-->

O que é Agenda 2030 da ONU?: Objetivos e Metas Sustentaveis ODS

A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação global que visa fazer do mundo um lugar melhor e mais sustentavel para todos os povos e nações. Esse plano basicamente busca erradicar a fome e a pobreza, fortalecer os direitos humanos, acabar com a desigualdade de gênero, e fazer do mundo um lugar melhor protegendo os recursos naturais do nosso planeta. Além disso, esse plano global também tem outras metas muito importantes para o nosso planeta.

O que é Agenda 2030 da ONU?: Objetivos e Metas Sustentaveis ODS

A agenda 2030 está fortemente relacionada com o desenvolvimento sustentável, pois as suas metas visam principalmente um desenvolvimento sustentável, que seja benefico para todos os povos e nações. De forma resumida, essas metas visam promover a diminuição da desigualdade social, proteção e restauração do meio ambiente, uso sustentavel dos recursos naturais, e a paz entre as nações.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Este plano global, também é conhecido como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelece um conjunto de 17 metas ambiciosas, a serem alcançadas até o ano de 2030. Cada uma dessas metas tem como objetivo promover um mundo mais justo, equitativo e sustentável. Vamos explorar um pouco mais sobre cada uma delas:

  1. Acabar com a pobreza no mundo: Este é um dos principais objetivos, buscando eliminar a pobreza extrema em todas as suas formas. Isso inclui a garantia de acesso a recursos básicos como alimentação, abrigo e assistência médica.
  2. Acabar com a fome e promover a agricultura sustentável: Visa não apenas eliminar a fome, mas também garantir que a produção de alimentos seja sustentável e acessível a todos, enquanto promove práticas agrícolas que não prejudiquem o meio ambiente.
  3. Saúde de qualidade: Assegurar que todas as pessoas, em todas as idades, tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, promovendo uma vida saudável e bem-estar.
  4. Educação de qualidade: Busca garantir que a educação seja inclusiva, equitativa e de qualidade, proporcionando oportunidades de aprendizado ao longo da vida.
  5. Igualdade de gênero: Promover a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, reconhecendo a importância de uma sociedade justa e equitativa.
  6. Água limpa e saneamento: Visa garantir o acesso universal a água potável e saneamento básico, além de promover uma gestão sustentável dos recursos hídricos.
  7. Energia acessível e limpa: Busca assegurar que todos tenham acesso a fontes de energia limpa e sustentável, contribuindo para um desenvolvimento econômico mais sustentável.
  8. Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo, com emprego pleno e produtivo para todos.
  9. Indústria, inovação e infraestrutura: Busca promover a industrialização sustentável e fomentar inovações que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
  10. Redução das desigualdades: Visa reduzir as desigualdades dentro e entre os países, promovendo uma distribuição mais equitativa dos recursos.
  11. Cidades e comunidades sustentáveis: Busca tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, considerando o crescimento populacional urbano.
  12. Consumo e produção responsáveis: Promover padrões de consumo e produção mais sustentáveis, reduzindo o desperdício e minimizando os impactos ambientais.
  13. Ação contra a mudança climática: Este objetivo é fundamental para combater as mudanças climáticas e seus impactos no clima global, buscando reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
  14. Vida debaixo d'água: Busca conservar e usar os recursos dos oceanos e mares de forma sustentável, considerando a importância da vida marinha e da saúde dos ecossistemas aquáticos.
  15. Vida sobre a terra: Promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, incluindo a gestão sustentável das florestas e a conservação da biodiversidade.
  16. Paz, justiça e instituições eficazes: Promover a paz, a justiça e instituições eficazes em todos os níveis, reconhecendo que esses elementos são essenciais para o desenvolvimento sustentável.
  17. Parcerias em prol das metas: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, reconhecendo que a cooperação internacional desempenha um papel fundamental na consecução dessas metas.

Cada um desses objetivos desempenha um papel crucial na construção de um mundo melhor para as gerações presentes e futuras, promovendo a igualdade, a justiça, o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em escala global. O caminho para alcançá-los exige esforços coordenados e ação coletiva em todos os setores da sociedade.

Para ajudar no cumprimento dessa metas, os governos (ou setor privado) podem contribuir para o desenvolvimento sustentável incentivando a reciclagem de resíduos. As crianças na escolas públicas (ou particulares) deveriam ser ensinadas desde cedo a importância da reciclagem e do descarte de lixo orgânico no local certo.

Quando a criança aprende bem cedo a cultura da reciclagem, e começa a praticar na escola colocando o lixo reciclável e lixo orgânico no seu devido lugar, futuramente ela vai se torna um adulto melhor com uma maior preocupação com o meio ambiente, e não vai descarta o lixo em qualquer lugar, logo não vai se torna um mal exemplo que nem vários adultos que jogam lixo nas ruas, nos rios, e em outros locais indevidos.

