-->

Cianeto de Ouro – Uso na Indústria e na Área Médica

O protocianeto (AuCN) é o único cianeto de ouro conhecido com precisão. Esse composto pode ser obtido por vários métodos; sendo que a maneira mais simples consiste em adicionar uma solução de cianeto de potássio a uma solução diluída de tercloreto de ouro, desde que ocorra a formação de um precipitado.

formula quimica cianeto de ouro
Formula química do Cianeto de Ouro

Uso do Cianeto de Ouro na Indústria


O cianeto de ouro é um pó cristalino amarelo-limão, sem sabor, composto por placas hexagonais microscópicas. O cianeto de ouro é decomposto pelo calor em cianogênios e ouro metálico: os ácidos nítrico, sulfúrico e clorídrico em ebulição não o decompõem e a água régia age sobre ele muito lentamente. Além disso, esse composto é insolúvel em água, álcool e éter.

Esse composto é solúvel em hipossulfito de soda e em hidrossulfato de amônia; mas seu solvente mais importante é o cianeto de potássio, com o qual forma um sal duplo (AuCN, KCN): esse composto se cristaliza em octoedros rômbicos incolores ou em escamas peroladas.

Além disso, esse sal duplo pode ser facilmente obtido dissolvendo-se o cianeto de ouro ou o óxido de ouro (precipitado do tercloreto pela amônia) em uma solução de cianeto de potássio. O cianeto de ouro também é solúvel em uma solução de ferrocianeto de potássio.

O cianeto duplo é igualmente formado pela dissolução de ouro metálico finamente dividido em uma solução de cianeto de potássio quando exposto ao ar. O cianeto duplo de ouro e potássio é amplamente usado para dourar por meio de um processo de eletrotipos, que é basicamente um processo onde ocorre eletrodeposição de uma fina camada de ouro.

cianeto ouro potássio
Amostra de Cianeto de Ouro e Potássio

Artigos de cobre e prata também podem ser dourados por ele, por imersão; porções de cobre ou de prata acabam sendo dissolvidas durante esse processo.

Uso do Cianeto de Ouro como Medicamento


No final do século 19, uma investigação das aplicações médicas dos sais de ouro começou a todo vapor. Nesses estudos, o cianeto de ouro demonstrou eficácia no tratamento de Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch) in vitro, mas os ensaios clínicos subsequentes não tiveram sucesso no tratamento da tuberculose.

Naquela época, o cianeto de ouro era administrado para a cura de escrófula, tuberculose pulmonar e amenorreia, usando a seguinte fórmula de Friedrich Oesterlen. A dose era de 1/50 a 1/10 de um grão de uma mistura de:

Cianeto de ouro = 2 grãos = 0,0648 gramas.

Chocolate = 1 ½ onças ≈ 42,53 gramas

Esse medicamento era dado de duas a quatro doses por dia, segundo o La Medicine Moderne.

Esse composto deve ter tido algum efeito positivo por causa do ouro, pois o cianeto por si só é bem toxico. Além disso, o açúcar do chocolate deve ter cortado o efeito toxico deste suposto medicamento, pois a dose de chocolate é bem superior a dose cianeto de ouro da mistura.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Cianeto de Ouro – Uso na Indústria e na Área Médica"

Anônimo
6 de março de 2021 às 12:32

O que é esse tercloreto de ouro?

6 de março de 2021 às 14:55

Olá Anônimo

O tercloreto de ouro (AuCl3) é basicamente o cloreto de ouro (III), também conhecido como cloreto áurico ou tricloreto de ouro. Além disso, eu usei esse nome no texto, pois as referências antigas citadas abaixo o chamam assim.

Esse composto pode ser usado como catalisador em algumas reações químicas, e também pode ser utilizado como composto básico para produção de outros compostos de ouro.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top