-->

Vibrio Fischeri: Usos dessa Bactéria Luminescente

A Vibrio fischeri é uma bactéria luminescente gram-negativa que pode ser encontrada nos oceanos do mundo todo. Ela é uma bactéria anaeróbica facultativa e possui flagelos que lhe permitem mover-se. Também é bioluminescente e muitas vezes vive em simbiose com outros seres vivos.

Essa bactéria vive tanto em estado planctônico de vida livre ou como um simbionte no órgão produtor de luz das lulas e de certos peixes.

Quando em vida livre, a Vibrio Fischeri é encontrada geralmente em baixa concentração e não emitindo luz. Entretanto, quando está em alguns de seus hospedeiros (peixes ou lulas), elas colonizam órgãos luminosos específicos, que as levam a produzir a enzima luciferase, usada na via química da bioluminescência. 

vibrio fischeri bacteria luminescente foto imagem

Vibrio fischeri emite luz quando a energia é liberada pelo transporte de elétrons para a luciferase. Aqui são mostradas colônias de V. fischeri fotografadas (lado esquerdo) à luz do dia e (lado direito) no escuro, iluminadas por sua própria luz.

Acreditasse que essa bioluminescência seja uma ferramenta utilizada por peixes e lulas para atrair presas ou até se camuflarem. Um exemplo disso é a lula Euprymna scolopes, que durante a noite, utiliza a luminescência de seu órgão de luz direcionada para o fundo do mar, modelando-a para igualar a intensidade da luz da lua, evitando com que a sua sombra apareça no fundo do mar.

Usos da vibrio fischeri como Bioindicador


A vibrio fischeri é um bioindicador muito útil na medição da qualidade da água. Esta bactéria luminosa foi descoberta em 1889 pelo microbiólogo e botânico holandês Martinus Willem Beijerinck.

Foto de Martinus Willem Beijerinck

Esta bactéria é comumente usada como um bioindicador para detectar e monitorar a poluição ambiental. Como a bactéria vibrio fischeri é extremamente sensível a mudanças na qualidade da água, ela é usada para medir os níveis de toxinas, nutrientes e outros contaminantes. A bactéria vibrio fischeri é também um bioindicador útil para monitorar o efeito de outras formas de poluição, como o uso de pesticidas, herbicidas e outros poluentes químicos. Esta bactéria é também usada para monitorar a qualidade da água em estuários, lagos e rios, já que é capaz de detectar níveis baixos de poluentes.

Devido a sua sensibilidade, a Vibrio Fischeri acaba sendo muito utilizada como bioindicador na análise de efluentes industriais, para a avaliação da toxidade aguda de efluentes industriais.

Princípio de Operação do Teste de Toxicidade


A Vibrio fischeri é uma bactéria sensível a uma ampla gama de substâncias tóxicas. Os organismos são fornecidos para uso em um estado padrão liofilizado, que serve para manter a sensibilidade e a estabilidade dos organismos de teste.

Vibrio fischeri brilhando luminescência


A interrupção do processo respiratório, pela exposição a um tóxico, afeta a via metabólica que converte energia química por meio do sistema de transferência de elétrons das bactérias em luz visível. O processo ocorre dentro e perto da membrana celular, de modo que os locais-alvo ficam próximos à superfície celular.

Cada teste utiliza aproximadamente 1 milhão de organismos e cada organismo tem menos de 1 μm de diâmetro, portanto, uma proporção muito alta de superfície para volume é apresentada. A sensibilidade e a significância estatística são, portanto, altas; sendo a resposta um efeito integrado do tóxico em toda a população, que é muito grande.

O equipamento Microtox que é usado nesse teste, inclui um analisador autocalibrável que incorpora um tubo fotomultiplicador, um sistema de coleta e redução de dados e software. O analisador de temperatura controlada mantém os organismos de teste e as amostras a uma temperatura padrão de 15°C. Ele também detecta a intensidade da luz em 490 nm, o comprimento de onda emitido pela bactéria.

Microtox uso teste Vibrio fischeri toxicidade

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Vibrio Fischeri: Usos dessa Bactéria Luminescente "

Anônimo
22 de fevereiro de 2023 às 19:37

o que é vibrião?

22 de fevereiro de 2023 às 21:07

Olá anônimo

Vibrião (ou vibrio ) é um gênero de bactéria que causa doenças, geralmente transmitidas por água ou alimentos contaminados. Essas bactérias são tipicamente encontradas nas águas de superfície, mas às vezes podem ser encontradas no ar ou em alimentos. Os sintomas variam dependendo do tipo de vibrião e da quantidade de vibriões ingeridos, mas podem incluir diarreia, vômitos, náuseas, dor abdominal e febre. Se não tratados, os sintomas podem se tornar graves e causar desidratação.

O vibrião mais conhecido é o Vibrio cholerae, que é o responsável pela cholera, uma doença infecciosa aguda que causa diarreia severa. Esta bactéria vive em água salgada e água doce e é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados. O Vibrio cholerae pode sobreviver por até duas semanas em água salgada. Os sintomas da cholera incluem diarreia, vômitos, dor abdominal, desidratação e falta de energia. A doença pode ser fatal se não for tratada adequadamente.

Além disso, o Vibrio cholerae é bem diferente da Vibrio fischeri, pois uma delas é uma bactéria gram-negativa que causa a doença infecciosa da cholera, enquanto a outra é uma bactéria Gram-negativa não patogênica que é usada como bioindicador na análise de efluentes industriais.

Além disso, Vibrio cholerae produz enterotoxinas que causam diarreia, enquanto Vibrio fischeri não produz enterotoxinas.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top