-->

Biografia de Stephen Hawking: Ideias e Teorias

Nasceste no mesmo dia de 300 anos datados da morte de Galileu Galilei. De pais civis comuns, como Frank Hawking, que por sua particularidade trabalhava como biólogo pesquisador, porém atuava no campo de parasitologia, no Instituto Nacional de Pesquisa Música de Londres, e sua mãe, Isabel Hawking.

Stephen Hawking

Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, além de um irmão adotivo, Edward. Stephen William Hawking (1942 - 2018) foi o ex-professor de matemática da Universidade de Cambridge. Ele era o diretor de pesquisa Dennis Stanton Avery e Sally Tsui Wong-Avery, do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica, além de fundador do Centro de Cosmologia Teórica de Cambridge.

Em 1963, Hawking contraiu uma doença neuronal motora e recebeu dois anos de vida. No entanto, ele foi para Cambridge para se tornar um pesquisador brilhante e professor no Gonville and Caius College.

De 1979 a 2009, ocupou o cargo de professor lucasiano em Cambridge, a cadeira presidida por Isaac Newton em 1663. O professor Hawking recebeu mais de uma dúzia de títulos honorários e foi premiado com o CBE em 1982.

Ele era membro da Royal Society e membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Stephen Hawking é considerado um dos mais brilhantes físicos teóricos desde Einstein.

Stephen Hawking irmãs mais novas Mary e Phillipa

STEPHEN WILLIAM HAWKING - INICIA-SE SUA BIOGRAFIA


NO COMEÇO:


Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai, que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não estar disponível em tal universidade a opção de curso em questão, optou assim por física, formando-se três anos depois (1962 mais especificamente). Seus principais interesses eram a termodinâmica, relatividade e mecânica quântica.

Obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge, em 1966, de onde era um membro honorário. Depois de obtê-lo, passou a ser pesquisador e, mais tarde, professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica.

jovem Stephen Hawking

Hawking em 5 de maio de 2006, foi carregado com a ajuda de uma equipe técnica, para a conferência de imprensa, na denominada nacionalmente “Bibliothèque Nationale de France”, em questão, para inaugurar o Laboratório de Astronomia e Partículas (Paris), além de lançar a versão em francês, do seu trabalho, na época mais recente, "God Created the Integers" (Nome original).

Stephen W. Hawking, era portador da chamada “esclerose lateral amiotrófica” (ELA, em português), infelizmente uma doença raríssima degenerativa, que por sua semântica, como diz o nome, paralisa na maioria das vezes, completamente os músculos do corpo. No caso em questão, não atingiu as funções cerebrais. Em sua maior famosidade, uma doença que ainda não possui cura.

A ELA, por assim chamaremos, fora detectada quando ele tinha apenas 21 anos, quando ainda eras estudante de grade regular. Em 1985, para maior ironia, talvez do destino, por assim colocado, Hawking acabara de contrair pneumonia, quando estivera visitado o CERN, localizada na Suiça, assim teve de submeter-se a uma traque ostomia e, desde então, utilizava um sintetizador de voz, logicamente para se comunicar.

Conforme o tempo passara, fora perdendo o movimento de suas pernas, logo mais de seus braços, assim como todo o resto de sua musculatura voluntária. Hoje, Stephen possui sua cabeça baixa, levemente inclinada para a direita, pois não possui forças suficientes para mantê-la erguida. Sua mobilidade fora da cadeira especial, desenvolvida justamente para ele, é nula.

Até 2005, Hawking utilizara os músculos externos de sua bochecha, para controlar o que irá ser dito no sintetizador, todavia, em 2009, perdera gradativamente a capacidade, já reduzida, de se comunicar com demais pessoas, sendo assim, não poderia mais controlar, nem o sintetizador, nem a cadeira de rodas elétrica.

A partir deste ponto de sua história, a comunidade científica, em conjunto com vários grupos de engenheiros, começaram a estudar formas novas para a comunicação de Stephen, caso contrário, passaria a viver em um estado próximo ao vegetativo. 

Depois da análise baseada em buscas e erros, concluíram com êxito (Embora o único dono tenha a achado desconfortável) sua nova cadeira. A versão mais recente desta, fora pesquisada e desenvolvida pela empresa Intel, e doada a Hawking no início de 2013.

