-->

Processo de produção da Cerveja sem Álcool

O processo de produção da cerveja sem álcool é bem parecido com a da cerveja comum, que foi abordado na nossa postagem sobre a produção de cerveja. No entanto, esse processo possui algumas diferenças dependendo do tipo de processo usado para a sua produção.
processo producao cerveja sem alcool
Latas de cerveja sem álcool

Tipos de processos de produção


Existem diversos processos. Dentre eles, os mais utilizados são: processo de diálise, de osmose reversa, de evaporação a vácuo e o de fermentação interrompida.

Processo de Diálise


O processo de diálise é operado em baixa temperatura e usa a seletividade de uma membrana semipermeável (ou fibra oca). As pequenas moléculas da cerveja passam através dessa membrana para o meio de diálise.

Esse fluxo vai para uma coluna de destilação a vácuo, onde o álcool é continuamente removido, e o fluxo de licor de diálise sem álcool é devolvido à unidade de diálise. Os componentes não voláteis da cerveja que estão na mesma concentração que na cerveja afluente, eventualmente circulam na corrente de diálise.

Uma vez que a força motriz para a diálise é um gradiente de concentração em que as concentrações de materiais não voláteis, antes de passar pela membrana, são os mesmos, e apenas os materiais voláteis (principalmente álcool) são removidos na coluna de destilação e continuam a passar através da membrana.

O produto final pode conter algo em torno de 0,5% de álcool. Geralmente, as cervejas que contêm álcool, que são produzidas dessa forma, contêm algo em torno de 2% de álcool. A natureza da membrana utilizada permite o controle da taxa de fluxo de cerveja e o dialisado pode ser manipulado para controlar o processo. Este processo evita o aquecimento de grandes quantidades de cerveja.

dialisador remoçao alcool cerveja processo produção
Dialisador para a remoção de álcool da cerveja. Sendo D a unidade de diálise; M a membrana; VC a coluna de destilação a vácuo; H o trocador de calor.

Processo de Osmose Reversa


Assim como o processo de diálise, a osmose reversa também usa uma membrana semipermeável, que é mais seletiva do que a usada na diálise. Nesse processo, a água e o álcool permeiam uma extensão muito maior do que outros componentes. 

A cerveja passa pela superfície da membrana a uma pressão elevada (40 bar) e isso obriga as substâncias permeáveis a atravessar a membrana. O permeado é removido e a cerveja é bem concentrada - cerca de duas vezes. 

Inicialmente, o fluxo de água é bem mais elevado do que o de álcool. No entanto, a transferência de álcool aumenta com a concentração crescente no interior da membrana. A água pura, desmineralizada e desoxigenada, é então passada do lado de fora da membrana (diafiltração), e o álcool continua a passar a partir do concentrado de cerveja. O processo é parado quando a cerveja tem o teor de álcool necessário de modo a que a diluição do volume original dá a especificação de baixo teor alcoólico desejado (geralmente cerca de 2%).

Esse processo exige um bom saneamento e a substituição regular das membranas que se deterioram e ficam bloqueadas. A osmose reversa tem como desvantagem o funcionamento em alta pressão, mas tem como a vantagem a ausência de troca térmica no seu sistema.

Processo de evaporação a vácuo


O processo de evaporação a vácuo usa um trocador de calor para pré-aquecer a cerveja a 35°C. Depois disso, a cerveja é passada sob um vácuo através de um trocador de calor de placas que é aquecida com um vapor a 50°C. A corrente evaporada passa para um separador, onde a cerveja desalcoolizada é retirada, e o álcool rico em vapor passa para um condensador.

evaporador vacuo removendo alcool cerveja
Evaporador a vácuo para a remoção de álcool da cerveja, sendo E o trocador de calor de placas, S o separador, P o trocador de calor e o C o condensador.

Processo de Fermentação Interrompida


Sendo o mais utilizado no Brasil, o processo de fermentação interrompida é um processo em que a fermentação do mosto da cerveja é feita em uma faixa de temperatura dentre 6°C a 7°C, que é bem inferior a faixa de temperatura usada nos processos de cervejas que contêm álcool.

Essa diminuição da faixa de temperatura durante a fermentação faz com que ocorra uma boa diminuição na produção de álcool e mantém o aroma característico da cerveja. O álcool gerado nesse processo é inferior a 0,4 %.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Processo de produção da Cerveja sem Álcool"

17 de agosto de 2018 às 09:49

bom dia... me chamo João Gabriel, e estou desenvolvendo para o meu TCC de tecnico de alimentos, cerveja artesanal sem alcool... vc acha viável fazer ela pelo processo de fermentação interrompida????? vc teria mais algum artigo relacionado a isso??? que possa me ajudar.... agradeço desde ja...

17 de agosto de 2018 às 14:18

Olá João

O processo de fermentação interrompida é viável sim, mas eu não sei qual é o seu objetivo. Da uma olhada na terceira referência, você vai encontra ela no google books. Além disso, da uma olhada no ebah, pois o pessoal compartilhar bastante coisa lá :)

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top