Processo de produção da vodka

A vodka ou vodca é uma bebida incolor que contem água e etanol, que é produzida a partir de um processo de fermentação de substâncias como tubérculos, grãos, melaço e muitas outras substâncias em quantidades insignificantes, como sabores e impurezas, que passam por um rígido processo de destilação (ou em alguns casos múltiplas destilações) visando deixar a bebida com a máxima pureza.

A concentração alcoólica da Vodka varia de 35 a 50% por volume ,dependendo das leis impostas pelo governo do país.

A vodka surgiu na Europa oriental, não se sabendo ao certo que pais que inicio sua produção, com isso, gerando certa briga entre os países da Europa oriental pela invenção da bebida. Entretanto, a palavra "vodka" é de origem russa, cujo seu surgimento é datado do século XIV e, significa o diminutivo de água, ou seja, aguinha.

vodka absolut
Garrafas de Vodka

Processo de Produção da Vodka


O processo de produção da vodka é um processo complexo de varias etapas, que envolve ingredientes variados.Esse processo pode ser resumido nas seguintes etapas: fermentação, destilação e retificação, filtração e purificação, aromatização e envasamento.

Fermentação


A fermentação é um processo anaeróbico (processo sem a presença de oxigênio) em que os cereais (ou tubérculos) são triturados e misturados com água para formar um mosto (mistura açucarada), que é colocado com a adição de microorganismos anaeróbicos (fungos e bactérias) em um tanque hermeticamente fechado, para que os microorganismo anaeróbicos consumam o açúcar do mosto e produzam álcool.

Destilação e retificação


Na destilação, a concentração alcoólica do mosto pode ser aumentada, pois o álcool e a água evaporam em temperaturas diferentes, 76ºC e 100ºC. Assim tornando possível fazer a destilação.

Na destilação, como as temperaturas de ebulição são bem próximas, uma destilação às vezes não acaba sendo suficiente para se aumentar bem a concentração de álcool, assim sendo necessária duas ou mais destilações para se obter um bom aumento na concentração de álcool.

Após a destilação, a vodka ainda apresenta muitas impurezas do mosto e, devido a isso segue para o retificador, que tem o papel de remover boa parte impurezas. Após o processo de retificação ainda sobram impurezas que só serão eliminadas no processo de Filtragem e Purificação da bebida.

destilação e retificação da vodka
Aparelhagem utilizada para a destilação e retificação de vodka

Filtração e purificação


Enquanto outros destilados mantêm o sabor e o aroma, a vodka tem essas características removidas, tornando-se um destilado mais claro e extremamente puro. Grande parte das impurezas é removida pela destilação e retificação. Sendo ainda necessário fazer um filtragem para deixar a vodka com a menor concentração possível de impurezas.

Atualmente o processo de filtragem da vodka é feito através de carvão ativado, Nesse processo, a vodka é bombeada lentamente através de colunas de carvão ativado, e depois de cerca de 8 horas, obtêm-se uma vodka brilhante e cristalina.

Aromatização da vodka


A aromatização é um procedimento utilizado para ocultar sabores e odores indesejáveis da vodka, a partir de ervas, frutas, pimenta, café, etc. Esse processo, alem de ocultar sabores e odores da vodka, também acrescenta um sabor diferente ao álcool puro, tornando-o mais palatável

Atualmente muitas marcas produzem vodkas de vários sabores, permitindo uma maior variação de coquetéis.

Envasamento da vodka


Nessa fase de envasamento, a vodka é colocada em garrafas, latas e barris.

engarrafamento vodkas
Vodkas sendo engarrafadas

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

3 Comentários de "Processo de produção da vodka"

Gostei da matéria e sua explicação de forma clara, mas poderiam colocar também todos os equipamentos envolvidos na produção da Vodka para aqueles queiram entender um pouco mais.

Olá Haroldo

Fico feliz que tenha gostado =) . Futuramente, eu vou estar atualizando essa postagem, colocando mais imagens =).

Um abraço

TENHO UM PROJETO DE PRODUZIR ÁLCOOL DA BATATA DOCE...ACHEI UMA BOA OPÇÃO A PRODUÇÃO DE VODKA, AUMENTARIA MAIS UMA ETAPA A DE CONVERSÃO DO AMIDO EM AÇÚCAR...AGREGARIA VALOR...O ÁLCOOL É MUITO BOM PARA SER VENDIDO COMO COMBUSTÍVEL...PARABÉNS PELO TEXTO

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top