Essa cultura de coloca o lixo no lugar certo é algo que as crianças no Japão aprendem desde cedo, e nós já vimos um pouco dessa cultura durante as Copas do Mundo de 2014 e 2018, onde foram vistos os torcedores do Japão surpreendendo o mundo todo ao recolher o lixo no estádio ao fim das partidas.

Como uma empresa pode implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na prática?


A implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas exige um esforço concertado por parte das empresas para alinhar as suas práticas com estes objetivos globais. Aqui abaixo está um passo a passo prático para as empresas integrarem os ODS nas suas operações:

1 - Avalie as práticas atuais

Comece avaliando as políticas, os processos e o impacto existentes da sua empresa em diversas dimensões (ambiental, social e de governança). Identifique áreas onde sua empresa pode contribuir positivamente para os ODS e áreas que precisam de melhorias.

2 - Entenda as ODS

Familiarize-se com os 17 ODS e suas metas associadas. Cada objetivo aborda desafios globais específicos, como a pobreza, as alterações climáticas, a igualdade de género e a água potável. Reconhecer que os ODS estão interligados e que o progresso numa área pode influenciar outras.

3 - Estabeleça prioridades

Nem todos os objetivos são igualmente relevantes para todas as empresas. Priorize os ODS com base no seu setor, modelo de negócios e expectativas das partes interessadas. Concentre-se nas áreas onde sua empresa pode causar o impacto positivo mais significativo.

4 - Integrar os ODS na estratégia

Incorpore os ODS na estratégia geral da sua empresa. Certifique-se de que eles estejam alinhados com sua missão, visão e objetivos de longo prazo. Considere como alcançar ODS específicos pode aumentar a resiliência do seu negócio e criar valor.

5 - Envolva as partes interessadas

Envolva funcionários, clientes, fornecedores, investidores e comunidades locais em sua jornada para atingir os ODS. Busque feedback, colabore e construa parcerias para enfrentar coletivamente os desafios de sustentabilidade.

6 - Medir e monitorar o progresso

Desenvolver indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados aos ODS. Acompanhe e relate regularmente o progresso. A transparência é crucial – partilhe tanto os sucessos como as áreas a melhorar.

7 - Incorporar os ODS nas operações

Integre práticas sustentáveis nas operações diárias. Por exemplo:Reduza o consumo de energia e o desperdício. Promova a diversidade e a inclusão e garanta práticas éticas na cadeia de suprimentos. Apoie as comunidades locais através de iniciativas sociais.

8 - Inovar e adaptar

Incentivar a inovação para encontrar soluções criativas alinhadas com os ODS. Seja adaptável – as circunstâncias mudam e sua abordagem pode precisar de ajustes.

9 - Advogado e influência

Use a sua influência para defender políticas e práticas que apoiem os ODS. Colaborar com associações industriais, legisladores e sociedade civil para impulsionar mudanças sistêmicas.

10 - Reportar e comunicar

Publique um relatório anual de sustentabilidade que destaque o progresso da sua empresa em direção aos ODS. Comunique-se de forma transparente com as partes interessadas sobre seus esforços e desafios.

Lembre-se de que a implementação dos ODS não é uma tarefa única; é um compromisso contínuo. Ao integrar a sustentabilidade nas suas práticas empresariais, você contribui para um mundo mais equitativo e resiliente para as gerações atuais e futuras.

Referências


  • https://gtagenda2030.org.br/what-is-the-2030-agenda/ ( acessado em 22/10/2022 as 18:44)
  • https://www.government.se/government-policy/the-global-goals-and-the-2030-Agenda-for-sustainable-development/ ( acessado em 22/10/2022 as 18:48)
  • http://ecam.org.br/blog/o-que-e-a-agenda-2030-e-quais-os-seus-objetivos/ (acessado em 22/10/2022 as 18:51)
  • https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-49995444 (acessado em 22/10/2022 as 19:15)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "O que é Agenda 2030 da ONU?: Objetivos e Metas Sustentaveis ODS"

Anônimo
25 de outubro de 2023 às 19:03

Quais são os países participantes da Agenda 2030?

25 de outubro de 2023 às 21:58

Olá anônimo

Todos os 193 países membros da Assembleia Geral das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030. Portanto, todos esses países são participantes da Agenda 2030. Isso inclui todos os países, grandes e pequenos, desenvolvidos e em desenvolvimento. A Agenda 2030 é implementada por equipes de países da ONU em todo o mundo.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top