Peróxido de Hidrogênio - Obtenção e Usos

Descoberto pelo cientista francês Thenard Louis Jacques em 1818, o peróxido de hidrogênio (H2O2ou H–O- O-H) é um líquido incolor muito instável, que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada. Esse composto se decompõe de maneira rápida e espontânea (o que pode até ocorrer de maneira explosiva) segundo a reação:

2 H2O2→ 2 H2O + O2

O peroxido de hidrogênio é um composto instável, que pode ter sua decomposição acelerada com a luz, calor, meio alcalino, presença de íons metálicos como, por exemplo, Fe3+e Cu2+. Então para evitar a sua decomposição, o peroxido de hidrogênio deve ser conservado em meio acido, em frascos escuros. Assim evitando que ele reaja.


retrato thenard louis jacques image
Retrato de Thenard Louis Jacques
O peróxido de hidrogênio é um dos oxidantes mais versáteis que existe superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio; através de catálise, O H2O2 pode ser convertido em radical hidroxila (OH) com reatividade inferior apenas ao flúor . Listando os oxidantes mais poderosos e os associando aos seus respectivos potenciais padrão (em V) tem-se: flúor (3,0), radical hidroxila (2,8), ozônio (2,1), peróxido de hidrogênio (1,77),permanganato de potássio (1,7).


Obtendo o Peróxido de hidrogênio


Peróxido de hidrogênio pode ser obtido através da reação de um peróxido com água, ou com algum ácido.

reaçao peroxido agua formando base hidrogenio
Reação entre o peróxido e a água formando base e peróxido de hidrogênio (H2O2), e a reação entre o peróxido e algum ácido formando sal e peróxido de hidrogênio.

Exemplos:


reaçao peroxido bario formando base sulfato hidrogenio
Reação entre o peróxido de bário (Ba2O2) e a água formando o hidróxido de bário (BaOH) e o peróxido de hidrogênio, e a reação entre o peróxido de sódio e o ácido sulfúrico (H2SO4) formando o sulfato de bário (BaSO4) e o peróxido de hidrogênio.

reaçao peroxido sodio formando base sulfato hidrogenio
Reação entre o peróxido de sódio (Na2O2) e a água formando o hidróxido de sódio (NaOH) e o peróxido de hidrogênio, e a reação entre o peróxido de sódio e o ácido sulfúrico (H2SO4) formando o sulfato de sódio (Na2SO2) e o peróxido de hidrogênio.


Usos do peróxido de hidrogênio


O peróxido de hidrogênio começou a ser comercializado no século 19, e sua produção mundial vem aumentando a cada ano. Acredita-se que o peróxido de hidrogênio, na forma isolada ou combinada, seja um dos reagentes mais empregados nas mais diversas aplicações. Por isso dependendo da utilização, deve se conduzir o peroxido de hidrogênio com segurança e responsabilidade a fim de se evitar riscos de queimas e explosões.

O peróxido de hidrogênio tem diversas utilidades nas indústrias, podendo ser usado nos processos de branqueamento de tecidos e papeis, controle da poluição do ar, e tratamento de solos contaminados por hidrocarbonetos (como por exemplo: resíduo de petróleo, solventes e pesticidas ). Pois é mais barato e oferece bons resultados.


agua oxigenada garrafa
A água oxigenada vendida comercialmente é uma mistura diluída de peróxido de hidrogênio, que geralmente é usada como antisséptico.

Peróxido de hidrogênio e a chuva ácida


O Peróxido de hidrogênio é reconhecidamente citado como o oxidante mais eficiente na conversão de SO2 em SO-24, um dos maiores responsáveis pela chuva ácida. Estudos têm demonstrado que a formação de peróxido de hidrogênio pode estar relacionada com a presença de espécies químicas, tais como SO-24,NO-3 e H+, nível de precipitação das chuvas, temperatura, direção do vento, intensidade da radiação solar e etc. Acredita-se também que as descargas elétricas (raios) contribuem para incrementar a sua concentração. De fato, amostras de águas de chuva coletadas antes e depois de um temporal com raios e trovões, indicaram a presença de H2O2.


monumento danificado pela chuva acida
Monumento danificado pela chuva ácida

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : quimica-inorganica
1 Comentários de "Peróxido de Hidrogênio - Obtenção e Usos"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top