O utilizara até o último dia de vida, pois a cadeira rastreava o movimento dos olhos do cientista (Além da ponta de sua sobrancelha direita, era a última parte do corpo que Hawking controlava), para gerar palavras. Seu talento e habilidade de se adaptar ao novo era tão incrível, que logo desenvolveu aptidão para escrever frases, textos e livros completos. 

Como havia dito anteriormente, o próprio publicou em seu site oficial que preferia usar o "cheek tracking" (rastreamento da bochecha) para utilizar a interface desenvolvida pela Intel.

"No entanto, embora eles funcionem bem para outras pessoas, eu ainda acho que o interruptor na minha bochecha é mais fácil e menos cansativo de usar".

Stephen casou-se pela primeira vez em meados de julho de 1965, com Jane Hawking, testemunha e principal autora do filme de mais sucesso sobre a vida de Stephen, mas acabou separando-se em 1991, por motivos de infelicidade de ambas as partes, embora contiaram amigos até o dia de seu falecimento.

foto primeiro casamento de Stephen Hawking

Mais detalhes adiante no texto. Casou-se logo depois com sua enfermeira, que conheceste quando ainda estivera com Jane, Elaine Mason, precisamente em 16 de setembro de 1995, embora tenha se divorciado em 2006. Hawking continuara combinando a vida em família (seus três filhos e três netos), com sua investigação em física teórica, entrelaçando com um extensivo programa de viagens e conferências internacionais.

Dentre de várias nomenclaturas recebidas, a mais marcante fora posta a ele em 9 de janeiro de 1986, pelo papa da época, João Paulo II, como membro da Pontifícia Academia das Ciências. Como feitos mais recentes, anteriores à sua morte, temos em 2015, a polêmica originada em Londres, ou seja, o financiamento de US$ 100 milhões dispostos ao longo das décadas seguintes em investimento para os melhores pesquisadores do SETI (Em conjunto com mais 3 pessoas, Drake, Martin e Yuri), através do projeto “Breakthrough Listen”, cujo qual permitiria que os levantamentos mais novos de dados rádio-ópticos pudessem ocorrer usando os telescópios mais avançados.

Uma alta quantia de dinheiro, investida com a participação do empresário russo Yuri Milner. Outro feito digno de controvérsias, desta vez por partes de movimentos políticos, mais necessariamente a última polêmica da personagem, fora em dezembro de 2017, quando Hawking processara o governo britânico, pois os mesmos queriam (querem?) privatizar o Serviço Nacional de Saúde. Ainda em julgamento.

NO FIM: 


Hawking morreu em sua casa em Cambridge, Inglaterra, no começo da ma-nhã de 14 de março de 2018, com a idade de 76 anos. Sua família anunciou que ele morreu em paz. Ele foi elogiado por figurar na ciência, entretenimento, política e outras áreas. 

A bandeira do Gonville and Caius College de Cambridge ficou hasteada em meio mastro e um livro de condolências foi assinado por estudantes e visitantes. Hawking morreu no ano do aniversário de 139 anos do nascimento de Albert Einstein.

Seu funeral privado ocorreu as 14:00 horas da tarde de 31 de março de 2018, na Great St Mary's Church, Cambridge. Dentre os convidados para o funeral estavam Eddie Redmayne e Felicity Jones. Seguindo sua cremação, suas cinzas serão depositadas na Abadia de Westminster em 15 de junho de 2018 durante uma cerimônia de ação de graças.

Suas cinzas serão colocadas na nave da abadia, ao lado da sepultura de Sir Isaac Newton e próximo da sepultura de Charles Darwin. Hawking pediu, pelo menos quinze anos antes de sua morte, que a equação da entropia de Bekenstein–Hawking fosse seu epitáfio.

ÚLTIMA PESQUISA: 


A última teoria, ora pesquisa, publicada póstuma sua morte, data-se sobre a origem do universo, relacionada juntamente à colaboração do professor Thomas Hertog, da Universidade “KU Leuven” - Bélgica, fora publicada no “Journal of High-Energy Physics”. A teoria, apta a ser publicada, momentos antecedentes à morte do mesmo, mas ironicamente no mesmo dia, 14 de março, prevê que o universo é finito e mais simples do que imaginamos. 

Completam com sutileza o desvio de estudos atuais, acerca do “Big Bang”. De acordo com um comunicado divulgado pelo European Research Council (ERC), que apoia o trabalho de Hertog. A pesquisa foi anunciada em julho do ano passado em uma conferência realizada em Cambridge por ocasião do 75º aniversário de Hawking.

