-->

O que é Plastisol? – Historia, Usos e Aplicações

Plastisol é uma dispersão coloidal de pequenas partículas de polímero, geralmente cloreto de polivinila (PVC), em um plastificante líquido. Quando aquecidas a cerca de 180°C (356°F), as partículas de plástico absorvem o plastificante, fazendo com que inchem e se fundam formando um gel viscoso. Uma vez resfriado abaixo de 60°C (140°F), ele se torna um produto sólido flexível e permanentemente plastificado.

O que é Plastisol? – Historia, Usos e Aplicações

Plastisol é considerado um polímero líquido termoplástico, pois é originalmente um líquido à temperatura ambiente e pode ser derramado em um molde. Quando aquecidos à temperatura correta em um forno de moldagem por imersão, os componentes do plastisol se fundem para criar um produto sólido.

História do Plastisol


A trajetória do Plastisol remonta à Alemanha, onde foi concebido por volta de 1910 como uma dispersão coloidal de pequenas partículas de polímero, notavelmente cloreto de polivinila (PVC), em um plastificante líquido. Durante a Segunda Guerra Mundial, diante da escassez de borracha devido ao seu racionamento militar, o Plastisol emergiu como uma alternativa viável.

O processo de transformação é desencadeado pelo aquecimento das partículas de plástico a aproximadamente 180°C (356°F), absorvendo o plastificante e resultando na formação de um gel viscoso. Ao resfriar abaixo de 60°C (140°F), o Plastisol adquire uma forma sólida, flexível e permanentemente plastificada.

A versatilidade dos plastisóis comerciais se destaca na sua afinidade com pigmentos e corantes, proporcionando produtos acabados vibrantes em cores. Antes de sua cura, eles se comportam como líquidos, permitindo fácil despejo em moldes, utilização em revestimentos por imersão ou como tinta têxtil para serigrafia.

Após a cura, o Plastisol adquire uma consistência flexível e emborrachada, sendo frequentemente empregado em revestimentos, especialmente em aplicações externas, como telhados e móveis, ou em punhos de ferramentas. Empresas notáveis, como a Mattel Toys nas décadas de 1960 e 1970, incorporaram o Plastisol na fabricação de brinquedos icônicos como Barbie e Chatty Cathy.

Usos comuns do plastisol


Plastisol é um material versátil que é utilizado em diversas aplicações. Alguns usos comuns do plastisol incluem:

  1. Serigrafia para camisetas: Plastisol é comumente usado como tinta para serigrafia em têxteis, principalmente para impressão de gráficos opacos em tecidos escuros.
  2. Desenvolvimento de produtos médicos: Plastisol é utilizado no desenvolvimento de produtos médicos, como cânulas nasais e tubos endotraqueais.
  3. Punhos moldados para ferramentas: Plastisol é usado para criar punhos moldados para cabos de alicates e outras ferramentas, proporcionando uma pegada confortável e antiderrapante.
  4. Peças de brinquedos: O Plastisol é utilizado na fabricação de peças de brinquedos, proporcionando flexibilidade e durabilidade.
  5. Colheres para bebês: Plastisol é usado para fazer colheres para bebês, garantindo uma alimentação macia e segura.
  6. Instalações hidráulicas e elétricas: O Plastisol é utilizado na produção de instalações hidráulicas e elétricas, proporcionando isolamento e proteção.
  7. Pára-choques: Plastisol é utilizado para criar pára-choques para diversas aplicações, como equipamentos automotivos e industriais.
  8. Revestimento dos punhos das ferramentas: Plastisol é usado para revestir os punhos das ferramentas, proporcionando uma aderência macia e confortável para melhor manuseio.
  9. Puxadores de móveis: O Plastisol é utilizado para revestir puxadores de móveis, aumentando sua aderência e durabilidade.
  10. Equipamento de playground: Plastisol é usado para revestir equipamentos de playground adequados para crianças, proporcionando uma superfície segura e acolchoada.

Estes são apenas alguns exemplos das muitas aplicações do plastisol. Sua versatilidade e capacidade de fornecer flexibilidade, durabilidade e aderência tornam-no uma escolha popular em vários setores.

