-->

Peróxido de Hidrogênio - Obtenção e Usos

Descoberto pelo cientista francês Thenard Louis Jacques em 1818, o peróxido de hidrogênio (H2O2ou H–O- O-H) é um líquido incolor muito instável, que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada. Esse composto se decompõe de maneira rápida e espontânea (o que pode até ocorrer de maneira explosiva) segundo a reação:

2 H2O2→ 2 H2O + O2

O peroxido de hidrogênio é um composto instável, que pode ter sua decomposição acelerada com a luz, calor, meio alcalino, presença de íons metálicos como, por exemplo, Fe3+e Cu2+. Então para evitar a sua decomposição, o peroxido de hidrogênio deve ser conservado em meio acido, em frascos escuros. Assim evitando que ele reaja.


retrato thenard louis jacques peroxido hidrogenio uso image
Retrato de Thenard Louis Jacques
O peróxido de hidrogênio é um dos oxidantes mais versáteis que existe superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio; através de catálise, O H2O2 pode ser convertido em radical hidroxila (OH) com reatividade inferior apenas ao flúor . Listando os oxidantes mais poderosos e os associando aos seus respectivos potenciais padrão (em V) tem-se: flúor (3,0), radical hidroxila (2,8), ozônio (2,1), peróxido de hidrogênio (1,77),permanganato de potássio (1,7).

Obtendo o Peróxido de hidrogênio


Peróxido de hidrogênio pode ser obtido através da reação de um peróxido com água, ou com algum ácido.

reaçao peroxido agua formando base hidrogenio
Reação entre o peróxido e a água formando base e peróxido de hidrogênio (H2O2), e a reação entre o peróxido e algum ácido formando sal e peróxido de hidrogênio.

Exemplos:

reaçao peroxido bario formando base sulfato hidrogenio
Reação entre o peróxido de bário (Ba2O2) e a água formando o hidróxido de bário (BaOH) e o peróxido de hidrogênio, e a reação entre o peróxido de sódio e o ácido sulfúrico (H2SO4) formando o sulfato de bário (BaSO4) e o peróxido de hidrogênio.

reaçao peroxido sodio formando base sulfato hidrogenio
Reação entre o peróxido de sódio (Na2O2) e a água formando o hidróxido de sódio (NaOH) e o peróxido de hidrogênio, e a reação entre o peróxido de sódio e o ácido sulfúrico (H2SO4) formando o sulfato de sódio (Na2SO2) e o peróxido de hidrogênio.

Usos do peróxido de hidrogênio


O peróxido de hidrogênio começou a ser comercializado no século 19, e sua produção mundial vem aumentando a cada ano. Acredita-se que o peróxido de hidrogênio, na forma isolada ou combinada, seja um dos reagentes mais empregados nas mais diversas aplicações. Por isso dependendo da utilização, deve se conduzir o peroxido de hidrogênio com segurança e responsabilidade a fim de se evitar riscos de queimas e explosões.

O peróxido de hidrogênio tem diversas utilidades nas indústrias, podendo ser usado nos processos de branqueamento de tecidos e papeis, controle da poluição do ar, e tratamento de solos contaminados por hidrocarbonetos (como por exemplo: resíduo de petróleo, solventes e pesticidas ). Pois é mais barato e oferece bons resultados.

agua oxigenada garrafa peroxido hidrogenio uso
A água oxigenada vendida comercialmente é uma mistura diluída de peróxido de hidrogênio, que geralmente é usada como antisséptico.

Peroxido de hidrogênio no combate de doenças


O peróxido de hidrogênio é usado como desinfetante para combater bactérias, fungos e vírus. O produto é eficaz contra a maioria das doenças infecciosas, como a gripe, pneumonia, tuberculose, salmonelose, mononucleose e toxoplasmose.

Também é usado para prevenir e tratar feridas, infecções de pele, infecções por fungos e infecções por bactérias. Além disso, o peróxido de hidrogênio também tem sido usado como tratamento para muitos tipos de câncer, como o câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pulmão.

Peroxido de hidrogênio no clareamento dental

 
O Peróxido de Hidrogênio é um dos principais ingredientes dos kits de clareamento dental, pois possui propriedades clareadoras. O seu uso para clareamento dental é bastante comum nos dias de hoje, sendo muitas vezes a primeira escolha por parte dos profissionais e também dos consumidores.

peroxido hidrogênio clareamento dental

O Peróxido de Hidrogênio tem a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas dos dentes, onde se encontram as manchas e pigmentações. Ao reagir com a matriz orgânica dos dentes, o Peróxido de Hidrogênio consegue oxidar e quebar as moléculas que formam estas manchas, tornando-as menos visíveis.

O Peróxido de Hidrogênio no clareamento dental pode ser usado de várias formas. Ele pode ser encontrado em géis de clareamento, pastas dentais e sistemas de uso doméstico. Além disso, também pode ser aplicado em consultórios dentários, onde profissionais qualificados podem aplicar o produto de maneira profissional e segura.