As teorias modernas estabelecem a criação do universo em uma breve explosão, durante uma mínima fração de segundo depois do Big Bang, quando o cosmos se expandiu rapidamente. Acredita-se que, uma vez ocorrida a inflação, existam regiões que nunca pararam de crescer e que, devido aos efeitos quânticos, esse fenômeno seja eterno.

De acordo com essa tese, segundo o comunicado do ERC, a parte observável do nosso universo é uma porção mínima onde o processo terminou e estrelas e galáxias foram formadas.

“A teoria usual da inflação eterna prevê que nosso universo é como um fractal infinito (objeto geométrico cuja estrutura básica, fragmentada ou aparentemente irregular, que se repete em diferentes escalas) com um mosaico de diferentes pequenos universos separados por oceanos que crescem (…) As leis da física e da química podem ser diferentes de um universo para outro, que juntos formam um multiverso. Mas nunca fui um defensor do multiverso. Se a escala dos diferentes universos no multiverso é grande ou infinita, a teoria não pode ser testada”.

Entretanto, na última pesquisa publicada, Hawking e Hertog afirmam que essa teoria da inflação infinita está de fato errada, Hertog menciona: 

“O problema habitual dessa teoria é que ela pressupõe a existência de um universo de fundo que evolui de acordo com a teoria geral da relatividade de Einstein e trata os efeitos quânticos como pequenas flutuações ao seu redor. No entanto, a dinâmica da inflação eterna elimina a separação entre a física quântica e a clássica”.

EXPONDO SUAS IDEIAS E TEORIAS


Com o interesse de levar a física para leigos, expondo as mesmas de uma forma bem simplificada, Stephen começou a escrever e publicar livros, ao mesmo tempo em que se mostrou cauteloso e entusiasmado, quando começou a escrever obras infanto-juvenis.

Uma das facetas mais inesperadas do currículo de Stephen Hawking, e de grande sucesso, como tudo o que o físico faz! Em 2007, formou uma pequena parceria, e com sua filha Lucy, Hawking publicou o livro “A chave secreta de George para o universo”, o objetivo do livro é ensinar os conceitos importantes da física para as crianças, de uma forma mais descontraída. O livro é uma história de ficção sobre um jovem menino, vulgo George, que se rebela contra a aversão de seus pais à tecnologia.

O mesmo começa a se tornar amigo dos vizinhos, um dos quais é físico. Em questão, esse físico, tem o computador mais poderoso do mundo, que oferece portais para visitar o espaço. O livro foi escrito para ser o primeiro de uma trilogia que continuaria com as aventuras de George.

Livro de Lucy e Stephen, A chave secreta de George para o universo
O próximo da série saiu em 2009 e é chamado de “A caça ao tesouro cósmico de George”. Não se teve o terceiro. De uma forma mais resumida, colocaremos a seguir apenas os livros que foram lançados em português, do Brasil, pois existem outros de linguagem mais formal, com contas e expressões matemáticas, algum não aberto ao público civil comum. Ao todo, mencionaremos os 6 principais de sua carreira, pois não a nada melhor para expor os ideais, deixando suas autorias “dizerem por si mesma”.


1. Breve História do Tempo (Gradiva, 1988) rapidamente se tornara um dos livros mais vendidos do mundo. Ele explica diversos temas de Cosmologia, incluindo a “Teoria do Big Bang”... Os buracos negros... Os cones de luz... A “Teoria das Supercordas”... Entre vários outros temas de uma forma mais simplificada ao leitor não especialista no tema. 

O objetivo principal é dar uma visão geral do tema ao mesmo tempo sem ser usual para um livro de divulgação, o mesmo também tenta explicar algo com a matemática de um jeito mais complexo. O físico inglês adverte que ante qualquer equação no livro, o leitor poderia ter algumas dificuldades de compreensão, mesmo que a personagem tenha incluido apenas uma simples equação: E = mc².


2. O Fim da Física (Gradiva, 1994) foi publicado em Portugal, com o prefácio do físico Carlos Fiolhais. Na obra, Hawking debate o binômio da religião-ciência e comenta, mesclando opinião e fatos, fora outros aspectos, sobre as implicações causadas/para a fé na evolução civilizacional. Ainda sobre o livro, colocando em debate o fim dos tempos, vida e morte, que sempre aguçara a todos os cidadãos. 