Exemplos de produtos que utilizam revestimentos de plastisol


Os revestimentos plastisol são utilizados em diversos produtos e aplicações. Aqui estão alguns exemplos de produtos que utilizam revestimentos de plastisol:

  1. Produtos industriais: Os revestimentos de plastisol são comumente usados em aplicações industriais para fornecer proteção durável contra corrosão e desgaste.
  2. Peças metálicas: Os revestimentos de plastisol são usados para revestir peças metálicas, proporcionando resistência à corrosão e a produtos químicos.
  3. Vidro e cerâmica: Revestimentos de plastisol podem ser usados para revestir vidro e cerâmica, adicionando um acabamento liso à superfície.
  4. Ferramentas: Revestimentos de plastisol são usados para revestir ferramentas, proporcionando uma sensação macia e emborrachada e código de cores para fácil identificação. Eles também facilitam o manuseio de ferramentas críticas em climas quentes, frios, chuvosos e com neve.
  5. Equipamento de playground: Revestimentos de plastisol são usados para revestir equipamentos de playground, proporcionando uma superfície segura e acolchoada para as crianças brincarem.
  6. Peças automotivas: Os revestimentos de plastisol são usados para revestir peças automotivas, proporcionando proteção contra corrosão e desgaste.
  7. Produtos médicos: Os revestimentos de plastisol são utilizados no desenvolvimento de produtos médicos, como cânulas nasais e tubos endotraqueais, proporcionando uma superfície macia e segura para os pacientes.
  8. Puxadores de móveis: Revestimentos de plastisol são utilizados para revestir puxadores de móveis, aumentando sua aderência e durabilidade.
Estes são apenas alguns exemplos dos muitos produtos que utilizam revestimentos de plastisol. A durabilidade, a resistência à corrosão e a capacidade do Plastisol de fornecer uma superfície macia e segura tornam-no uma escolha bem popular para diversas aplicações como essa citadas acima.

Vantagens do uso do plastisol em relação a outros tipos de revestimentos


Os revestimentos Plastisol apresentam uma série de benefícios distintos em comparação com outros tipos de revestimentos. Abaixo, destacamos algumas das principais vantagens:

  1. Corrosão e resistência química: Os revestimentos de plastisol fornecem excelente proteção contra corrosão e danos químicos, tornando-os ideais para aplicações onde a superfície revestida é exposta a ambientes agressivos.
  2. Ampla gama de acabamentos e texturas: Os revestimentos Plastisol podem ser personalizados para obter uma variedade de acabamentos e texturas, permitindo maior flexibilidade de design e apelo estético.
  3. Baixo custo e desperdício mínimo: O revestimento por imersão Plastisol é um processo econômico que produz desperdício mínimo, tornando-o uma escolha eficiente para aplicações de revestimento.
  4. Conforto e durabilidade: Os revestimentos de plastisol podem aumentar o conforto e a durabilidade das superfícies revestidas. Por exemplo, quando usados em malhas metálicas em materiais de gaiolas, os revestimentos de plastisol os tornam mais confortáveis, resistentes a danos causados pela mastigação e menos propensos à corrosão.
  5. Resistência à abrasão: Os revestimentos de plastisol proporcionam excelente resistência à abrasão, protegendo a superfície revestida do desgaste.
  6. Propriedades retardadoras de chamas: Os revestimentos Plastisol são retardadores de chamas, tornando-os adequados para aplicações onde a segurança contra incêndio é uma preocupação.
  7. Eliminação de rebarbas: O revestimento por imersão com plastisol elimina a necessidade de rebarbar materiais de base, economizando tempo e esforço no processo de revestimento.
  8. Proteção contra cortes e arranhões: Os revestimentos de plastisol protegem a superfície revestida contra cortes, amassados e arranhões que podem enfraquecer sua integridade estrutural ao longo do tempo.
  9. Altos níveis de resistência à corrosão: Os revestimentos Plastisol são conhecidos por seus níveis extremamente altos de resistência à corrosão, proporcionando proteção duradoura à superfície revestida.
Os revestimentos de plastisol são bem conhecidos por oferecerem uma combinação de benefícios protetores, estéticos e funcionais que os tornam uma escolha popular para diversas aplicações de revestimento.

