-->

O que é o Lean Construction na construção civil?

O Lean Construction (Construção Enxuta) é uma variação da metodologia Lean que é aplicada na construção civil, para melhorar os processos de construção, entregando os melhores resultados possíveis para seus clientes gastando o mínimo possível de recursos.

O que é o Lean Construction na construção civil?

A aplicação dessa metodologia na indústria da construção é algo meio complicado no começo, pois esse tipo de indústria apresenta tradicionalmente vários problemas de desperdícios e ineficiências.

No entanto, a aplicação dessa metodologia é possível e pode gerar grandes resultados para os seus clientes. Atualmente, algumas das maiores empresas do mundo da construção civil usam essa filosofia de construção enxuta para conduzir os seus processos de construção. Além disso, os resultados que elas entregam geralmente impressiona os seus clientes e mantem a moral da empresa elevado ao criar estruturas de alta qualidade.

Existem vários profissionais no mercado de trabalho que conhecem o Lean Manufacturing, mas o número de pessoas que conhecem o Lean Construction é um pouco menor.

Obs: Caso você não conheça o Lean Manufacturing, vale a pena dar uma olhada nesse link que está logo abaixo que fala sobre esse assunto, pois isso vai lhe dar um melhor entendimento sobre o Lean Construction.

No texto abaixo veremos que não existe tanta diferença entre elas, pois uma é derivada da outra. Além disso, veremos que a aplicação do Lean Construction oferece vários benefícios para os processos da construção civil.

O que é o Lean Construction (Construção enxuta)?


O Lean Construction é um sistema de gestão da produção com foco no relacionamento, que visa eliminar desperdícios de todo o processo construtivo e entregar maior valor aos clientes.

A construção enxuta é um método que tem as suas raízes no Sistema Toyota de Produção, que é um método que foi inicialmente desenvolvido na Toyoda Automatic Loom Works no Japão na década de 1920, mas que só foi implementado nas instalações de fabricação de automóveis da Toyota após a Segunda Guerra Mundial.

O sistema Toyota se concentra em fornecer maior satisfação ao cliente, reduzindo o desperdício e dando aos trabalhadores empregos mais significativos. Além disso, as estratégias da Toyota tiveram tanto sucesso que os conceitos enxutos foram adaptados para uso fora da manufatura, e hoje nós conhecemos esses conceitos com o nome de Lean Manufacturing.

O termo Lean Construction surgiu em 1993 após a criação do International Group for Lean Construction (IDLC), que é um grupo internacional de pesquisadores da prática e da academia em arquitetura, engenharia e construção que sentem que a prática, educação e pesquisa da indústria da construção deve ser radicalmente renovada para responder aos desafios globais que estão surgindo.

Usado no contexto da “construção”, o Lean Construction inclui toda a indústria e não apenas a fase durante a qual ocorre a construção física da edificação, logo a construção enxuta envolve arquitetos, projetistas, engenheiros, construtores e fornecedores.

Em 1997, Glenn Ballard e Greg Howell iniciaram o Lean Construction Institute em um esforço para desenvolver e compartilhar informações sobre como melhorar o gerenciamento de projetos de construção.

Em seus estudos, eles analisaram vários dados da construção civil e descobriram que apenas um pouco mais da metade das atribuições feitas por encarregados para serem concluídos em uma determinada semana foram realmente concluídos no prazo.

lean construction foto engenheiros Gregory Howell e Glenn Ballard
Uma foto dos engenheiros Gregory Howell e Glenn Ballard

Geralmente, o foco dos trabalhos de melhoria continua tem sido na produtividade do trabalhador, mas Ballard e Howell sentiram que esta abordagem de gerenciamento de projetos perdeu o sentido em relação as verdadeiras causas raizes e os resultados de imprevisível fluxo de trabalho.

Isso os levou à ideia de que a indústria da construção enfrentava muitos dos mesmos desafios do setor manufatureiro. Eles começaram a implementar muitos dos princípios do Sistema Toyota de Produção e metodologias de produção Lean e adaptá-los para o contexto da construção civil.

