-->

Postulados de Kekulé na Química Orgânica

Em 1858, o químico e arquiteto August Von Kekulé formulou as propriedades conhecidas do carbono sob a forma de postulados, em face do desconhecimento na época da estrutura eletrônica do carbono, sendo que os elétrons só foram descobertos em 1897 por Joseph John Thomson (Ver post: Modelo atômico de Thomson).


quimico august kekule imagem retrato
Retrato do químico e arquiteto August Von Kekulé

Kekulé dividiu essas propriedades do carbono em três postulados:

1° Postulado de Kekulé: O carbono é tetravalente


Na química orgânica, o átomo de carbono é tetravalente (ou tetracovalente), logo, vemos na imagem abaixo que o carbono se liga a quatro átomos de elementos monovalentes (como por exemplo: hidrogênio, cloro, etc.).

exemplos elementos monovalentes ligados carbono
Exemplos de elementos monovalentes ligados a um átomo de carbono

2° Postulado de Kekulé: O carbono tem 4 valências livres


As quatro valências do carbono são iguais ou equivalentes. Considerando, por exemplo, monoclorometano:
estrutura quimica monoclorometano
Estrutura química do monoclorometano

Vemos que se uma das valências for diferente, a molécula da substância apresentará propriedades diferentes, conforme esteja ligada essa valência a um hidrogênio ou um cloro.

Também podemos ver que não se tratava de provar que não havia valência diferente, mas sim de que tudo se passava como se o carbono dos compostos orgânicos apresentassem todas as valências iguais.

3° Postulado de Kekulé: O carbono forma cadeias carbônicas


Os átomos de carbono podem se ligar entre si sucessivamente, originando as cadeias carbônicas, fenômeno que como vimos para o alto número de átomos ligantes, só se pode ocorrer com o carbono.

exemplo cadeia carbonica postulado kekule

Além disso, alguns elementos como o enxofre e fósforo, também conseguem formar cadeias, assim como o carbono, mas não cadeias tão longas, estáveis e variadas como o carbono.

Referências

  • Luiz Carlos Roque da Silva; Ruy Lopes Pereira; Victor A. Petrucci - Curso Vestibular - Química e Biologia.
  • Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Postulados de Kekulé na Química Orgânica "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top