Desvantagens de usar plastisol em relação a outros tipos de revestimentos


De acordo com os resultados da pesquisa, os revestimentos de plastisol apresentam diversas vantagens, mas poucas desvantagens. A principal desvantagem do uso do plastisol em relação a outros tipos de revestimentos é que ele não é tão ecologicamente correto quanto alguns outros revestimentos. Os revestimentos de plastisol contêm PVC, que não é biodegradável e pode liberar produtos químicos nocivos quando queimado.

Além disso, os revestimentos de plastisol podem não ser adequados para certas aplicações onde é necessário um revestimento mais fino, pois são mais espessos e mais flexíveis do que muitas tintas e revestimentos em pó.

No entanto, estas desvantagens são relativamente pequenas em comparação com os muitos benefícios da utilização de revestimentos de plastisol, tais como resistência à corrosão e química, ampla gama de acabamentos e texturas, rentabilidade, conforto e durabilidade, resistência à abrasão, propriedades retardantes de chama, eliminação de rebarbas, e proteção contra cortes e arranhões.

Os revestimentos de plastisol costumam ser uma opção versátil e durável para diversas aplicações de revestimento, com poucas desvantagens significativas.

Considerações ambientais ao usar revestimentos de plastisol


Os revestimentos de plastisol apresentam considerações ambientais que merecem atenção cuidadosa. Abaixo, destacamos alguns pontos essenciais a serem ponderados:

  1. À base de hidrocarbonetos: O Plastisol é à base de hidrocarbonetos, o que significa que o seu impacto ambiental deve ser examinado.
  2. Pouco desperdício: Os revestimentos de plastisol produzem poucos resíduos, o que os torna uma escolha mais ecológica do que alguns outros revestimentos.
  3. Durabilidade: A extrema durabilidade do Plastisol significa que ele adiciona proteção tremenda e duradoura aos itens que reveste. Este ciclo de vida mais longo significa que as peças e os produtos se deterioram muito mais lentamente, atrasando substancialmente a necessidade de substituições e reduzindo o desperdício geral.
  4. Poluição e emissões: A maioria dos problemas ambientais relacionados com os revestimentos de plastisol devem-se principalmente à poluição e às emissões provenientes do processo de fabrico.
  5. Conteúdo de PVC: Os revestimentos de plastisol contêm PVC, que não é biodegradável e pode liberar produtos químicos nocivos quando queimado.
  6. Resistência à contaminação orgânica: O Plastisol é resistente à contaminação orgânica, resistindo ao crescimento de mofo e bolor, o que pode ser benéfico em determinadas aplicações.
No geral, embora os revestimentos de plastisol tenham algumas considerações ambientais, eles ainda são uma escolha econômica e versátil para diversas aplicações de revestimento. A durabilidade e proteção que proporcionam podem ajudar a reduzir o desperdício e prolongar o ciclo de vida dos itens revestidos. Contudo, é importante considerar o conteúdo de PVC e o processo de fabricação ao avaliar o impacto ambiental dos revestimentos de plastisol.

Durabilidade do plastisol em relação a outros tipos de revestimentos


Os revestimentos Plastisol destacam-se pela notável durabilidade e proteção de longa duração que oferecem. A seguir, exploraremos algumas formas nas quais a resistência do plastisol se equipara e, muitas vezes, supera outros tipos de revestimentos:

  1. Espessura e flexibilidade: Plastisol é mais espesso e flexível do que muitas tintas e revestimentos em pó, com boa adesão superficial. Esta espessura e flexibilidade contribuem para a sua durabilidade e capacidade de resistir ao desgaste.
  2. Resistência à corrosão: Os revestimentos de plastisol são conhecidos por apresentarem níveis extremamente elevados de resistência à corrosão, formando uma barreira resistente e praticamente indestrutível contra os elementos.
  3. Longevidade: Os revestimentos de plastisol não são apenas duradouros, mas também prolongam a vida útil dos produtos e peças que protegem. Este ciclo de vida mais longo significa que as peças e produtos se deterioram muito mais lentamente, atrasando substancialmente a necessidade de substituições.
  4. Resistência à abrasão: Os revestimentos de plastisol proporcionam excelente resistência à abrasão, protegendo a superfície revestida do desgaste.
  5. Proteção contra cortes e arranhões: Os revestimentos de plastisol protegem o metal contra cortes, amolgadelas e arranhões que podem enfraquecer a integridade estrutural da ferramenta ao longo do tempo.
Como vimos acima, os revestimentos de plastisol são uma opção altamente durável para diversas aplicações de revestimento, proporcionando excelente proteção contra corrosão, abrasão e desgaste. Sua espessura, flexibilidade e longevidade os tornam uma escolha popular para aplicações onde a durabilidade é uma prioridade máxima.

