-->

Nikola Tesla – Biografia, Teorias, e Invenções

Nikola Tesla nasceu na Croácia, parte da Áustria-Hungria, em 10 de julho de 1856, e morreu em 7 de janeiro de 1943. Se formou como engenheiro elétrico que inventou o motor de indução de CA (corrente alternada), que gerou a possibilidade de transmissão e distribuição universal de eletricidade.

foto nikola tesla lâmpada brilhando 1898
Foto de Nikola Tesla segurando uma lâmpada a alguns metros do gerador enquanto ela continua brilhando, 1898.

Tesla iniciou os estudos de Física e Matemática no Instituto Politécnico de Graz e complementou estudando filosofia na Universidade de Praga. Como engenheiro elétrico trabalhou em Budapeste na Hungria e depois na França e na Alemanha.

Em 1888, ele descobriu que se poderia criar um campo magnético, se as duas bobinas em ângulo reto recebessem uma corrente CA de 90, fora de fase, tornando possível a invenção do motor de indução de CA. Tesla mudou-se para os Estados Unidos em 1884, onde trabalhou com Thomas Edison, que logo depois se tornou um oponente, porque Edison defendia o sistema inferior da transmissão de potência de CC (corrente contínua).

Desenho do motor de indução de Tesla
Desenho do motor de indução de Tesla


Tesla realizou pesquisas de eletricidade de alta-tensão e da comunicação sem fio, criou um terremoto que abalou o solo a vários quilômetros ao redor de seu laboratório em Nova York. Também inventou as máquinas de fax, o radar, os mísseis e as aeronaves guiadas por rádio.

Detalhes da infância de Tesla e o seu desenvolvimento na carreira acadêmica


O desenvolvimento progressivo do homem é vitalmente dependente sob a presunção da invenção, pois ela é o produto mais importante de seu cérebro criativo. Está é a difícil tarefa do inventor, que geralmente é incompreendido e não recebe recompensa.

Porém, encontra uma vasta compensação no exercício de suas capacidades e também de fazer parte da classe excepcionalmente privilegiada sem a qual o homem teria perecido há muito na dura luta contra impiedosos elementos.

Por descrever sua trajetória como a de um grande trabalhador dos mais duros, e talvez ele achasse isso mesmo, pois se o pensamento fosse equivalente o que ele trabalho, o mesmo diria que seu pensamento era usado em quase todas horas de vigília. Todo esforço sob compulsão exige um sacrifício de energia vital. Ele nunca passou por isso. Ao contrário, ele evolui por meio dos seus pensamentos.

Seus primeiros esforços são puramente instintivos de uma imaginação vívida e indisciplinada. Conforme ficamos mais velhos, firma a razão e nos tornamos mais sistemáticos e articulados. Mas esses primeiros impulsos, embora não são produtivos, são de importância e pode melhorar nossos destinos. 
Sendo assim, sua conclusão, se ele tivesse entendido e cultivado em vez de suprimi-los, teria acrescentado um valor substancial ao seu legado ao mundo. Mas se deu conta de que era um inventor quando alcançou sua maturidade.

familia nikola tesla pai mae irmao irma family
A família de Nikola Tesla: seu pai Milutin, sua mãe Duka, seu irmão mais velho Dane e suas três irmãs, Milka, Angelina e Marica. No canto esquerdo, nós vemos o pequeno Nikola sentado sozinho.

Isto gerou muitas causas. Na primeira delas, ele tinha um irmão extremamente dotado, com uma inteligência rara que a investigação biológica não conseguiu explicar. Seu irmão Dane teve uma morte prematura e deixou seus pais na Terra inconsoláveis.

Eles tinham um cavalo, presente de um amigo querido, era um animal de raça árabe, dono de uma inteligência quase humana, muito bem tratado pela sua família, certa vez o cavalo salvou a vida de seu pai. Em uma noite de inverno, seu pai tinha que executar uma tarefa e, ao subir as montanhas com inúmeros lobos, o cavalo se assustou e com isso saiu correndo, arremessando seu pai com violência.

O cavalo chegou em casa sangrando e cansado, mas depois que o alarme tocou, ele partiu novamente a toda velocidade em direção ao seu pai, e com isso o animal ajudou ao grupo de busca a achar o seu pai, que se recuperou e nele montou, que não percebeu que estivera na neve durante horas.

Esse cavalo foi responsável também pelos ferimentos que levaram seu irmão a morte. Pois Tesla assistiu toda essa cena, embora não tenha esquecido de suas forças, como lembranças dos talentos do irmão que fazia todo seu empenho parecer estúpido em comparação a ele. Qualquer coisa que Tesla fazia com mérito, seus pais sentiam mais a perda dele.

Isso afetou a consciência que ele não tinha confiança em si mesmo, mas sabia que estava longe de ser um estúpido, por incidentes que guardou em seu passado. Tesla havia sido destinado desde o seu nascimento a profissão clerical, no qual se sentia muito oprimido. Ele queria ser engenheiro, mas seu pai era inflexível em suas opiniões.