O Lean Construction está muito associado a ferramentas como inventário just-in-time, em que as empresas recebem materiais conforme a necessidade. No entanto, como filosofia, a construção enxuta envolve muito mais do que um gerenciamento de estoque eficaz.

Também é importante lembrar que não existe uma abordagem padronizada para o Lean Construction, logo uma ampla gama de ferramentas do Lean Manufacturing também podem ser adaptadas para o Lean Construction.

Além disso, toda decisão de escolha de ferramentas deve estar focada na maximização do valor para o cliente. Se houver uma ferramenta que não vai agregar valor ao processo, logo seu uso deve ser descartado.

Princípios do Lean Construction


O Lean Construction oferece diversas ferramentas para melhorar todo o processo de construção, desde o projeto até a conclusão. Dentre os princípios dessa filosofia estão:

  • Melhoria contínua: As empresas que adotam essa metodologia estão abertas a novas maneiras de fazer as coisas e estão sempre procurando maneiras de melhorar.
  • Remoção de desperdício: As empresas que adotam essa metodologia trabalham para reduzir o desperdício físico, bem como o desperdício de tempo e potencial. Isso pode significar garantir que o trabalho seja concluído corretamente na primeira vez, agendar para evitar paradas e, é claro, usar o gerenciamento de estoque just-in-time.
  • Satisfação do cliente: No Lean Construction, cada decisão e melhoria de processo está relacionada aos objetivos e prioridades individuais do cliente.
  • Respeito pelas pessoas: As empresas que adotam Lean Construction reconhecem que os trabalhadores podem ter um desempenho melhor quando são incentivados a colaborar, são respeitados e recebem a liberdade de que precisam para resolver problemas e orientar o processo.

Para atingir os objetivos, a construção enxuta também se concentra fortemente no planejamento e na padronização, afim de evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Como implementar o Lean Construction?


As empresas geralmente ficam esperando resultando apenas usando algumas determinadas ferramentas ou procedimentos na tentativa de aumentar a eficiência de seu processo. No entanto, o Lean Construction não é uma filosofia que é que nem uma receita de bolo, ou seja, não é um processo passo a passo.

Essa filosofia visa aplicação de ideias e métodos enxutos em todos os níveis de uma organização e em todos os estágios da construção, logo se faz necessário o uso de várias ferramentas de Lean adequadas ao processo produtivo da construção civil.

Aqui abaixo estão algumas dicas que as equipes de construção podem seguir para poder começar a fazer a implantação dessa metodologia.

Dê aos trabalhadores mais autonomia


Os trabalhadores conhecem seu trabalho melhor do que ninguém. Trate eles com o respeito que eles merecem, incentivando-os a resolver problemas, trabalhar juntos e a oferecer sugestões de melhoria nos processos de construção. Nunca menospreze as sugestões, pois dentre essas sugestões podem aparecer grandes oportunidades de melhoria continua.

Uma equipe de trabalho pode construir essa cultura de trabalho baseada em relacionamento realizando treinamentos dessa metodologia, incorporando discussões e dando aos facilitadores voluntários, não apenas à gerência, mas sim a oportunidade de liderar.

Abrace bem a Melhoria Contínua


As equipes que procuram se beneficiar do Lean Construction devem avaliar constantemente seus processos existentes para áreas que precisam ser melhoradas. Procure ineficiências no transporte, programação, qualidade do trabalho, estoque, processamento, movimentação e muito mais.

Pratique sempre a Manutenção Preventiva


Nunca se esqueça de manter os processos e projetos de equipamentos em boa forma com uma boa manutenção programada regularmente, pois mesmo uma queda de um por cento na produtividade do equipamento pode causar uma queda de 2,75% ou mais nos lucros do projeto.

O Lean Construction requer um bom gerenciamento de despesas de manutenções preventivas para evitar grandes problemas que descarrilem e atrasem as operações comerciais.

Use programação e planejamento pull


Para minimizar o tempo de inatividade no local de trabalho, as empresas devem sempre ter contratados para agendar seu trabalho e coordenar com aqueles que farão o trabalho depois deles. O planejamento puxa o agendamento de quando os elementos de pré-requisito serão concluídos e exige que alguém monitore o andamento do projeto.

