-->

O que é Kaizen? - Filosofia da Cultura de Melhoria Continua

A palavra Kaizen é um termo japonês que significa "mudança para melhor" ou "melhoria contínua". O kaizen é basicamente uma filosofia empresarial japonesa de melhoria continua que envolve continuamente as operações e todos os funcionários envolvidos no processo. Essa filosofia vê a melhoria da produtividade como um processo gradual e metódico.

O conceito de kaizen abrange uma ampla gama de ideias. Envolve tornar o ambiente de trabalho mais eficiente e eficaz, criando um ambiente de equipe, melhorando os procedimentos diários, garantindo o engajamento dos funcionários e tornando o trabalho mais gratificante, menos cansativo e seguro.

O que é Kaizen filosofia cultura melhoria continua

Essa filosofia ficou bem conhecida graças ao processo de fabricação de automóveis de uma empresa japonesa, a Toyota. Na década de 1980, a Toyota liderou o desenvolvimento de um processo de negócios para detectar problemas na produção assim que eles ocorressem.

Se algo não estivesse certo, toda a linha de produção seria desligada para que a equipe pudesse identificar uma solução. Isso seria então implementado para que o problema não ocorresse novamente. Com o tempo, essas pequenas melhorias no sistema de produção da Toyota permitiram que ele se tornasse um dos mais eficientes e confiáveis do mundo.

Enquanto outras empresas buscavam emular os resultados da Toyota, elas se voltaram para a filosofia Kaizen como uma forma de replicar seu sucesso.

Objetivos da filosofia Kaizen



Alguns dos principais objetivos da filosofia kaizen incluem controle de qualidade, entrega just-in-time (JIT), trabalho padronizado, uso de equipamentos eficientes e a eliminação de desperdícios.

O objetivo geral dessa filosofia é fazer pequenas mudanças durante um período de tempo para que ocorra melhorias dentro do processo de uma empresa; sendo que isso não significa que essas alterações acontecem lentamente, ou seja, a implantação do kaizen simplesmente reconhece que pequenas mudanças agora podem ter impactos enormes no futuro.

As melhorias podem vir de qualquer funcionário a qualquer momento. A ideia é de que todos têm interesse no sucesso da empresa e todos devem se esforçar, a todo momento, para ajudar a tornar o modelo de negócio melhor.

Atualmente muitas empresas se espelham muito na Toyota ao aplicarem o conceito kaizen em seus processos. A Toyota aplica essa filosofia há bastante em sua organização e a considera um de seus valores essenciais. Em seu sistema de produção, a Toyota incentiva e capacita todos os funcionários a identificar áreas de melhoria potencial e criar soluções viáveis.

Na Toyota, os funcionários usam um processo de identificação de soluções que eles chamam "kaizen blitz". Esse processo é uma ação bem intensiva durante um determinado espaço de tempo (geralmente uma semana) que tem como foco melhorar os processos da empresa.

Kaizen e o ciclo PDCA


As melhorias dessa filosofia geralmente seguem o formato de ciclo PDCA (Plan, Do, Check, and Act), que em português significa Planejar, Fazer, Verificar, e Agir.

A parte do “planejar” inclui o mapeamento das mudanças para que todos saibam o que esperar quando as equipes tentarem resolver um problema. O parte do "fazer" significa implementar a melhor solução para o problema. A etapa de "verificação" envolve avaliar a solução do problema para ver se funcionou.

Quando uma empresa realiza o estágio de "ação", ela determina se a solução deve ou não se tornar um padrão da empresa ou se precisa de mais alterações. Se os gerentes decidirem implementar mais mudanças, o kaizen volta à etapa do planejar e o processo é reiniciado.

Estratégia de estoque Just-In-Time (JIT) e Kanban


Um dos principais objetivos do Kaizen é reduzir o desperdício e aumentar a eficiência no ciclo de produção. A estratégia de estoque Just-In-Time (JIT) permite que o gerenciamento minimize o excesso de estoque combinando a entrega de matérias-primas dos fornecedores com as programações de produção.

Essa estratégia (também conhecida como Sistema Toyota de Produção (STP)) é muito utilizada por varias empresas, pois o JIT ajuda as empresas a cortarem custos de manutenção de estoque, e também ajuda a reduzir o desperdício com estoque extra caso um cliente cancele ou adie um pedido.

Já o Kanban é um sistema de controle de estoque usado em conjunto com uma estratégia JIT. Ele fornece aos funcionários pistas visuais que lhes dizem que é hora de fazer o pedido de peças e materiais à medida que acabam.

Esse sistema depende de cartões coloridos que rastreiam a produção e alertam os funcionários de que é hora de reabastecer uma peça ou material necessário. Ele também permite que os funcionários solicitem rapidamente a quantidade correta de peças do fornecedor e as recebam onde forem necessárias na fábrica. O objetivo do Kanban é garantir o funcionamento eficiente da linha de montagem da fábrica e evitar a ocorrência de gargalos.

Relação do Kaizen e o Gemba Walk


O Kaizen é uma filosofia de trabalho que enfatiza pequenas melhorias contínuas para maximizar os resultados do trabalho. Por outro lado, o Gemba Walk é uma ferramenta de aplicação do Kaizen. Um Gemba Walk é uma visita de inspeção ao local de trabalho para identificar melhorias e soluções para problemas. 

Durante o Gemba Walk, o líder irá realizar uma avaliação minuciosa dos processos existentes para identificar potenciais áreas de melhoria. Esta é uma maneira eficaz de implementar a filosofia Kaizen, pois ajuda a identificar problemas e a implementar melhorias eficazes.

Relação do Kaizen com Value Stream Map


O Value Stream Mapping (VSM) é uma técnica usada para visualizar o fluxo de valor em um sistema de produção ou processo de negócios. Enquanto isso, o Kaizen é uma filosofia que enfatiza pequenas melhorias contínuas para maximizar os resultados do trabalho. Ao combinar Kaizen com Value Stream Mapping, as organizações podem identificar e eliminar desperdícios em um processo ou sistema de produção.

O Value Stream Mapping fornece uma representação visual dos processos existentes, permitindo que os líderes identifiquem facilmente os passos e desperdícios, enquanto o Kaizen fornece a estrutura para a implementação de pequenas melhorias contínuas. Esta abordagem combinada permite às organizações visualizar e melhorar seus processos de maneira eficaz.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

1 Comentários de "O que é Kaizen? - Filosofia da Cultura de Melhoria Continua"

Anônimo
7 de novembro de 2021 às 20:29

A Toyota é um belíssimo exemplo de que o Kaizen realmente funciona. Além disso, o conceito dessa filosofia tem ajudado muitas empresas.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top