-->

George Gabriel Stokes: Criador da lei de Stokes

Nascido em 13 de agosto de 1819 em Skreen, Condado de Sligo, Irlanda. George Gabriel Stokes foi um matemático e físico teórico britânico que fez tremendas contribuições na área da matemática, física, química e engenharia.
george gabriel stokes
George Gabriel Stokes

A vida de George Gabriel Stokes


Sendo filho de George Stokes, pastor protestante da paróquia de Skreen, e Elizabeth Haughton, filha de um pastor protestante. Stokes teve uma educação muito religiosa. Onde foi o caçula de seis irmãos. Sendo que três de seus irmãos mais velhos se tornaram padres.

Em 1837, Stokes ingressou na Universidade de Pembroke, onde se graduou em matemática como “Senior Wrangler” (sendo o estudante com maior pontuação em matemática, de seu ano) em 1841.

Depois de formado, Stokes se tornou professor na faculdade, onde recebeu uma bolsa de estudo, para começar suas pesquisa, publicando trabalhos, que o tornaram reconhecido como um grande matemático.

Dentre esses primeiros trabalhos, Stokes publicou Paper On the Theories of the Internal Friction of Fluids in Motion, and of the Equilibrium and Motion of Elastic Solid (1845), onde publicou as versões definitivas das equações de Navier-Stokes utilizando o parâmetro μ (viscosidade dinâmica ).

Em 1849, Stokes foi nomeado como professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge ( Cargo que foi anteriormente ocupado por Isaac Newton) . A cadeira de lucasiano não pagava muito bem, devido a isso, Stokes acabou aceitando o convite para ser Professor de Física na Escola de Minas do governo, em Londres.

Em 1851, Stokes publicou sua lei de viscosidade (lei de Stokes), que descreve a velocidade de uma pequena esfera através de um fluido viscoso. Nesse mesmo ano, Stokes foi eleito para a Royal Society, sendo premiado pela sociedade com a medalha Rumford em 1852, algo que fez ele ser apontado para ser secretario da sociedade em 1854.

Em 1852, Stokes explicou o fenômeno fluorescência, através do qual o efeito de certos minerais emite luz visível, quando exposto à luz ultravioleta. Hoje em dia, este efeito é à base do sistema de iluminação fluorescente.

Em 1857, Stokes se casou com Mary Susannah Robinson, a filha do Rev. Thomas Romney Robinson (1792-1882), astrônomo, físico, diretor do Observatório Astronômico de Armagh, na Irlanda do Norte.

Em 1885, Stokes foi eleito presidente da Royal Society, onde presidiu por cinco anos.

Em 1886, Stokes tornou-se presidente do Instituto Victoria (a sociedade filosófica fundada para defender as verdades bíblicas com os ataques da ciência), onde presidiu até sua morte 1903.

Em 1902, Stokes foi eleito Mestre de Pembroke College e serviu até sua morte no ano seguinte.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "George Gabriel Stokes: Criador da lei de Stokes"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top