadas.

A erupção lançou uma enorme quantidade de cinzas na atmosfera, que circundou o globo em três semanas e cobriu 42% do planeta dois meses após a erupção. Isso resultou em uma diminuição da temperatura global nos anos seguintes. Portanto, a erupção do Monte Pinatubo é um exemplo de como fenômenos naturais podem ter um impacto significativo no clima da Terra.

Branqueamento de Nuvens


O branqueamento de nuvens é uma técnica que visa aumentar a refletividade das nuvens. A ideia é que ao tornar as nuvens mais brancas, elas refletirão mais luz solar de volta para o espaço, reduzindo assim o aquecimento global.

No entanto, esta técnica ainda está em fase de pesquisa e existem muitas incertezas sobre a sua eficácia e possíveis efeitos colaterais. Por exemplo, alterar a refletividade das nuvens pode ter impactos imprevisíveis nos padrões climáticos globais.

Espelhos Orbitais e Guarda-sóis


A ideia de usar espelhos orbitais ou guarda-sóis para refletir a luz solar de volta para o espaço é uma proposta de geoengenharia bastante futurista. Embora teoricamente possível, existem muitos desafios técnicos e logísticos a serem superados.

Por exemplo, o custo de lançar e manter milhões de espelhos no espaço seria astronômico. Além disso, assim como o branqueamento de nuvens, esta técnica poderia ter efeitos colaterais imprevistos no clima da Terra.

Propostas para Remoção de Carbono


A abordagem de remoção de carbono visa extrair o CO2 de outros gases na atmosfera, convertendo-o em diferentes formas de carbono, como carbonato, por meio de processos como a fotossíntese ou técnicas artificiais de "lavagem". O carbono separado seria então sequestrado na biomassa ou transportado para armazenamento no oceano ou subsolo.

Diversos esquemas de geoengenharia para remoção de carbono foram considerados, incluindo o sepultamento de carbono, fertilização dos oceanos, produção de biochar e o uso de torres de depuração ou "árvores artificiais".

Sepultamento de Carbono


O sepultamento de carbono, também conhecido como Captura, Uso e Armazenamento de Carbono (CCUS), é um processo que envolve a captura de CO2, geralmente de fontes de grande porte como usinas de geração de energia ou instalações industriais que utilizam combustíveis fósseis ou biomassa.

O CO2 capturado é pressurizado e bombeado para estruturas geológicas adequadas localizadas no subsolo ou no oceano profundo. O objetivo principal é interceptar o CO2 antes que ele seja liberado na atmosfera, armazenando-o em formações geológicas por longos períodos.

Atualmente, existem cerca de 40 instalações comerciais em operação globalmente que aplicam a tecnologia CCUS a processos industriais, transformação de combustíveis e geração de energia. No entanto, a expansão global do sepultamento de carbono requer a identificação e o teste rigoroso de locais adequados.

Precipitado carbonático sólido resultante da extração de dióxido de carbono da atmosfera após passar por um processo de mineralização subterrânea.
Precipitado carbonático sólido resultante da extração de dióxido de carbono da atmosfera após passar por um processo de mineralização subterrânea.

Fertilização Oceânica


A fertilização oceânica é uma estratégia que busca intensificar a absorção de CO2 por meio do fitoplâncton, que são microorganismos marinhos. Durante a fotossíntese, esses organismos absorvem CO2 e, ao morrerem, descem para o fundo do oceano, sequestrando uma parcela do carbono.

Este método, que é uma forma de biogeoengenharia, consiste na introdução de nutrientes nas camadas superficiais da água para estimular o crescimento do fitoplâncton.

Um florescimento de fitoplâncton oceânico no verão perto do estuário do Rio de la Plata, na América do Sul, 2006
Um florescimento de fitoplâncton oceânico no verão perto do estuário do Rio de la Plata, na América do Sul, 2006

Produção de Biochar


A produção de biochar é um processo que transforma resíduos orgânicos, tanto animais quanto vegetais, em carvão. Este processo tem o benefício adicional de sequestrar carbono que, caso contrário, seria liberado na atmosfera durante a decomposição natural. Quando incorporado ao solo, o biochar atua como um fertilizante potente, ampliando a capacidade das plantas de sequestrar carbono.

