-->

O que é 5W2H? - Exemplos, Conceitos e Benefícios do Método

O 5W2H é um método que é bastante usado para resolver problemas; sendo esse método é considerado como uma das ferramentas de gerenciamento de qualidade mais eficazes, pois é fácil e simples de se usar.

o que é 5W2H - exemplos conceitos benefícios metodo

Como você vai ver nessa postagem, essa ferramenta nada mais é do que um plano de ação hábil, organizado, analítico e prático, que possui estágios diferentes até chegar à conclusão.

Em um mundo extremamente competitivo, tanto as atividades práticas quanto as comunicações organizadas precisam ser rápidas e ágeis, pois muitos problemas podem surgir se as informações transmitidas apresentarem erros. Esse método foi inventado basicamente para acabar com esses erros que acabam a qualidade dos processos.

Conceito do método 5W2H


Boa parte das empresas possui problemas tenazes e perenes que indicam a existência de vários problemas que já estão enraizados na empresa por meses ou anos. Para alguns a erradicação desses problemas parece ser algo simples, mas não é, pois é necessário descobrir a verdadeira causa raiz para se livrar desses problemas.

Às vezes parece bem mais conveniente corrigir instantaneamente os problemas superficiais, pois isso requer menos tempo. No entanto, essas soluções rápidas não são permanentes e duradouras e acabam apenas como um desperdício de tempo e recursos.

O 5W2H é uma boa ferramenta para Green Belts usarem juntamente com o DMAIC nos processos produtivos. Além disso, essa ferramenta também pode ser usada otimizar um plano negocio que contenha diversas tarefas, objetivos, metas, etc.

Para usar essa ferramenta é bom começar colocando as ideias validas no papel, e a análise 5W2H pode ser uma ferramenta projetada para prepará-las de maneira inata e operacional, através da utilização de uma lista.

O nome 5W2H pode parecer algo complexo e meio estranho, mas o seu conceito é realmente muito interessante. O conceito da ferramenta envolve 5 W e 2 H que são:

  • When? (Quando)
  • Where? (Onde)
  • Who? (Quem)
  • Why? (Por que)
  • What? (O que)
  • How? (Como)
  • How many? (Quanto Custa)

Exemplo de Como esse Método pode ser Usado para Resolver Problemas


Esse método de solução é usado para resolver problemas complexos e difíceis através de técnicas e documentação adequada. De fato, acaba sendo um processo de reflexão e análise bem aprofundada de como o problema específico surgiu e, de como 5W2H pode ser usado para resolve-lo.

Como já vimos um pouco acima, essa abordagem não é apenas útil para grandes indústrias, mas também pode ser usada por pequenas empresas e até para problemas individuais. Hoje, muita gente já aplica o 5W2H para resolver problemas domésticos no seu dia-a-dia.

O 5W2H nos que mostra que as ideia só tem importância quando são transformadas em ações práticas. Essa ferramenta é de grande utilidade quando o brainstorming é necessário para qualquer plano de ação ou solução de problemas.

Isso é um pouco semelhante à abordagem de dividir e conquistar. Dessa maneira o problema é segmentado em diferentes partes que facilitam sua solução. Em primeiro lugar, você precisa encontrar respostas para as seguintes perguntas abaixo, para pode começar a resolver esses problemas:

  • O que precisa ser feito?
  • Por que isso deve ser feito?
  • Quando fazer?
  • Onde isso deve ser feito?
  • Quem fará?
  • Como fazer isso?
  • Quanto é o orçamento necessário para fazer isso?

Como (What)


Esta pergunta requer uma descrição bem completa do problema e o que precisa ser feito. Essa pergunta deve contemplar a análise de toda a situação e avalia se as medições são precisas ou não.

Por que (Why)


Essa pergunta é composta por todas as razões possíveis para o problema específico.

Quando (When)


Essa questão é um essencial para pode entender quando a dificuldade prevalecer. Analisar a frequência do problema e o tempo de incidência, isso ajudará você a criar uma melhor precaução para encontrar uma solução para o problema.

Onde (Where)


Isso ajuda a conhecer a localização do defeito e a examinar a distribuição geográfica das reclamações dos clientes.

Quem (Who)


Essa questão ajuda você, a identifica as causas relacionadas ao problema (ou defeito), sendo isso algo que pode ser pessoal ou do processo. Isso caracteriza os compradores que têm reclamações e determina os operadores que estão causando dificuldades no processo.

Como (How)


Nessa questão é necessário investigar o tipo de cenário e também o modo de uma dificuldade. Nessa hora, você vai tem que ir para o gemba para investigar e entender bem o cenário. Além disso, examine os procedimentos que você está usando para solucionar problemas, a fim de responder a esta pergunta.

Quanto Custa (How much)


Essa pergunta é para descobrir o orçamento disponível ou necessário para a solução de problemas.

Vantagens e Benefícios do Método 5W2H


O método 5W2H é de grande importância no gerenciamento e aprimoramento de processos. Essa ferramenta nos apresenta diversas vantagens e benefícios, como:

  • Maior simplicidade e eficiência na resolução de problemas do que outras ferramentas de gerenciamento da qualidade.
  • Uma maior associação do número de problemas associados ao problema principal também pode ser descoberta.
  • A desnecessidade do uso de dado estatístico para executar o processo.
  • Ajuda na análise da causa raiz e na solução de problemas. Portanto, diferentemente de outras ferramentas de gerenciamento de processos, o método 5W2H é uma ferramenta completa e dinâmica.

Referencias



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é 5W2H? - Exemplos, Conceitos e Benefícios do Método"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top