-->

Como calcular metro quadrado: entenda como fazer!

Saber como calcular metro quadrado é essencial para quem venderá ou comprar um imóvel. Mas você sabe como efetuar esse cálculo?

Utilizado em diversas situações, essa é uma excelente forma de definir o preço de um imóvel. Além disso, para quem realizará uma obra ou reforma, o metro quadrado também auxilia a saber quanto será necessário investir.

Como calcular metro quadrado: entenda como fazer!

Da mesma forma, entender como calcular pode ajudar a decidir qual o melhor espaço para você e sua família. No entanto, é comum que nem todos saibam como fazer.

Sendo assim, para te ajudar a entender como esse cálculo é realizado, separamos um conteúdo completo. Continue a leitura e entenda como! 

O que é metro quadrado?


Antes de entender como calcular metro quadrado, é necessário, primeiro, saber qual o seu conceito. Em resumo, a medida é uma unidade de tamanho que, basicamente, representa um quadrado.

Nele, cada lado mede um metro de comprimento. Assim, representado pelo símbolo m², cada metro quadrado equivale a 10 mil centímetros quadrados (cm²).

No geral, o conceito da medida é usado para o cálculo de uma área. Dessa maneira, ela serve para definir ou verificar a área de um imóvel e terrenos, por exemplo.

Outro uso comum do metro quadrado é para avaliar quantas pessoas podem ocupar um determinado espaço.

Da mesma forma, por meio do metro quadrado, é possível avaliar ou definir o preço de um imóvel. Isto é, o valor final de um imóvel depende da sua medida total, além da cobrança aplicada na região.

Como calcular metro quadrado: diferença de espaços com e sem divisória


Há diferença entre o metro quadrado em espaços com e sem divisórias? De modo geral, o cálculo e a fórmula de encontrar os valores é o mesmo. No entanto, para espaços sem divisória, é necessário realizar a conta apenas uma vez.

Exemplo disso é para encontrar a medida e valores de um terreno. Isso porque ele não possui paredes que interfiram no espaço útil.

Assim, em imóveis como casas e apartamentos, onde há cômodos, é preciso verificar a área de cada ambiente. Dessa forma, após fazer o cálculo de cada espaço, o próximo passo é somá-los para descobrir qual a área útil do imóvel.

Um imóvel com 100 m², por exemplo, possui uma área útil menor, já que as paredes dos cômodos são usadas no cálculo.

Entenda como calcular metro quadrado


Entenda como calcular metro quadrado

Agora que você já sabe o que é, o próximo passo é saber como calcular metro quadrado. Em resumo, o cálculo é feito com a multiplicação da largura pelo comprimento.

Assim, em um quarto com 10 metros de comprimento por 6 de largura terá 60 m². No entanto, para te ajudar a entender melhor como realizar esse cálculo, separamos uma explicação por etapas. Continue a leitura e entenda mais!

Largura


Uma das primeiras coisas a se fazer para entender como calcular metro quadrado é medir a largura do espaço. Comece medindo quanto os cantos de cada lado do seu espaço tem.

Além disso, é importante incluir todos os centímetros na sua medição. Após fazer isso, converta tudo por metros para realizar a conta.

Comprimento da área


Assim, ao medir quanto cada canto tem em seu espaço, é mais fácil analisar o comprimento de área. Da mesma forma, para descobrir a área total do imóvel, faça a medição de todos os cômodos. Logo, você encontra a área total, considerando todos os ambientes.

Como já destacamos, é importante incluir todos os centímetros para, em seguida, realizar a conversão para metros.

Para isso, basta dividir o valor encontrado por 100. Nesse sentido, caso um dos lados tenha 360 cm, ele possui 3,6 metros.
 

Comprimento vezes largura


Por fim, multiplique os valores da largura pelo comprimento. Além disso, caso o resultado obtido apresente várias casas decimais, você pode arredondar o valor para cima.

Por exemplo, caso o valor obtido seja 6,5732 m², você pode arredondar o valor para mais, em 6,58 m².

Da mesma forma, como já explicamos, faça o cálculo da largura pelo comprimento em todos os cômodos e some os valores obtidos para ter a área total do imóvel.

Calculadoras de metro quadrado


Algo que pode te ajudar a entender como calcular metro quadrado é utilizar as calculadoras de metragem online.

Isto é, há várias opções disponíveis para te ajudar a realizar a contagem da área de espaços e imóveis.

Em resumo, o uso é bem simples, basta adicionar os valores do comprimento e da largura. Assim, a ferramenta fará o cálculo por você, apresentando o resultado.

Como calcular metro quadrado: o valor por metro


Como calcular metro quadrado: o valor por metro

Agora que você já sabe como calcular metro quadrado, o próximo passo é entender qual o valor por metro. No entanto, o valor do m² pode variar em razão de alguns fatores.

Exemplo disso, em cada região, o valor do metro quadrado pode ser diferente. Em capitais é comum que o valor seja mais caro em comparação com cidades do interior.

Isso vale para a localização do imóvel. Áreas próximas ao centro possuem uma metragem com valor maior.

Além disso, a metragem total do imóvel, além da sua área útil, também pode afetar o valor final. Por fim, também é possível citar a oferta e demanda e o mercado imobiliário da região como fatores que afetam o valor do metro quadrado.

Dessa maneira, uma boa forma de entender como calcular o valor do metro quadrado é avaliar todos esses fatores. Procure saber o valor dos imóveis da região para ter uma base do valor da metragem.

Conclusão


Não basta saber como calcular metro quadrado, é importante também saber avaliar os imóveis com base nas suas necessidades.

Isto é, a área total de um imóvel, e sua área útil, são parâmetros importantes que você pode considerar para encontrar o imóvel que melhor se encaixe em suas necessidades. Considere quantas pessoas moram com você e o espaço que cada uma delas precisa.

Além disso, o número de cômodos para comportar a todos também é um fator importante, bem como o metro quadrado de cada um deles.

Autor Convidado


A Direcional é uma grande empresa que hoje é  referência em empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, atuando em todas as três faixas do programa e ajudando famílias com renda de até 8 mil reais por mês a terem acessos aos subsídios e condições de financiamento que só são possíveis por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Acesse nosso site para mais informações sobre os nossos empreendimentos


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

1 Comentários de "Como calcular metro quadrado: entenda como fazer!"

23 de dezembro de 2023 às 14:45

Olá anônimo

Para calcular o custo da mão de obra por metro quadrado para uma construção, você pode seguir os seguintes passos:

1 - Medir o terreno: Primeiro, você precisa saber as medidas do seu terreno. Se ainda não souber, é necessário tirar essas medidas.

2 - Pesquisar profissionais: Depois, pesquise por profissionais que realizem construções por metro quadrado. Escolha aquele que oferece um preço mais acessível e apresenta confiança.

3 - Calcular o custo: Com o tamanho do terreno e com o valor da mão de obra, faça um cálculo simples de multiplicação, ou seja, medidas do terreno x preço de m².

Por exemplo, se o valor da mão de obra for R$ 715,70 por metro quadrado e o tamanho do terreno for 100 metros quadrados, o custo total da mão de obra será de R$ 71570,00.

Lembre-se, esses valores podem variar com o tempo e também de estado para estado. Além disso, o próprio tipo de obra faz com que o orçamento seja completamente modificado, uma vez que determinados tipos de acabamento podem tomar muito mais tempo e aí o valor do metro quadrado pode ficar bem mais caro.

Não se esqueça de fazer uma boa pesquisa de valores, a fim de economizar na hora de fazer a sua construção ou reforma.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top