O autor demonstra de um terror em relação ao fim, que se apoderou de algumas populações no final do primeiro milênio da era cristã. A metáfora do fim da história está em representação sob a nuance de alguns meios culturais, no final do segundo milênio. 

O físico se apodera de revistas e as discute. Ao mesmo tempo em que Stephen é ateu (Discorremos sobre o fato no tópico a seguir), não admira que a ciência, na inércia que se encontra, ou seja, trabalhando sempre com fatos, sob um contexto sociocultural, ainda se abale a tratar do tema do fim: o fim de si mesma, e o fim de seu objeto de estudo. 

Mas ainda assim, é curioso notar que ao estilo de Hawking, outrora um homem perseguido pela eminência de seu próprio fim, outrora vive sem medo de adoecer, devido a “ELA”, lança várias interrogações acerca do fim e a procura inaugurando uma grande gama de respectivas respostas.


3. Buracos Negros e Universos Bebês e Outros Ensaios (Gradiva, 1994), Hawking mistura relatos de própria autoria, em questão, autobiográficos, com reflexões contemporâneas, analisando conceitos simples e importantes, onde para ferramenta de estudo, é de uma índole complexa, como exemplo: o tempo, a estrutura da matéria, e o futuro do Universo. 

A obra reúne ao todo 13 ensaios, mais uma entrevista com o autor, transmitida pela rádio “BBC” (Norte-Americana) em dezembro de 1992, que demonstram conceitos em relação à sua vida.

 Segundo a personagem, qualquer partícula, independente de seu tamanho, entrará em um buraco negro, acabando no que Stephen denomina de universo-bebê! Para o nosso espaço-tempo, onde temos a definição de multiverso, mesmo sob a garantia de estar usando a nomenclatura errada, afinal, são apenas suposições, a partícula deixará de existir, a mesma entra no domínio de um tempo imaginário. 

Somados com a física e cosmologia, o livro também apresenta um pouco da vida pessoal do físico, além de refletir sobre o livre-arbítrio... O valor da vida... As convergências e divergências entre a teoria científica... E a ficção científica.


4. O Universo numa Casca de Noz (Nova Fronteira, 2009), é um livro sobre, em sua forma mais crua, física! 

Utilizando a parte teórica da mesma, e voltada explicitamente ao público leigo, apresenta, de forma clara e sem o uso de matemática, as principais idéias debatidas desde muito tempo atrás, pelos físicos teóricos, abrangendo desde a singularidade do microcosmo quântico, até o macrocosmo universal, demonstrando desde a possibilidade de existência de partículas fundamentais (teoria: ainda não detectadas), até buracos negros e de viagens no tempo, passando pelo destino biológico e tecnológico da humanidade em talvez um futuro próximo.


5. O Futuro do Espaço-Tempo (Companhia da Letras, 2005). Viagens no tempo são um tema oriundos da ficção científica clássica. A ciência até então, não tinha uma resposta única, que se adéqüe as questões levantadas, como por exemplo: É possível viajar ao passado? Ou então: O que é preciso para se construir máquinas do tempo? 

Essas são as questões centrais, referentes à obra, que reúne ao todo seis artigos assinados por alguns dos maiores especialistas da área. Entre os autores, este presente assinado o nome de Alan Lightman, físico e romancista que publicou “Sonhos de Einstein”. 

Em breves textos, para agilizar o processo de leitura e compreendi mento, somados com o auxílio de ilustrações, a obra discute a viabilidade das viagens no tempo e os aparentes paradoxos que elas poderiam provocar, e realmente provocam, como por exemplo: E se eu voltar ao passado, e matar o meu pai, tempos antes de eu nascer? O mesmo acontece com o meu avô? O livro reflete também sobre as dificuldades de se escrever a ciência complexa para o público leigo.


6. Os Gênios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes (Campus, 2004). Hawking coloca sob o livro, um olhar mais apurado das revolucionárias idéias e descobertas de mentes brilhantes da física, e da astronomia. Na obra, o leitor encontrará trabalhos originais de nomes conhecidos, como: Albert Einstein, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Isaac Newton. 

Além de idéias que mudaram o curso da ciência e a percepção de mundo da humanidade. Uma obra realmente fascinante! Adaptada ao público não adepto com a linguagem formal britânica, além de não usar expressões matemáticas, seja ela o mais simples possível.