Contudo, a eficácia do biochar em diminuir as concentrações globais de CO2 é um tema de debate. Além disso, existem desafios logísticos associados à produção de biochar em larga escala.

Captura Direta de Ar


A técnica de captura direta de ar é um método de geoengenharia que utiliza duas abordagens principais: torres de lavagem e "árvores artificiais". Nas torres de lavagem, o ar é direcionado para espaços fechados e é pulverizado com compostos químicos específicos.

Recipientes coletores para captura de dióxido de carbono da atmosfera na fábrica da Orca em Hellisheiði, Islândia
Recipientes coletores para captura de dióxido de carbono da atmosfera na fábrica da Orca em Hellisheiði, Islândia

Esses compostos reagem com o dióxido de carbono (CO2) presente no ar, formando produtos sólidos que precipitam. Estes são então coletados e armazenados em locais seguros, efetivamente removendo o CO2 da atmosfera.

As "árvores artificiais" funcionam de maneira um pouco diferente. Elas são equipadas com filtros especiais que capturam o CO2 do ar. Uma vez capturado, o CO2 é convertido em carbonato de sódio, um composto químico estável. Ambas as abordagens visam reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera, ajudando a mitigar os efeitos do aquecimento global.

Impactos e Críticas


Como vimos no texto acima, a geoengenharia é a intervenção deliberada e em larga escala no sistema climático da Terra, com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Existem diferentes tipos de geoengenharia, como a gestão da radiação solar, o sequestro de carbono e a modificação do clima. No entanto, essas técnicas também apresentam riscos e incertezas, tanto técnicas quanto éticas, sociais e políticas. Alguns dos possíveis impactos e críticas à geoengenharia são:

  • A geoengenharia pode interferir nos ciclos naturais da Terra, causando efeitos colaterais imprevisíveis e potencialmente danosos para os ecossistemas e a biodiversidade.
  • A geoengenharia pode criar conflitos entre países ou regiões que tenham interesses divergentes ou opostos sobre o uso dessas tecnologias, podendo até provocar guerras ou violações do direito internacional.
  • A geoengenharia pode desviar a atenção e os recursos de outras medidas mais eficazes e sustentáveis de combate às mudanças climáticas, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação aos seus impactos.
  • A geoengenharia pode gerar problemas éticos e morais, como a questão de quem tem o direito de decidir sobre o clima do planeta, quais são os critérios de justiça e equidade na distribuição dos benefícios e custos dessas intervenções, e qual é o papel da participação pública e do consentimento informado nessas decisões.

Referências


  • https://www.geoengineeringmonitor.org/what-is-geoengineering/ (acessado em 20/01/2024 as 22:45)
  • https://www.geoengineering.ox.ac.uk/www.geoengineering.ox.ac.uk/what-is-geoengineering/what-is-geoengineering/ (acessado em 20/01/2024 as 22:49)
  • https://www.britannica.com/science/geoengineering (acessado em 20/01/2024 as 23:06)
  • https://www.greelane.com/pt/ci%C3%AAncia-tecnologia-matem%C3%A1tica/ci%C3%AAncia/mount-pinatubo-eruption-1434951 (acessado em 20/01/2024 as 23:20)
  • https://www.dw.com/pt-br/1991-erup%C3%A7%C3%A3o-do-pinatubo-traz-mortes-e-destrui%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0s-filipinas/a-318985 (acessado em 20/01/2024 as 23:28)
  • https://bing.com/search?q=O+que+ocorreu+na+erup%c3%a7%c3%a3o+do+Monte+Pinatubo+em+1991 (acessado em 20/01/2024 as 23:30)
  • https://www.iea.org/energy-system/carbon-capture-utilisation-and-storage (acessado em 20/01/2024 as 23:33)
  • https://climate.ec.europa.eu/eu-action/carbon-capture-use-and-storage_en (acessado em 20/01/2024 as 23:40)
  • https://www.aspenpublicradio.org/xscience/2013-07-31/geoengineering-the-technological-fix-to-climate-change (acessado em 21/01/2024 as 23:54)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Geoengenharia? - Definições, Propostas, e Exemplos "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top