-->

Oxigênio: Aplicações e História da Descoberta

O oxigênio é um gás incolor, inodoro, ligeiramente solúvel em água (1 litro de água dissolve 48,9 mL de oxigênio gasoso a 1 atm de pressão). Congela-se a – 183 °C dando um líquido azul claro, solidifica-se a uma temperatura de - 218,4 °C.

oxigenio em estado liquido
O oxigênio líquido é um líquido inodoro, que é produzido quando o oxigênio é submetido a altas pressões. O oxigênio líquido é usado em muitas aplicações médicas, incluindo o tratamento de doenças respiratórias e o tratamento de envenenamento por monóxido de carbono. Além disso, é usado para suportar a vida de pacientes com baixa saturação de oxigênio, que não respondem bem ao oxigênio fornecido por meio de máscaras faciais. O oxigênio líquido é também usado na indústria para a produção de eletricidade, combustíveis, insumos químicos, alimentos e bebidas.

Esse composto é um comburente, forte oxidante, capaz de reavivar uma chama de um palito em brasa ou de uma palha de aço. O oxigênio forma compostos com todos os elementos da natureza, exceto os gases nobres, dando origem aos compostos conhecidos com óxidos.

É o elemento mais abundante da crosta terrestre. Constitui 89 % massa da água, 23 % molar do ar (21 % v) e aproximadamente 50 % dos minerais comuns.

Um pouco sobre a História da descoberta do Oxigênio


Descoberto independentemente por Carl Wilhelm Scheele e Joseph Priestley .O oxigênio foi primeiramente descoberto pelo sueco Scheele em 1772, que o obteve a partir do aquecimento de compostos como: KNO3, Mg(NO3)2, HgO e uma mistura de H3AsO4 e MnO2,denominando o de ar vitríolo.

carl wilhelm scheele
Retrato de Carl Wilhelm Scheele
Posteriormente em 1774, o inglês Joseph Priestley obteve o oxigênio através do aquecimento de óxido vermelho de mercúrio colocado no topo do mercúrio contido num cilindro, segundo a reação:

$2HgO\to 2Hg+{{O}_{2}}$

Mas só foi denominado oxigênio em 1778 por Antoine Laurent de Lavoisier, que após seus estudos sobre esse gás concluiu que ele era uma substancia simples, que estava presente em todos os ácidos (o que depois se comprovou ser uma conclusão errada, mesmo assim o nome permaneceu). Mas na época, esse estudo o ajudou a derrubar toda a Teoria do Flogisto e a criar a química moderna.

joseph priestley quimico image
Retrato de Joseph Priestley

Aplicações do oxigênio


  • Na medicina, o oxigênio é usado na produção de ar enriquecido de O2 para uso médico.
  • Em indústrias metalúrgicas, o oxigênio é usado como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço.
  • Na indústria Química, o oxigênio é usado para o preparo de uma gama variada de compostos de interesse, como o peróxido de hidrogênio, o cloro (por oxidação do HCL), o óxido de etileno, o ozônio, etc.

Oxigênio medicinal hospitalar


O oxigênio medicinal hospitalar é uma forma de oxigênio que é usado para tratar várias doenças respiratórias, bem como outras condições médicas que envolvem a deficiência de oxigênio no corpo, como a anemia, o enfisema, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral.

O oxigênio medicinal hospitalar pode ser fornecido via máscara facial, tubo nasal ou máscara de cano. Ele é fornecido a pacientes internados em hospitais, bem como a pacientes que recebem tratamento domiciliar. O oxigênio medicinal hospitalar é medido em unidades de fluxo (L/min) e é entregue ao paciente em concentrações variáveis, dependendo da necessidade do paciente.

Oxigenoterapia das câmeras hiperbárica


A oxigenoterapia hiperbárica consiste na administração de oxigênio a pressões mais elevadas do que a pressão atmosférica normal. Esta terapia é realizada em câmaras hiperbáricas pressurizadas, que permitem um aumento da pressão do ar e do oxigênio dentro da câmara.

oxigenoterapia camera hiperbárica

Esta pressão aumentada permite que o corpo absorva mais oxigênio do que o normal, o que promove o crescimento das células e o reparo dos tecidos.

A oxigenoterapia hiperbárica é utilizada para tratar uma variedade de condições, como lesões de tecidos moles, envenenamento por monóxido de carbono, infecções bacterianas graves e até mesmo alguns tipos de câncer.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

13 Comentários de "Oxigênio: Aplicações e História da Descoberta "

23 de abril de 2017 às 09:03

Mas como ele descobriu o oxigênio? Não existia antes? Como as pessoas respiravam? O título deveria ser outro.

23 de abril de 2017 às 14:34

Olá Maria

Resumidamente, o oxigênio está presente na atmosfera a muito tempo, porém os cientistas da época não o conheciam e nem sabiam da importância dele para a vida. Antes da descoberta dele, as pessoas acreditavam na teoria do flogisto, que foi criada pelo o químico e médico alemão Georg Ernst Stahl, que aperfeiçoou a teoria de Johann Joachim Becher. Segundo ele, os corpos combustíveis possuem uma matéria chamada flogisto, que é liberada ao ar nos processos de combustão.