Radiação de Hawking


A Radiação Hawking significa para física, a radiação térmica que se acredita ser feita devido a incidência de buracos negros, com efeitos quânticos. Esta carrega o nome do cientista inglês, pois o mesmo elaborou os argumentos teóricos de sua existência, em meados de 1974.

Como a Radiação Hawking demonstra que os buracos negros perdem massa, relativo ao tempo que existem, supõe-se então que os buracos negros que percam mais matéria do que conseguem “ganhar”, sendo assim os mesmos venham a encolher... Evaporar... E finalmente desaparecer por completo, ou a algo quase nulo.

Esta tal Radiação, demonstra que os buracos negros não são completamente negros afinal! Para buracos negros estrelares, a temperatura de Hawking é extremamente baixa. Supondo um buraco negro de 10 massas solares teria uma temperatura de 6 bilionésimos de “graus” Kelvin (A seguir, demonstraremos a equação da temperatura em relação à massa do mesmo, onde para fins de melhor compreensão, está posto como “bilionésimo de graus Kelvin” (nºK).

Isto é muito, mas muito menor do que a temperatura que denominam como radiação cósmica de fundo, de aproximadamente 2,7 k. Observa-se abaixo que a temperatura de Hawking é inversamente proporcional à massa do buraco negro. 

Assim, os buracos negros de massas absurdamente enormes, muitos dos quais se localizam no centro das galáxias, com bilhões de massas solares, são ainda mais apagados.

Em teoria, quanto maior a massa do buraco negro, mais esmaecido o seu brilho. Segue-se dada a descoberta na fórmula geral:

Formula geral da temperatura do buraco negro

Por sinal, buracos negros são locais de grande atração gravitacional em torno do qual matéria é arrastada (comentaremos mais sobre o aspecto que une Stephen ao mesmo, no tópico seguinte). A gravidade do buraco negro é tão forte que nada, nem sequer radiação, por exemplo: A luz, tão pouco ondas eletromagnéticas em geral, pode escapar dele!

Não se sabe ainda, qual a relação da gravidade, e como a mesma pode ser incorporada à mecânica quântica, no entanto, estando longe do buraco negro, seus efeitos gravitacionais podem ser fracos o suficiente para que possam ser realizados confiáveis cálculos no âmbito da teoria quântica de campo em curvas de espaço-tempo.

Hawking mostrou que efeitos quânticos permitem aos buracos negros emitir radiações exatamente como um corpo negro (a média da radiação térmica emitida por uma fonte idealizada), cuja temperatura está inversamente relacionada à massa do buraco negro.


Grafico da temperatura do buraco negro
(Assumindo “f(x)” como “T”, sob o ponto de vista computadorial.)

A descoberta de Hawking foi o primeiro vislumbre convincente sobre a gravidade quântica. Entretanto, a existência da radiação Hawking continua controversa, pois para fazer com que toda a termodinâmica dos buracos negros seja de fato aprovada como lei, é exigida a prova de que os buracos negros podem ter uma temperatura proporcional à gravidade da superfície, e esta radiação foi prevista a partir de considerações teóricas tanto da teoria da Relatividade Geral quanto da Termodinâmica Clássica.

A linha de raciocínio original não foi de autoria de Hawking, mas sim de um cientista israelense: Jacob Bekenstein!

Jacob havia sugerido que os buracos negros podem possuir uma entropia definida, sendo assim, eles também possuem uma temperatura igualmente bem definida. Por mérito desta previsão, a radiação de Hawking é, às vezes, chamada de radiação de Bekestein-Hawking. Dadas as informações acima, com a tabela feita no programa “Microsoft Excel”, assim como seu gráfico, leva-se à suposição que os buracos negros poderiam emitir radiação.

O que Stephen Hawking fez foi, depois de relutar um pouco em aceitar esse conceito, tentar descobrir como isto ocorre. Claro, aqui colocamos na forma mais simplificada possível, afinal, são muitas teorias e contraversões, sendo impossível explicar aqui tudo o que o meio científico-acadêmico tem a oferecer sobre este assunto, por exemplo: A constante de Planck, assim como a constante Boltzmann podem variar de acordo com o próprio buraco negro, e condições adversas, provindas de outras equações matemáticas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E IMPACTOS PRODUZIDOS


Stephen Hawking foi um físico inglês, que infelizmente ficou paralisado devido à uma doença degenerativa, e se tornou celebridade, por assim dizendo, pois não somente ao seu estado físico, produziu algumas teorias fundamentais em relação à física moderna. Suas teorias, como a de muitos outros físicos, conseguem desafiar a noção de espaço-tempo!

foto stephen hawking

Simplesmente não dá para começar a compreendê-las, sem abandonar as concepções mais fundamentais e básicas que outrora conhecemos como realidade!

Foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo desde Albert Einstein, não só por suas decisivas contribuições para o progresso das teorias que explicam o Universo, mas também por sua constante preocupação em aproximar a Ciência das pessoas.

Ele também enfrentou com coragem uma doença motora degenerativa, que o deixou em uma cadeira de rodas e sem capacidade para falar de maneira natural. Por anos usou um sintetizador de voz para se comunicar. O cientista morreu por complicações da doença diagnosticada quando tinha 22 anos. Hawking sofria com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O físico desafiou o prognóstico dos médicos, que lhe previram uma vida curta, e continuou elaborando teorias e divulgando a Ciência por mais de 50 anos. Há quem diga que ele é injustiçado por nunca ter ganhado o Nobel; há quem diga que, apesar do seu carisma e fama, não é para tanto. 
O fato é que , seja pelas suas teorias, seja pela divulgação das teorias de outras pessoas, Hawking ajudou a fomentar debates que foram muito além da academia ou de grupos circunscritos de especialistas.

Acima de todas as teorias, a grande contribuição de Hawking está na divulgação da ciência para o grande público. Ao lançar o best-seller Uma Breve História do Tempo, o cientista procurou explicar ao leitor não especialista temas considerados bastante complexos. 

O lançamento daquele livro foi um grande marco, e o fato de que ele foi tão bem sucedido levou a popularização da física e astronomia. Não é que Uma Breve Historia do Tempo seja fácil de ler, mas foi um dos primeiros livros de ciência a se tornar popular e a discutir cosmologia e o universo. 

Desde então, ele deu origem a uma quantidade gigantesca de "ciência popular", com outros livros e especiais de TV, falando de física em geral e, mais especificamente, de astronomia. Então isso teve um impacto muito grande na percepção que o público tem da ciência e o que as pessoas sabem sobre o assunto.

A Doutrina Quase Ateísta


Hawking se descrevia como ateu! Em algumas ocasiões excepcionais, usou a palavra “Deus” em seus livros e discursos, mas, segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. Sua ex-esposa Jane afirmou que, durante o processo de divórcio, ele se descreveu como ateu.

Hawking declarou que não era religioso no sentido comum, embora acreditava em algo... Como disse:

“O universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis”.

Hawking ainda comparou a ciência e a religião durante uma entrevista, dizendo:

Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona".“Antes de entendermos a ciência, o lógico era acreditar que Deus criou o Universo, mas, agora, a ciência oferece uma explicação mais convincente (...) Não há nenhum Deus. Sou ateu. A religião crê em milagres, mas esses não são compatíveis com a ciência”.

Muitas pessoas se inspiram em Hawking, como se o que a personagem dissesse fosse de fato a verdade, quando refere à religião, já que suas frases são de uma índole provinda de estudos e fatos. É quase uma doutrinação! Quando diz que és ateu, outros se tornarão ateus também! Seu nome é muito forte, muitos os seguem.

Outras de suas contribuições à humanidade, sem dúvida será suas pesquisas, sobre o universo como um todo. Começando com Aristóteles, cujo qual afirmou que a Terra era redonda, e indo até à descoberta da lei de “Hubble”, aproximadamente dois mil anos mais tarde. Esta lei, nos demonstra que o universo se encontra em expansão!

Hawking mencionou durante sua vida, sobre os buracos negros... Sobre o tempo-espaço... Além das perguntas que ainda se encontram sem respostas. Como em sua citação onde menciona o fim, retirado do livro “A Teoria de Tudo (1988)”.

“Até onde vamos - e haverá um final? E se for assim, como terminará?' Se encontrarmos uma resposta para isso, será o maior triunfo da razão humana, porque conheceríamos a mente de Deus”.

 Sim, mais uma vez citando Deus, mas como escrito parágrafos acima, na forma relativa da palavra.

Outra contribuição sua, certamente é o trabalho que Stephen Hawking conduziu sobre os buracos negros, e ajudou a provar a idéia de que se tratava de uma grande explosão, a conhecemos hoje como “Big Bang”, em outras palavras, o princípio de tudo. 

