-->

Lei dos Senos: Exemplos de Exercícios Resolvidos

Em todo triangulo, as medidas dos lados são proporcionais aos senos dos ângulos opostos e a razão de proporcionalidade é a medida do diâmetro da circunferência ao triangulo. Logo, considerando o triangulo ABC, inscrito na circunferência de raio R, nota-se isso:

triangulo lei senos

A lei dos senos é usada geralmente para triângulos AAL (ângulo, ângulo, lado), nos quais recebe a medida de dois ângulos e o comprimento de um lado que não está entre os ângulos.

Sendo que essa ferramenta também pode ser usada quando se tem um triangulo LLA (algo que a literatura normalmente escreve com o A por ultimo nessa abreviação), em que você recebe 2 lados e um ângulo não formado por esses lados. No entanto, isso é algo que nem sempre funcionara nesses casos, logo aplique ela somente se não tiver outra escolha.

A fórmula da lei dos senos é bem fácil de ser lembrada, pois ela possui três frações bem simples ajustadas como iguais:

formula lei dos senos equação

Além disso, o seno de qualquer ângulo dividido por seu lado oposto é igual ao seno de qualquer outro lado dividido por seu lado oposto. Por causa disso, algumas literaturas definem a lei dos senos como:

formula lei dos senos equaçao

Afinal de contas, isso acaba sendo a mesma coisa. Além disso, você também pode pegar o recíproco de um dos lados da equação sem criar problemas.

Diferença entre a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos


Uma coisa que se deve ter em mente ao usar a lei dos senos é a sua diferença com a lei dos cossenos. Diferentemente da Lei dos Cossenos ao usar a Lei dos Senos, você não consegue dizer a diferença entre ângulos agudos e obtusos, logo você identificará de maneira errada os ângulos obtusos.

Portanto, se você estiver tentando identificar a medida de um ângulo e houver qualquer possibilidade de que o ângulo seja obtuso, você deve calculá-lo usando a lei dos cossenos em vez da lei dos senos.

Exemplos de Exercícios Resolvidos


1) Determine o valor de x no triângulo a seguir:
lei-dos-senos-exemplo-1
Resolução:

$\frac{\text{x}}{\text{sen}120}=\frac{90}{\text{sen}45}$

$\text{x}=\frac{90\text{ }\!\!~\!\!\text{ }.(\text{sen}120)}{\text{sen}45}=110,23$

2) Determine as medida de x

lei-dos-senos-exemplo-2

Resolução:

Sabe se que a soma de todos os ângulos é igual a 180

$a+b+c=180$

$a+110+50=180$

$a=20$

$Logo:$

$\frac{\text{x}}{\text{sen}50}=\frac{10}{\text{sen}20}$

$\text{x}=\frac{10\text{ }\!\!~\!\!\text{ }.(\text{sen}50)}{\text{sen}20}=22,40$

Referências


  • Matemática e Suas Tecnologias, Livro 2, Nobiolini , Krikorian, Grespan, Coleção Objetivo.
  • Giovanni J,R;Bonjorno, J,R; Giovanni Jr,J,R;Matemática Fundamental Uma Nova Abordagem, editora FTD, 2002.
  • O Guia Completo Para Quem Não É C.D.F. – Pré-cálculo, Kelley, W. Michael, Alta Books Editora, 2014.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Lei dos Senos: Exemplos de Exercícios Resolvidos"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top