-->

Processo de Produção do Licor Amarula: Conheça o que é e Como é Feito

Amarula, o prestigiado licor cremoso sul-africano, é um testemunho dos abundantes recursos naturais do país e do seu compromisso com a maestria artesanal. Criado a partir da exótica fruta indígena marula, essa bebida conquistou admiradores locais e internacionais.

Processo de Produção do Licor Amarula: Conheça o que é e Como é Feito

Neste artigo, aprofundamo-nos na história intrigante e no processo de produção dessa bebida única, explorando seu profundo significado cultural e a maestria artística meticulosa que permeia cada garrafa dessa esplendida bebida.

História da Amarula


A fascinante história da Amarula tem início nas vastas e férteis regiões da África Subsaariana, onde a majestosa árvore marula, conhecida como Sclerocarya birrea, reina soberana. Durante séculos, esta árvore desempenhou um papel central na cultura local, envolvendo-se em lendas, tradições e práticas ancestrais.

Comumente chamada de "Árvore do Elefante", devido à sua ligação afetuosa com o majestoso paquiderme africano, a marula sempre ocupou um lugar de destaque no imaginário e na vida das comunidades locais.

Árvore Marula, a famosa árvore do elefante

Entre os povos indígenas da África do Sul, a fruta marula detém um profundo significado cultural, transcrito em folclores e rituais que permeiam a tradição oral. Acredita-se que a fruta fermentada possua propriedades místicas, sendo utilizada em cerimônias e festividades como um símbolo de fertilidade, abundância e cura. Inspirada por essa rica herança cultural, a Amarula surge como uma homenagem à árvore marula e sua história milenar.

O nascimento do produto, em 1989, marca um capítulo singular na história dos licores. Longe de ser uma entrada óbvia no mercado, a Amarula surge como um licor cremoso elaborado a partir dos frutos da árvore marula.

Uma revolução sensorial, visto que a viscosidade do líquido pouco se assemelhava ao ingrediente original. Tradições antigas cederam lugar à inovação, quando a Southern Liqueur Company da África do Sul, desde 1983, destilou a fruta para criar uma bebida espirituosa límpida, que eventualmente foi envelhecida em barris por dois anos.

Esse líquido, então, revelou tonalidades surpreendentes, especialmente quando combinado com creme, resultando em uma experiência de sabor única, com uma sutileza terrosa e uma doçura envolvente, que cativou paladares em todo o mundo.

O sucesso da Amarula transcendeu fronteiras, conquistando o mercado internacional a partir de 1994, com destaque para sua entrada no Brasil. O Amarula Trust foi estabelecido em 2008, solidificando o compromisso da marca com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Em 2014, em celebração ao seu 25º aniversário, a marca lançou o Amarula Gold, seguido pela emblemática garrafa Jabulani dois anos mais tarde.

Novos sabores foram introduzidos em 2018 e 2019, enquanto o Amarula Café Etíope encantou a Europa em 2020. Em 2021, a marca passou por uma reformulação, mantendo-se fiel à sua essência e compromisso com a excelência.

A fruta marula, ingrediente nobre que dá vida a este exuberante licor, floresce nas planícies subequatoriais da África há milênios, com evidências de seu consumo que remontam a 10.000 a.C. Curiosamente, as árvores marula têm sua própria vontade, crescendo apenas onde desejam e desafiando os esforços de cultivo humano.

Processo de produção da Amarula


A Amarula, um licor cremoso exclusivo da África do Sul, é conhecida por sua textura rica e aveludada, derivada da exótica fruta marula. Abaixo, segue um guia passo a passo sobre como essa deliciosa bebida é cuidadosamente produzida:

Colheita da Fruta Marula


O processo tem início com a colheita manual dos frutos da marula, um ritual realizado pelas mulheres do Limpopo, durante o auge do verão. A fruta marula, com sua cor amarela vibrante e sabor cítrico com notas cremosas de nozes, é exclusivamente produzida pela árvore marula fêmea.

Colheita da Fruta Marula - processo produção amarula

Preparação da Fruta


Após a colheita, os frutos são levados para a fábrica da Amarula, localizada nos arredores de Phalaborwa. Lá, os frutos são descaroçados e a polpa branca e fibrosa é cuidadosamente esmagada.

Preparação da polpa da marula amarula processo de prdução

Fermentação


A polpa triturada é transferida para tanques de resfriamento, onde é cuidadosamente controlada para evitar fermentação descontrolada. Posteriormente, é transferida para as caves de fermentação, onde passa por um processo similar ao da vinificação.

processo de fermentação da amarula

Destilação e Envelhecimento 


Após a fermentação, a polpa é transportada para Western Cape, onde é destilada para criar a "aguardente" de marula. Em seguida, essa aguardente é cuidadosamente envelhecida em barris de carvalho francês por pelo menos dois anos, onde desenvolve suas características distintas e complexas.

Destilação e envelhecimento da amarula

Infusão de Creme de Leite


A etapa final do processo produtivo envolve a infusão do creme de leite, conferindo à Amarula sua textura rica e aveludada. Além disso, durante essa fase, podem ser adicionados ingredientes extras para criar variações de sabores, como Amarula Vanilla Spice ou Amarula Ethiopian Coffee.

Engarrafamento e Distribuição


Uma vez preparada, a Amarula é engarrafada e está pronta para distribuição. Vendida em mais de 100 países ao redor do mundo, a Amarula conquista paladares com sua singularidade e qualidade inigualável.

Engarrafamento e Distribuição da amarula processo produção

Referências


  • https://foodiemag.co.za/the-history-and-production-of-amarula-a-famous-south-african-cream-liqueur/ ( acessado em 23/01/2024 as 12:27)
  • https://amarula.com/our-story/ ( acessado em 27/01/2024 as 11:34)
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Amarula ( acessado em 27/01/2024 as 11:38)
  • https://outsidethewinebox.com/best-amarula-cocktails/ ( acessado em 27/01/2024 as 11:42)
  • https://www.forbes.com/sites/bradjaphe/2023/03/26/how-did-amarula-become-the-worlds-most-popular-cream-liqueur/?sh=60040f9510a9 ( acessado em 27/01/2024 as 11:44)
  • https://www.youtube.com/watch?v=6-iMymHSxA8 ( acessado em 27/01/2024 as 11:49)
  • https://www.iinfo.co.za/content/making-amarula ( acessado em 27/01/2024 as 11:53)
  • https://www.willdrinkfortravel.com/posts/amarula-an-african-original ( acessado em 27/01/2024 as 11:54)
  • https://m.magazineluiza.com.br/licor-amarula-750ml-original-virtual/p/kck3gj3hhg/me/lcor/ ( acessado em 27/01/2024 as 11:59)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Processo de Produção do Licor Amarula: Conheça o que é e Como é Feito"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top