No entanto, é importante ter em mente que o uso do Peróxido de Hidrogênio no clareamento dental pode produzir alguns efeitos colaterais, como sensibilidade e desconforto nos dentes e boca. Portanto, é importante consultar um dentista antes de iniciar qualquer tratamento de clareamento dental. Além disso, é fundamental seguir as instruções de uso fornecidas pelo profissional.

Uso do peroxido de hidrogênio nas piscinas


O peróxido de hidrogênio é um produto químico muito útil para a limpeza de piscinas. Ele pode ser usado para destruir bactérias e outros microrganismos na água da piscina, assim como para clarear a água e remover manchas e outros contaminantes. O peróxido de hidrogênio também pode ajudar a reduzir a acidez da água da piscina. Para usar o peróxido de hidrogênio com segurança na piscina, é importante seguir as instruções do fabricante do produto.

uso peroxido de hidrogênio piscinas

A concentração recomendada é de cerca de 0,5 a 1 parte de peróxido para cada mil partes de água da piscina. O produto deve ser adicionado à água da piscina lentamente e uniformemente, para evitar que a água seja subitamente liberada de peróxido.

O tempo recomendado para a exposição da água à concentração de peróxido é de cerca de 30 minutos. Após este tempo, a água da piscina deve ser esvaziada e enchida com água limpa.

É importante lembrar que o peróxido de hidrogênio é um produto químico muito poderoso e precisa ser usado com cuidado. A exposição excessiva à água pode danificar o revestimento da piscina e causar queimaduras em pele e olhos. Além disso, o peróxido de hidrogênio pode reagir com outros produtos químicos, como cloro, formando substâncias tóxicas. Portanto, é importante consultar um profissional antes de usar o peróxido de hidrogênio na piscina.

Vaporização de peróxido de hidrogênio


Quando o Peróxido de Hidrogênio é vaporizado, seu processo de decomposição é acelerado. Isso significa que os átomos de oxigênio são separados e liberados na forma de vapor. O vapor é bastante volátil e pode ser facilmente absorvido por outras substâncias.

Usos peroxido de hidrogênio

O vapor de Peróxido de Hidrogênio é muito utilizado em aplicações industriais, como o tratamento de água, em que é usado como agente desinfetante. Também é usado em processos químicos, como a oxidação e a produção de produtos químicos.

O vapor de Peróxido de Hidrogênio também pode ser usado para fins medicinais, como para tratar queimaduras, feridas, infecções e outras condições de pele. Além disso, é usado em cosméticos para ajudar a clarear a pele e para ajudar a remover manchas de acne.

No entanto, é importante notar que o vapor de Peróxido de Hidrogênio é extremamente tóxico e pode ser perigoso para a saúde, especialmente quando é inalado. Por isso, devem ser tomadas medidas de segurança apropriadas quando se trabalha com o produto.

Peroxido de hidrogênio vantagens e desvantagens de seu uso


O peroxido de hidrogênio tem como vantagem sua forte ação oxidante que pode ser bem útil na remoção de materiais orgânicos e materiais contaminantes das águas residuais.Além disso, ele também é um agente poderoso na remoção de odor e na desinfecção de água. Esse reagente é também desinfetante biodegradável, o que significa que não causa danos ao meio ambiente.

No entanto, o uso do peroxido de hidrogênio pode também oferecer algumas desvantagens, pois esse composto pode reagir com outras substâncias químicas, incluindo sais, ácidos e materiais orgânicos, para formar produtos químicos tóxicos e poluentes.

Além disso, o peróxido de hidrogênio pode ser corrosivo para tubulações e equipamentos se não for usado e armazenado corretamente.

Peróxido de hidrogênio e a chuva ácida


O Peróxido de hidrogênio é reconhecidamente citado como o oxidante mais eficiente na conversão de SO2 em SO-24, um dos maiores responsáveis pela chuva ácida. Estudos têm demonstrado que a formação de peróxido de hidrogênio pode estar relacionada com a presença de espécies químicas, tais como SO-24,NO-3 e H+, nível de precipitação das chuvas, temperatura, direção do vento, intensidade da radiação solar e etc. Acredita-se também que as descargas elétricas (raios) contribuem para incrementar a sua concentração. De fato, amostras de águas de chuva coletadas antes e depois de um temporal com raios e trovões, indicaram a presença de H2O2.

monumento danificado pela chuva acida peroxido hidrogenio
Monumento danificado pela chuva ácida

Referências

  • Química Geral Volume 1 , Ricardo Feltre e Setsuo Yoshinaga ,Editora Moderna
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000300015 (revista- Química Nova - vol.26- no.3-São Paulo- May/June 2003)
  • http://www.thefreedictionary.com/Thenard+Louis+Jacques (Acessado em 19/07/2013 as 12:55)
  • Química Geral, Volume 1, 6º edição, editora moderna, 2004
  • http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm (Acessado em 22/07/2013 as 11:27)
  • https://www.garrandentalwoden.com.au/how-to-whiten-teeth-with-hydrogen-peroxide/ (acessado em 29/03/2023 as 19:42)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

1 Comentários de "Peróxido de Hidrogênio - Obtenção e Usos"

14 de julho de 2018 às 11:46

Muito bom e oportuno

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top