Estação de tratamento de água (ETA)

As Estações de Tratamento (conhecidas como ETAs) são locais que captam e purificam a água de rios, lagos ou represas, para torná-la própria pra consumo.

eta alto cotia sp
ETA Alto Cotia -SP
A água captada pelas ETAs vem com muita porcaria (lixo, folhas, microrganismos e etc.), e para chegar até nossas casas em perfeitas condições (limpa, sem sabor, inodora, com ph neutro), ela passa por um processo de purificação que envolve varias etapas:

Captação da água


Nessa primeira etapa, a água é bombeada de um lago, rio ou represa até um tanque.

rio tiete barra bonita
Rio Tietê Barra Bonita

Pré-cloração


Após a captação da água, se adiciona cloro a água captada, que serve como um pré-tratamento, eliminando boa parte dos microrganismos presentes na água, também auxiliando na retirada de compostos orgânicos e metais da água.

Pré-alcalinização


Depois do cloro, a água recebe cal (Ca(OH)2) ou soda (NaOH), que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento. 

*Fator pH –O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.

Coagulação


Nesta fase de coagulação, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação  da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.

Floculação


Nessa etapa de floculação, ocorre a formação de flocos gelatinosos que agarram as partículas de sujeira da água.


floculação e coagulação
Tanque de coagulação/floculação

Decantação


Na decantação, os flocos de sujeira são separados da água.

tanque de decantação
Tanque de decantação

Filtração


Na etapa de filtração, a água passa por tanques que são formados pedras, areia e carvão antracito. Para se remover a sujeira que não foi eliminada na decantação.

Pós-alcalinização


Após a etapa de filtração, a água passa por um processo de correção do ph da água.

Desinfecção


Na desinfecção, é feita a ultima adição de cloro na água, para garantir que água chegue livre de microrganismos que possam causar doenças.

Fluoretação


Nessa fluoretação, é adicionado o flúor na água, que visa a prevenção de caries dentarias.

Distribuição


Nessa ultima etapa a água purificada é distribuída para o consumidor.

reservatorio de água da Sabesp
Reservatório de água da Sabesp


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Estação de tratamento de água (ETA)"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top