-->

Ácido Eritórbico: Produção, Propriedade, Usos e Toxicidade

Descoberto na década de 1930, o ácido eritórbico (também chamado de ácido isoascórbico ou ácido D-araboascórbico) é um estereoisômero do ácido ascórbico (a famosa Vitamina C), que não é biologicamente ativo e não ocorre naturalmente em produtos alimentares.

O ácido eritórbico é um ácido orgânico que está presente à temperatura ambiente como um sólido cristalino, facilmente solúvel em água, incolor e inodoro. Ele e o seu sal de sódio são antioxidantes eficazes para preservar carnes defumadas ou curadas, e algumas bebidas.

acido eritorbico formula quimica estrutura
Estrutura química do Ácido Eritórbico (Fórmula Química: C6H8O6)

Produção do ácido eritórbico


O ácido eritórbico é preparado ao reagir 2-ceto-D-gluconato com metóxido de sódio. Neste processo, o gluconato é obtido pela oxidação da diacetona-3-cetogluconato de potássio. O éster é dissolvido em metanol, adicionando-se o sódio metálico e assim, aquece-se a mistura para precipitar o sal de sódio do ácido eritórbico.

O ácido livre é obtido tratando o sal de sódio com H2SO4 na presença de metanol ou acetona, e depois concentrando o filtrado a vácuo. O ácido eritórbico é purificado por cristalização a partir de dioxano.


Propriedades e usos do ácido eritórbico


O ácido eritórbico e seus sais (eritorbatos) são amplamente utilizados como alternativa ao ácido ascórbico e aos seus sais em produtos que não usam a vitamina C como conservante.

Os eritorbatos tradicionalmente têm duas funções; primeiro, eles atuam como antioxidantes, controlando a deterioração de cor e de sabor em muitos alimentos, agindo como agentes antimicrobianos para alimentos. 

Em segundo lugar, os eritorbatos são utilizados como aceleradores de cura de carne, acelerando e controlando a reação de cura de nitrito, enquanto prolonga a cor e a vida útil. Os eritorbatos, portanto, têm muitos usos na indústria de alimentos e são usados em conjunto com produtos comestíveis como carne, peixe, aves, bebidas, frutas e vegetais.

Toxicidade do eritórbico do ácido eritórbico


O ácido eritórbico é facilmente absorvido e rapidamente metabolizado no organismo. Em testes feitos em cobaias, o ácido eritórbico diminuiu a absorção de ácido ascórbico no tecido, reduzindo assim o nível de ácido ascórbico em vários órgãos, incluindo o baço, glândulas adrenais e rins.

Embora o ácido eritórbico não tenha atividade de vitamina C como um antiescorbútico, o consumo de grandes quantidades pode resultar em falsas indicações de concentrações de ascorbato em amostras de sangue ou urina.

Não existe informação disponível sobre a toxicidade aguda do ácido eritórbico. Em estudos de curto prazo feito em ratos de laboratório colocando cerca de 1% de ácido eritórbico na comida deles durante 36 semanas, não foram observados efeitos adversos sobre a taxa de crescimento e a de mortalidade.

Os estudos mais detalhados e histopatológicos de vários órgãos não revelaram alterações. Nos estudos de longo prazo em ratos alimentados com 1% de ácido eritórbico, não foram observados efeitos adversos sobre a taxa de crescimento ou a de mortalidade, e não foram observadas alterações histopatológicas.

Em testes de carcinogenicidade feitos em ratos F344, o eritorbato de sódio administrado em níveis de 1,25 ou 2,5% na água potável durante 104 semanas não foi cancerígeno.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Ácido Eritórbico: Produção, Propriedade, Usos e Toxicidade"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top