Descoberto pelo cientista francês Thenard Louis Jacques em 1818, o peróxido de hidrogênio (H2O2ou H–O- O-H) é um líquido incolor muito instável, que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada. Esse composto se decompõe de maneira rápida e espontânea (o que pode até ocorrer de maneira explosiva) segundo a reação:
2 H2O2→ 2 H2O + O2
O peroxido de hidrogênio é um composto instável, que pode ter sua decomposição acelerada com a luz, calor, meio alcalino, presença de íons metálicos como, por exemplo, Fe3+e Cu2+. Então para evitar a sua decomposição, o peroxido de hidrogênio deve ser conservado em meio acido, em frascos escuros. Assim evitando que ele reaja.
![]() |
Retrato de Thenard Louis Jacques |
O peróxido de hidrogênio é um dos oxidantes mais versáteis que existe superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio; através de catálise, O H2O2 pode ser convertido em radical hidroxila (OH) com reatividade inferior apenas ao flúor . Listando os oxidantes mais poderosos e os associando aos seus respectivos potenciais padrão (em V) tem-se: flúor (3,0), radical hidroxila (2,8), ozônio (2,1), peróxido de hidrogênio (1,77),permanganato de potássio (1,7).
Obtendo o Peróxido de hidrogênio
Peróxido de hidrogênio pode ser obtido através da reação de um peróxido com água, ou com algum ácido.
![]() |
Reação entre o peróxido e a água formando base e peróxido de hidrogênio (H2O2), e a reação entre o peróxido e algum ácido formando sal e peróxido de hidrogênio. |
Exemplos:
Usos do peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio começou a ser comercializado no século 19, e sua produção mundial vem aumentando a cada ano. Acredita-se que o peróxido de hidrogênio, na forma isolada ou combinada, seja um dos reagentes mais empregados nas mais diversas aplicações. Por isso dependendo da utilização, deve se conduzir o peroxido de hidrogênio com segurança e responsabilidade a fim de se evitar riscos de queimas e explosões.
O peróxido de hidrogênio tem diversas utilidades nas indústrias, podendo ser usado nos processos de branqueamento de tecidos e papeis, controle da poluição do ar, e tratamento de solos contaminados por hidrocarbonetos (como por exemplo: resíduo de petróleo, solventes e pesticidas ). Pois é mais barato e oferece bons resultados.
![]() |
A água oxigenada vendida comercialmente é uma mistura diluída de peróxido de hidrogênio, que geralmente é usada como antisséptico. |
Peróxido de hidrogênio e a chuva ácida
O Peróxido de hidrogênio é reconhecidamente citado como o oxidante mais eficiente na conversão de SO2 em SO-24, um dos maiores responsáveis pela chuva ácida. Estudos têm demonstrado que a formação de peróxido de hidrogênio pode estar relacionada com a presença de espécies químicas, tais como SO-24,NO-3 e H+, nível de precipitação das chuvas, temperatura, direção do vento, intensidade da radiação solar e etc. Acredita-se também que as descargas elétricas (raios) contribuem para incrementar a sua concentração. De fato, amostras de águas de chuva coletadas antes e depois de um temporal com raios e trovões, indicaram a presença de H2O2.
![]() |
Monumento danificado pela chuva ácida |
Referências
- Química Geral Volume 1 , Ricardo Feltre e Setsuo Yoshinaga ,Editora Moderna
- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000300015 (revista- Química Nova - vol.26- no.3-São Paulo- May/June 2003)
- http://www.thefreedictionary.com/Thenard+Louis+Jacques (Acessado em 19/07/2013 as 12:55)
- Química Geral, Volume 1, 6º edição, editora moderna, 2004
- http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm (Acessado em 22/07/2013 as 11:27)
Sobre o autor

Marcadores :
quimica-inorganica
1 Comentários de "Peróxido de Hidrogênio - Obtenção e Usos"
Muito bom e oportuno
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)