Benefícios da construção enxuta


O Lean Construction é uma metodologia que pode ser usada em quase todas as etapas de um processo de construção. Essa metodologia apenas exige que as equipes trabalhem mais juntas e incorporem inovação em cada dos nossos projetos de construção.

Dentre os potenciais benefícios que essa metodologia pode oferecer aos nossos projetos de construção civil estão:
  • Conclusão do projeto no prazo: ao eliminar ineficiências, essa metodologia enxuta permite que as equipes concluam os projetos mais rapidamente, mesmo com menos funcionários no local. Isso é bem interessante para nós, pois a escassez de mão de obra na indústria da construção dificulta o cumprimento dos prazos.
  • Trabalho de alta qualidade: Padronização, melhoria contínua e foco na comunicação significam que as equipes cometem menos erros e produzem resultados excepcionais.
  • Maior satisfação do trabalhador: quando os trabalhadores têm mais controle sobre o processo e perdem menos tempo em tarefas desnecessárias, é mais provável que gostem de seu trabalho e se esforcem ao máximo.
  • Melhor gerenciamento de riscos: Empresas que adotam o Lean Construction planejam os problemas antes que eles ocorram. Como ao criar um plano de contingência, isso reduz o pânico e garante que os líderes tomem as melhores decisões possíveis quando ocorrerem bloqueios.

O Lean Construction é semelhante ao Lean Manucturing?


Embora seja correto dizer que o Lean Construction tenha sido baseado nos princípios do Lean Manufacturing, ele incorpora ideias e práticas de muitas disciplinas que estão fora do Lean Manufacturing, incluindo ciências sociais e economia.

Além disso, também existe várias ferramentas que são exclusivas do Lean Construction, como por exemplo Last Planner System, Target Value Design e o Lean Project Delivery System.

Algo que ambas metodologias tem em comum é que ambas incluem qualquer ferramenta que melhore o fluxo e agregue valor aos projetos, logo não é incomum ver ferramentas como A3, mapeamento de fluxo de valor, Gemba walks; 5S e encontros diários em jogo.

Os princípios que o Lean Construction tem em comum com o Lean Manufacturing incluem:
  • Foco na otimização de todo o sistema com base na colaboração e aprendizado integrado.
  • A crença de que os processos sempre podem ser melhorados em busca da perfeição.
  • O reconhecimento de que cada pessoa envolvida pode contribuir para o valor máximo.
  • Dedicação para garantir o fluxo de valor removendo obstáculos e eliminando partes do processo que não agregam valor.
Ambas metodologias apresentam varias semelhanças e não é estranho ver que ambas metodologias usem as mesmas tecnologias para capturar oportunidades de melhoria, gerenciar projetos de melhoria, acompanhar o progresso de projeto enxuto e reconhecer e recompensar os funcionários que contribuem para mudanças positivas.

Referência



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "O que é o Lean Construction na construção civil?"

Anônimo
17 de novembro de 2023 às 06:42

a metodologia do lean construction oferece bons resultados em uma construção pequena?

17 de novembro de 2023 às 16:29

Olá anônimo

Sim, a metodologia Lean Construction pode oferecer resultados significativos mesmo em uma construção de pequeno porte. A metodologia Lean Construction, ou construção enxuta, é conhecida por melhorar a logística, reduzir custos, atrasos e cumprimento dos prazos, e eliminar desperdícios em uma obra.

Alguns dos benefícios específicos que essa metodologia pode trazer para a gestão desse seu pequeno projeto inclui:

- Tornar o canteiro de obras mais produtivo
- Diminuir desperdícios de tempo e dinheiro
- Eliminar processos e atividades que não agregam valor
- Aumentar o nível de qualidade e produtividade dos projetos, resultando em um maior nível de satisfação dos clientes

Portanto, mesmo em uma construção pequena, a aplicação da metodologia Lean Construction pode trazer benefícios significativos. No entanto, é importante lembrar que a implementação bem-sucedida dessa metodologia requer planejamento cuidadoso e comprometimento da equipe do projeto.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top