Como a flexibilidade do plastisol se compara a outros tipos de revestimentos


Os revestimentos de plastisol são conhecidos pela sua flexibilidade e boa adesão superficial. Algumas características notáveis que destacam a flexibilidade do plastisol em relação a outros tipos de revestimentos incluem:

  1. Espessura e Flexibilidade: Em comparação com muitas tintas e revestimentos em pó, o plastisol exibe uma maior espessura e flexibilidade. Essas qualidades não apenas contribuem para sua durabilidade, mas também para sua capacidade de resistir ao desgaste ao longo do tempo.
  2. Altamente Resistente: Os revestimentos Plastisol são reconhecidos pela sua resistência excepcional, tornando-os uma escolha ideal para superfícies expostas a ambientes agressivos.
  3. Versatilidade: A capacidade do plastisol de ser personalizado para uma variedade de acabamentos e texturas destaca sua versatilidade. Essa flexibilidade de design permite uma ampla gama de opções estéticas.
  4. Economia: O processo de revestimento por imersão em plastisol destaca-se por sua eficiência econômica, gerando um mínimo de desperdício. Essa eficiência faz dele uma escolha econômica e sustentável para várias aplicações de revestimento.
Embora a comparação direta com outros revestimentos possa ser complexa, os resultados das pesquisas feitas com polímero enfatizam que os revestimentos de plastisol são reconhecidos por sua flexibilidade, espessura e aderência superficial superior. Essas propriedades não apenas promovem a durabilidade do material, mas também o tornam uma opção popular para uma variedade de aplicações de revestimento.

Referências


  • https://en.wikipedia.org/wiki/Plastisol (acessado em 31/08/2023 as 16:20)
  • https://latem.com/blog/choosing-a-coating-when-to-use-plastisol.htm (acessado em 31/08/2023 as 16:22)
  • https://latem.com/blog/what-exactly-is-plastisol.htm (acessado em 31/08/2023 as 16:24)
  • https://latem.com/blog/Why-Use-Plastisol-Coatings.htm (acessado em 31/08/2023 as 16:30)
  • https://www.baerlocher.com/applications/pvc/plastisol-applications/ (acessado em 31/08/2023 as 16:33)
  • https://coatingsystems.com/coating-systems-explains-advantages-plastisol-coating/ (acessado em 31/08/2023 as 16:35)
  • https://www.linkedin.com/pulse/durable-dip-coatings-plastisol-industrial-mark-stewart (acessado em 31/08/2023 as 16:39)
  • https://www.piper-plastics.com/2017/12/14/what-is-plastisol/ (acessado em 31/08/2023 as 16:41)
  • https://www.precisioncoatingtech.com/blog/the-top-plastisol-coating-advantages-and-applications/ (acessado em 31/08/2023 as 16:47)
  • https://www.precisiondipcoating.com/is-plastisol-coating-eco-friendly (acessado em 31/08/2023 as 16:50)
  • https://www.precisiondipcoating.com/plastisol-coating-and-the-environment (acessado em 31/08/2023 as 17:03)
  • https://www.precisiondipcoating.com/services/plastisol-coatings (acessado em 31/08/2023 as 17:10)
  • https://www.precisiondipcoating.com/the-advantages-of-plastisol-coating (acessado em 31/08/2023 as 17:12)
  • https://www.precisiondipcoating.com/the-origin-of-plastisol (acessado em 31/08/2023 as 17:14)
  • https://www.precisiondipcoating.com/top-6-uses-for-plastisol-coating (acessado em 31/08/2023 as 17:16)
  • https://www.precisiondipcoating.com/your-guide-to-plastisol-coatings (acessado em 31/08/2023 as 17:20)
  • https://www.theprotechgroup.com/why-choose-plastisol-coatings/ (acessado em 31/08/2023 as 17:25)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Plastisol? – Historia, Usos e Aplicações"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top