-->

Reação de Diels-Alder de Adição

Descoberta por Paul Hermann Diels e Kurt Alder, a reação de Diels-Alder (também conhecida como síntese de Diels-Alder) é uma reação de adição, em que um dieno (também chamado de alcadieno ou diolefina) é adicionado a um composto de dienófilo (composto que tem atração por dieno), para gerar um composto com ciclo de seis carbonos.

reaçao dieno dienofilo
Reação entre um dieno e um dienófilo
A reação de Diels-Alder foi muito importante para a Química e fez com que a dupla ganhasse o Prêmio Nobel de Química em 1950. Essa reação permite identificar os hidrocarbonetos diênicos e também obter hidrocarbonetos com ciclos de seis carbonos, sendo uma reação de adição 1,4.


paul-hermann-diels-kurt-alder
Foto de Paul Hermann Diels (à esquerda) e de Kurt Alder (à direita)

Nessa reação de cicloadição, C-1 e C-4 do sistema conjugado dieno ficam ligados aos carbonos que possuem duplas ligações de carbonila insaturada para formar um anel com 6 carbonos. Nesse mecanismo de reação de um único passo, novas ligações carbono-carbono são parcialmente formadas no mesmo estado de transição, embora não necessariamente na mesma extensão.

A reação de Diels-Alder é útil não só pela formação do anel, mas sim porque ela pode ser usada para a geração de uma grande variedade de reagentes.

Esse tipo de reação é favorecida pelos elétrons que retiram substituintes no dienófilo, mas até mesmo os alcenos simples podem reagir. A reação geralmente ocorre com o aumento de calor quando os reagentes são simplesmente misturados entre si.

Exemplos de reações de Diels-Alder


Adição 1,4 de eteno (dienófilo) ao 1,3-butadieno (eritreno) , gerando ciclo-hexeno:


adiçao  eteno  1,3-butadieno ciclo-hexeno

Adição 1,4 do 1,3-butadieno ao anidrido maleico, produzindo cis-1,2,3,6- anidrido tetrahidroftálico:

Adição anidrido maleico  anidrido tetrahidroftálico


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reação de Diels-Alder de Adição"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top