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O que é Kaizen? - Filosofia da Cultura de Melhoria Continua

A palavra Kaizen é um termo japonês que significa "mudança para melhor" ou "melhoria contínua". O kaizen é basicamente uma filosofia empresarial japonesa de melhoria continua que envolve continuamente as operações e todos os funcionários envolvidos no processo. Essa filosofia vê a melhoria da produtividade como um processo gradual e metódico.

O conceito de kaizen abrange uma ampla gama de ideias. Envolve tornar o ambiente de trabalho mais eficiente e eficaz, criando um ambiente de equipe, melhorando os procedimentos diários, garantindo o engajamento dos funcionários e tornando o trabalho mais gratificante, menos cansativo e seguro.

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Essa filosofia ficou bem conhecida graças ao processo de fabricação de automóveis de uma empresa japonesa, a Toyota. Na década de 1980, a Toyota liderou o desenvolvimento de um processo de negócios para detectar problemas na produção assim que eles ocorressem.

Se algo não estivesse certo, toda a linha de produção seria desligada para que a equipe pudesse identificar uma solução. Isso seria então implementado para que o problema não ocorresse novamente. Com o tempo, essas pequenas melhorias no sistema de produção da Toyota permitiram que ele se tornasse um dos mais eficientes e confiáveis do mundo.

Enquanto outras empresas buscavam emular os resultados da Toyota, elas se voltaram para a filosofia Kaizen como uma forma de replicar seu sucesso.

Objetivos da filosofia Kaizen



Alguns dos principais objetivos da filosofia kaizen incluem controle de qualidade, entrega just-in-time (JIT), trabalho padronizado, uso de equipamentos eficientes e a eliminação de desperdícios.

O objetivo geral dessa filosofia é fazer pequenas mudanças durante um período de tempo para que ocorra melhorias dentro do processo de uma empresa; sendo que isso não significa que essas alterações acontecem lentamente, ou seja, a implantação do kaizen simplesmente reconhece que pequenas mudanças agora podem ter impactos enormes no futuro.

As melhorias podem vir de qualquer funcionário a qualquer momento. A ideia é de que todos têm interesse no sucesso da empresa e todos devem se esforçar, a todo momento, para ajudar a tornar o modelo de negócio melhor.

Atualmente muitas empresas se espelham muito na Toyota ao aplicarem o conceito kaizen em seus processos. A Toyota aplica essa filosofia há bastante em sua organização e a considera um de seus valores essenciais. Em seu sistema de produção, a Toyota incentiva e capacita todos os funcionários a identificar áreas de melhoria potencial e criar soluções viáveis.

Na Toyota, os funcionários usam um processo de identificação de soluções que eles chamam "kaizen blitz". Esse processo é uma ação bem intensiva durante um determinado espaço de tempo (geralmente uma semana) que tem como foco melhorar os processos da empresa.

Kaizen e o ciclo PDCA


As melhorias dessa filosofia geralmente seguem o formato de ciclo PDCA (Plan, Do, Check, and Act), que em português significa Planejar, Fazer, Verificar, e Agir.

A parte do “planejar” inclui o mapeamento das mudanças para que todos saibam o que esperar quando as equipes tentarem resolver um problema. O parte do "fazer" significa implementar a melhor solução para o problema. A etapa de "verificação" envolve avaliar a solução do problema para ver se funcionou.

Quando uma empresa realiza o estágio de "ação", ela determina se a solução deve ou não se tornar um padrão da empresa ou se precisa de mais alterações. Se os gerentes decidirem implementar mais mudanças, o kaizen volta à etapa do planejar e o processo é reiniciado.

Estratégia de estoque Just-In-Time (JIT) e Kanban


Um dos principais objetivos do Kaizen é reduzir o desperdício e aumentar a eficiência no ciclo de produção. A estratégia de estoque Just-In-Time (JIT) permite que o gerenciamento minimize o excesso de estoque combinando a entrega de matérias-primas dos fornecedores com as programações de produção.

Essa estratégia (também conhecida como Sistema Toyota de Produção (STP)) é muito utilizada por varias empresas, pois o JIT ajuda as empresas a cortarem custos de manutenção de estoque, e também ajuda a reduzir o desperdício com estoque extra caso um cliente cancele ou adie um pedido.

Já o Kanban é um sistema de controle de estoque usado em conjunto com uma estratégia JIT. Ele fornece aos funcionários pistas visuais que lhes dizem que é hora de fazer o pedido de peças e materiais à medida que acabam.

Esse sistema depende de cartões coloridos que rastreiam a produção e alertam os funcionários de que é hora de reabastecer uma peça ou material necessário. Ele também permite que os funcionários solicitem rapidamente a quantidade correta de peças do fornecedor e as recebam onde forem necessárias na fábrica. O objetivo do Kanban é garantir o funcionamento eficiente da linha de montagem da fábrica e evitar a ocorrência de gargalos.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

1 Comentários de "O que é Kaizen? - Filosofia da Cultura de Melhoria Continua"

A Toyota é um belíssimo exemplo de que o Kaizen realmente funciona. Além disso, o conceito dessa filosofia tem ajudado muitas empresas.

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