Após os experimentos de Priestley (citado na postagem) e Lavosier, descobriu-se a existência do oxigênio e o papel do mesmo na respiração, sendo que o papel do mesmo na respiração não era conhecido ainda.
Espero que agora você entenda a história :)

Um abraço

17 de julho de 2019 às 15:33

Muito bom

Anônimo
23 de abril de 2021 às 16:17

O que é oxigenoterapia e para que serve?

23 de abril de 2021 às 18:53

Olá anônimo

Isso não tem muito haver com o blog, mas essa pergunta em tempos de Covid-19 me deixou meio curioso. A oxigenoterapia é basicamente um tratamento que fornece oxigênio extra para as pessoas que não estão conseguindo respirar direito.

Esse tipo de tratamento só está disponível mediante receita médica, podendo ser obtido no hospital ou em casa (quando o paciente está sendo cuidado por um cuidador profissional). Algumas pessoas precisam desse tratamento apenas por um curto período de tempo, mas tem casos onde as pessoas precisam por um longo período de tempo. Infelizmente, isso tem acontecido muito por causa da Covid-19.

Existem diferentes tipos de dispositivos que podem fornecer oxigênio. Alguns desses dispositivos usam tanques de oxigênio líquido ou gasoso, e os outros usam um concentrador de oxigênio, que retira o oxigênio do ar.

Os pacientes obtém o oxigênio por meio de um tubo nasal (cânula), uma máscara ou uma tenda; sendo o oxigênio extra inspirado pelo paciente junto com o ar normal.

Espero ter conseguido tirar a sua duvida

Um abraço

Anônimo
24 de abril de 2021 às 21:30

Você poderia me tirar uma duvida?

Eu to fazendo uma pesquisa para um trabalho da escola, e eu to querendo sabe o que é o oxigênio sólido?

25 de abril de 2021 às 10:57

Olá anônimo

Tem pessoas que desconhecem esse assunto, mas o oxigênio sólido existe e pode ser formado a uma pressão atmosférica normal em uma temperatura que seja inferior a 218,79 °C. Essa forma de oxigênio possui uma cor suave de céu azul, que nem a cor do oxigênio liquido mostrado na imagem acima.

Essa substância é um cristal único que combina as propriedades de um sólido molecular simples e de um ímã. Ao contrário dos ímãs comuns, a interação de troca no oxigênio sólido atua em um fundo de forças fracas de Van der Waals, fornecendo uma parte significativa da energia total da rede. Portanto, as propriedades magnéticas e de rede no oxigênio sólido estão intimamente relacionadas, o que se manifesta em um diagrama de fase muito rico e em numerosas anomalias de propriedades térmicas, magnéticas e ópticas.

Honestamente, eu não sei o que os seus professores estão lhe pedindo, mas isso não me parece ser assunto de escola, pois esse tema é meio avançado.

Anônimo
11 de dezembro de 2021 às 15:49

Qual a diferença entre o oxigênio medicinal e o oxigênio industrial?

11 de dezembro de 2021 às 18:36

Olá anônimo

O oxigênio medicinal é necessário para manter os níveis de oxigênio no sangue bons o suficiente, para que não haja o risco de consequências graves para a saúde do paciente.

O oxigênio é importante para os seres humanos respirarem e funcionarem adequadamente e, quando o sistema respiratório não o recebe em quantidade suficiente, a intervenção médica costuma ser necessária.

No entanto, é muito importante lembrar que as pessoas devem receber a quantidade correta de oxigênio medicinal, caso contrário, as altas concentrações podem matar o paciente intoxicado.

Já o oxigênio industrial é usado para acelerar ou apoiar algum tipo de função industrial, como por exemplo:

- Soldagem, corte, limpeza com chama, etc.
- Fabricação de metal, como na produção de aço.
- Auxiliar na criação de certos combustíveis.

O oxigênio industrial não pode ser usado na área médica, pois pode haver algum nível de contaminação no tanque que está sendo administrado para tais fins.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Anônimo
11 de dezembro de 2021 às 19:15

O oxigênio é um gás nobre?

11 de dezembro de 2021 às 20:49

Olá anônimo

O oxigênio não é um gás nobre. O grupo dos gases nobres é formado por hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Anônimo
28 de março de 2023 às 10:40

O que ocorre quando falta oxigênio no cérebro?

28 de março de 2023 às 19:28

Olá anônimo

Quando o cérebro fica privado de oxigênio, isso pode levar a danos cerebrais graves, coma e até mesmo à morte.

Os sintomas típicos são confusão, desorientação, fraqueza muscular, dificuldade de respiração e tontura. Se não for tratado rapidamente, o oxigênio insuficiente pode levar a danos irreversíveis no cérebro, como lesão cerebral, paralisia, perda da memória e problemas de coordenação motora.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top