-->

Sulfeto de chumbo (II): Preparo, Usos e Riscos a Saúde

O sulfeto de chumbo (II) é um composto inorgânico que tem a fórmula química PbS. Esse composto também é conhecido como galena, e é o principal minério e também o mais importante composto de chumbo.

Sulfeto de chumbo preparo, usos e riscos a saúde

Esse composto é geralmente encontrado em formações geológicas, particularmente em minérios denominados galena, por causa disso é às vezes chamado de galena. Além disso, o sulfeto de chumbo (II) pode ser encontrado em outros planetas, como por exemplo: Vênus, onde os cientistas acreditam que "neva" sulfeto de chumbo cristalizado da mesma forma que neva água congelada na Terra.

O sulfeto de chumbo (II) é formado pelo cátion Pb+2 (o menor íon oxidado do Pb) e o ânion S-2 (o menor íon oxidante do S). Esse composto químico possui uma estrutura cúbica cristalina com células unitárias formadas por um ânion rodeado por 6 cátions, sendo que também pode ser considerado um cátion rodeado por 6 ânions. Sua estrutura química pode ser escrita como a seguir, nas representações comuns usadas para moléculas orgânicas.

estrutura quimica sulfeto chumbo

Preparo do sulfeto de chumbo (II)


O sulfeto de chumbo (II) é um sólido cristalino preto que tem densidade de 7,5 g /mL. O ponto de fusão desse composto é 1114 ºC e seu ponto de ebulição é 1281 ºC. O sulfeto de chumbo (II) é insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico quente e ácido clorídrico.

O sulfeto de chumbo (II) pode ser extraído dos minérios de galena, entretanto, existem alguns métodos químicos para a preparação deste composto inorgânico. Esse composto pode ser preparado principalmente pela reação de substituição entre o gás sulfureto de hidrogênio e a solução de nitrato de chumbo.

H2S + Pb(NO3)2 → PbS + 2 HNO3

Usos do sulfeto de chumbo (II)


O sulfeto de chumbo (II) tem sido usado durante muitos anos como fonte de chumbo (Pb). O principal método de obtenção do chumbo é a fundição do PbS e, em seguida, o óxido de chumbo (II) obtido é reduzido a Pb e monóxido de carbono:

2 PbS + 3 O2 → 2 PbO + 2 SO2

PbO + C → Pb + CO

As suas propriedades químicas o tornam útil como semicondutor, fotocondutor e material de radiação infravermelha. Além disso, esse composto possui essas propriedades devido ao átomo de chumbo ser um elemento metálico pós-transição, colocado no grupo 14 e período 6 da tabela periódica entre os elementos metais e metaloides, de modo que seu caráter metálico é fraco e possui algumas características de metaloides, como o semi- ou fotocondutividade. Além disso, o sulfeto de chumbo é um composto muito inerte, muito útil para a produção de componentes eletrônicos.

O sulfeto de chumbo (II) pode ser usado nas seguintes aplicações:
  • Semicondutor e fotocondutor devido às suas propriedades químicas.
  • Pigmento preto.
  • Na obtenção de nano partículas para uso em dispositivos eletrônicos ou elétricos.
  • Em detectores infravermelhos
  • Em aplicações de foto ótica
  • Nos modificadores de propriedade de deslizamento que são usados na indústria de atrito para melhorar a condução de calor e regular o coeficiente de atrito.

Efeitos nocivos e riscos para a saúde


A inalação (ou ingestão) de sulfeto de chumbo (II) pode causa dor abdominal, perda de apetite, perda de peso, prisão de ventre, apatia ou irritabilidade, vômitos, fadiga, dor de cabeça, fraqueza, sabor metálico e incoordenação muscular. Além disso, também causa irritação aos olhos e até pode causar a destruição das córneas.

Esse composto não é inflamável, mas emite vapores de óxidos de chumbo e enxofre que são altamente tóxicos e irritantes quando aquecido. Além disso, esses vapores podem causar irritação aos olhos e até podem causar a destruição das córneas.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Sulfeto de chumbo (II): Preparo, Usos e Riscos a Saúde"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top