Vibrio Fischeri - Bactéria Luminescente

A Vibrio fischeri é uma bactéria luminescente que vive tanto em estado planctônico de vida livre ou como um simbionte no órgão produtor de luz das lulas e de certos peixes.

Quando em vida livre, a Vibrio Fischeri é encontrada geralmente em baixa concentração e não emitindo luz. Entretanto, quando está em alguns de seus hospedeiros (peixes ou lulas), elas colonizam órgãos luminosos específicos, que as levam a produzir a enzima luciferase, usada na via química da bioluminescência. 

vibrio fischeri foto image

Vibrio fischeri emite luz quando a energia é liberada pelo transporte de elétrons para a luciferase. Aqui são mostradas colônias de V. fischeri fotografadas (lado esquerdo) à luz do dia e (lado direito) no escuro, iluminadas por sua própria luz.

Acreditasse que essa bioluminescência seja uma ferramenta utilizada por peixes e lulas para atrair presas ou até se camuflarem. Um exemplo disso é a lula Euprymna scolopes, que durante a noite, utiliza a luminescência de seu órgão de luz direcionada para o fundo do mar, modelando-a para igualar a intensidade da luz da lua, evitando com que a sua sombra apareça no fundo do mar.

Usos da vibrio fischeri


Devido a sua sensibilidade, a Vibrio Fischeri acaba sendo muito utilizada como bioindicador na análise de efluentes, para a avaliação da toxidade aguda de efluentes industriais.


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : bioquimica, meio-ambiente
0 Comentários de "Vibrio Fischeri - Bactéria Luminescente "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top