Trabalhando em colaboração com o matemático britânico Roger Penrose, Hawking percebeu que os buracos negros eram como o “Big Bang”, mas justamente ao contrário!

 Como o físico nos explica, os cálculos usados para descrever os buracos negros também servem para descrever “a grande explosão”. Já Roland Pease, explica que enquanto outros pesquisadores mantinham as buscas, concentradas para descrever o curto momento na vida de uma molécula usando leis quânticas, Stephen, com a a colaboração de James Hartle, mostrou que era sim possível englobar toda a história do Universo, em uma única equação matemática.

Assim dito, a equação ficara conhecida como o Estado de Hartle-Hawking (Homenagem aos seus idealizadores), que os dois pesquisadores britânicos costumavam chamar de “função de onda do universo”. Sobre essa forma de explicar o Universo, Roland Pease afirma que a equação é auto-suficiente, e a mesma começa sob um ponto de singularidade, no início dos tempos, fechando com outra no fim dos tempos. 

Compilando esses conceitos, uma das afirmações mais ousadas, por desmentir outro gênio, de Stephen, foi considerar que a “Teoria Geral da Relatividade de Einstein”, implicava sob o aspecto que o espaço, mais o tempo, começaram no “Big Bang”, e então acabaram em buracos negros. O físico britânico disse no livro “A Natureza do Espaço e do Tempo (1996)”:

 “Einstein estava errado quando disse que 'Deus não joga dados'. A existência dos buracos negros sugere não apenas que Deus brinca de dados, mas também nos confunde ao jogá-los onde não podem ser vistos”. 

Volta-se a um loop onde o mesmo cita Deus novamente. Embora, o fato aqui, é sua contribuição à física.

CONCLUSÃO


Hawking sem dúvidas, criou uma base consolidada de fãs, partindo tanto pela ciência, quanto pelos leigos curiosos. Sua doença nunca atrapalhou sua inteligência, desenvolveu métodos únicos de se expressar e escrever, com a ajuda da tecnologia. Sempre bem-humorado, Stephen é, e sempre será lembrado como um dos maiores gênios de nossa era!

REFERÊNCIAS


  • https://observador.pt/2018/03/14/os-17-livros-de-stephen-hawking-que-pode-ler-em-portugues/
  • https://books.google.com.br/books/about/Buracos_negros_universos_bebes_e_outros.html?id=5qTVQgAACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR
  • https://books.google.com.br/books/about/O_FUTURO_DO_ESPAÇO_TEMPO.html?id=sS9yrgVlc9sC&redir_esc=y&hl=pt-BR
  • https://books.google.com.br/books/about/Os_gênios_da_ciência.html?id=Y_alAAAACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR?id=x51HvgAACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR
  • https://medium.com/@eltonwade/a-radiação-hawking-e2b7b4048e40
  • http://www.hawking.org.uk/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Radiação_Hawking
  • Livro: Minha Breve História do Tempo; Consulta Completa.
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking
  • https://www.hipercultura.com/fatos-curiosos-sobre-stephen-hawking/
  • https://www.estudopratico.com.br/teorias-de-stephen-hawking/
  • https://seuhistory.com/noticias/stephen-hawking-afirma-mao-ha-nenhum-deus-e-milagres-nao-sao-compativeis-com-ciencia
  • https://www.megacurioso.com.br/ciencia/36363-7-curiosidades-que-voce-ainda-nao-sabia-sobre-a-vida-de-stephen-hawking.htm
  • www.bbc.com/portuguese/brasil-43398810
  • https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/05/o-ultimo-artigo-de-stephen-hawking-vai-derreter-o-seu-cerebro.html
  • https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/esclerose-lateral-amiotrofica-ela/
  • https://cienciaetecnologias.com/stephen-hawking/
  • https://super.abril.com.br/ciencia/a-vida-privada-de-stephen-hawking/

Autor Convidado


Esse artigo acima foi escrito pelo meu amigo Bruno Rodrigues de Oliveira, que está cursando o último semestre de engenharia mecânica na Unip. O que eu achei legal no artigo do Bruno é que ele estava bem inspirado quando escreveu esse texto, pois o texto está incrível :)


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Biografia de Stephen Hawking: Ideias e Teorias"

Anônimo
24 de outubro de 2023 às 15:21

Quais são os nomes dos filhos de Stephen Hawking?

24 de outubro de 2023 às 19:27

Olá anônimo

O Stephen Hawking teve três filhos: Robert, Lucy e Timothy.

Robert, o filho mais velho, nasceu em 1967. Ele estudou informática na Universidade de Oxford e atualmente é engenheiro informático na Microsoft em Seattle.

Lucy, a filha do meio, estudou jornalismo. Ela se dedicou ao ensino da ciência e, juntamente com o pai, escreveu livros com o objetivo de familiarizar as crianças com a ciência.

Timothy é o filho mais novo de Stephen Hawking de seu segundo casamento.

Os três filhos herdaram o legado de seu pai, que foi um dos cientistas físicos mais renomados de todos os tempos.

Espero ter ajudado

Um abraço

Anônimo
25 de outubro de 2023 às 18:39

Quais foram os livros que Stephen Hawking escreveu?

25 de outubro de 2023 às 21:54

Olá anônimo

O Stephen Hawking escreveu vários livros que se tornaram best-sellers, abordando temas como o universo, os buracos negros, a inteligência artificial e o destino da humanidade. Nesse comentário, eu vou apenas apresentar alguns dos livros que ele escreveu e que você pode ler para conhecer melhor as suas ideias e a sua vida.

Uma Breve História do Tempo (1988)

Este é o livro mais famoso de Stephen Hawking, que vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Nele, Hawking explica de forma simples e acessível alguns dos conceitos mais complexos da física, como a teoria da relatividade, a mecânica quântica, os buracos negros e a origem do universo. O livro também aborda questões filosóficas sobre a existência de Deus, o sentido da vida e o destino do cosmos.

O Universo numa Casca de Noz (2001)

Neste livro, Stephen Hawking atualiza e amplia as ideias apresentadas em Uma Breve História do Tempo, introduzindo novos temas como a teoria das cordas, a gravidade quântica, os multiversos e a possibilidade de viagem no tempo. O livro também conta com ilustrações coloridas que ajudam a visualizar os conceitos apresentados por ele.

Uma Nova História do Tempo (2005)

Este livro é uma versão revisada e atualizada de Uma Breve História do Tempo, escrita em colaboração com o físico Leonard Mlodinow. O livro incorpora as novas descobertas e avanços científicos que ocorreram desde a publicação do original, como a detecção da radiação cósmica de fundo, a aceleração da expansão do universo e a confirmação da existência dos buracos negros.

A Teoria de Tudo (2007)

Este livro é uma coletânea de sete palestras que Stephen Hawking proferiu na BBC Radio 4 entre 1992 e 1996. O livro aborda temas como a origem do universo, a natureza do espaço e do tempo, a teoria da relatividade, a mecânica quântica, os buracos negros e o futuro da humanidade. O livro também apresenta um prefácio escrito pelo próprio Hawking, no qual ele reflete sobre a sua vida e a sua obra.

O Grande Projeto (2010)

Este livro é fruto de uma parceria entre Stephen Hawking e Leonard Mlodinow, que já haviam escrito juntos Uma Nova História do Tempo. O livro explora as questões mais fundamentais da ciência e da filosofia, como a origem do universo, as leis da natureza, a existência de Deus e o papel do ser humano no cosmos. O livro defende que o universo pode ser explicado por meio das leis da física, sem necessidade de recorrer a uma causa divina ou sobrenatural.

Minha Breve História (2013)

Este livro é uma autobiografia de Stephen Hawking, na qual ele conta a sua trajetória pessoal e profissional, desde a sua infância em Oxford até o seu reconhecimento mundial como um dos maiores cientistas da história. O livro também relata os desafios que ele enfrentou ao ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que afetou progressivamente os seus movimentos e a sua fala. O livro é ilustrado com fotos pessoais e familiares do autor.

Breves Respostas para Grandes Questões (2018)

Este livro foi publicado postumamente, após a morte de Stephen Hawking em março de 2018. O livro reúne as respostas que o autor deu para algumas das questões mais importantes e intrigantes da humanidade, como: Existe Deus? Podemos prever o futuro? Há vida inteligente fora da Terra? Podemos sobreviver na Terra? Como moldamos o futuro? O livro também contém um prefácio escrito pela filha de Hawking, Lucy Hawking, e um epílogo escrito pelo físico Kip Thorne.

Espero que isso lhe ajude

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top