Ele era filho de um oficial que serviu o exército do Grande Napoleão, e como seu irmão, professor de Matemática numa importante instituição, recebeu uma educação militar, mais tarde entrou para o clero e com essa vocação alcançou uma posição eminente. Seu pai era um homem muito culto, autêntico filósofo, poeta e escritor.

Ele tinha uma memória extraordinária e frequentemente relatava alguns trechos de obras de diversas línguas. Em sua vida era normal formar trechos, comentava brincando, como se alguns clássicos se pedissem, ele às recuperava. Sua escrita era muito admirada, com frases breves e claras, cheias de humor e ironia.

Seu pai era composto de todo tipo de exercícios, como por exemplo adivinhar os pensamentos um do outro, descobrir o defeito da forma de expressão, repetir longas frases e efetuar cálculos mentalmente. Sua mãe vinha de uma das famílias mais antigas da região e de uma linhagem de inventores, tanto seu pai e seu avô criaram várias ferramentas agrícolas de uso doméstico.

pai e mae de nikola tesla
O nome do pai de Tesla era Milutin Tesla e o nome de sua mãe era Đuka Tesla

Ele dizia que sua mãe, era uma mulher incrível, de rara habilidade e coragem e força. Aos 16 anos ocorreu uma virulenta epidemia que varreu o país, e o seu eu pai foi chamado para assessorar nos últimos sacramentos aos enfraquecidos e, durante ausência dele, ela se encarregou sozinha de dar assistência a uma família vizinha que foi atingida pela temerosa doença.

Ela dava banho, vestia e estendia os corpos, enfeitando-os com flores, e, quando seu pai voltou, encontrou já tudo pronto para um funeral cristão. Sua mãe era uma belíssima inventora, e poderia ter conseguido muito mais coisas, se não fosse tão distante da modernidade e de suas múltiplas oportunidades.

Ela inventava e desenvolvia todo tipo de ferramentas e instrumentos e criava os mais belos tecidos que ela mesmo entrelaçava. Ela além disso, plantava as sementes, cuidava das plantas e separava as fibras. A maior parte das roupas e os acessórios de vestiário em casa eram produtos feitos pela suas próprias mãos.

Quando tinha 60 anos, seus dedos ainda eram ágeis o bastante para dar três nós em um cílio. O Pequeno Alucinado: Na infância de Tesla, ele sofria de uma estranha perturbação devido ao aparecimento de imagens, acompanhadas com fortes clarões de luz, e isso dificultava sua visão de objetos reais e além disso também interferia em seus pensamentos e atos.

Ele mesmo tentou achar uma explicação para essas experiências, que foram resultado de uma ação reflexa do seu próprio cérebro sobre sua retina, sob grande exaltação. Sabia que aquilo não era alucinações como produzidas em mentes enfermas e angustiadas.

Se a explicação dele estivesse correta, seria possível projetar uma tela a imagem de qualquer objeto que se concebe e torná-lo visível. Para tentar se livrar dessas aparições perturbadoras, ele tentava concentrar sua mente em outra coisa que tivesse visto, e desse modo tinha um alívio temporário, mas para isso tinha que invocar novas imagens.

E isso fez com que suas imagens fossem criando força e nitidez, ao logo do tempo, adquirindo a concretude de coisas reais. Logo descobriu que alcançava o máximo controle do livre curso de sua visão, recebendo novas impressões o tempo todo, começando a viajar dentro de sua mente, é claro.

Quase o dia todo, partia em sua viagem, via novos lugares, cidades, vivendo-a, conhecia pessoas e fazia amizades. Ele fez isso constantemente até seus 17 anos, quando seus pensamentos se voltaram para a invenção, e isso foi se aprimorando, e ele já não precisava de modelos, desenhos ou experiências. Ele conseguia representá-las como se fossem reais em sua mente, mas seu método era diferente.

Quando tinha uma ideia, ele já começava de imediato a construí-la em sua imaginação. Mudava a construção, fazia melhorias e operava em sua mente. Ele era capaz de desenvolver e aperfeiçoar rapidamente uma opinião sem tocar em nada, sendo assim, com sua imaginação, o experimento saía exatamente como ele planejava. Aos vinte anos, não houve exceção. Isso o levou a Engenharia Elétrica e Mecânica que o conduziram a resultados positivos.

Tesla geralmente quando tratava de qualquer assunto, buscava tratar matematicamente, cujo a conclusão não possa ser calculada e cujo o resultado não possa ser antecipadamente determinado, a partir de dados teóricos e disponíveis. O esforço mental fez com que ele desenvolve-se seus “poderes de observação” e permitiu descobrir uma verdade de grande importância.

Depois de certo tempo esse esforço passou a ser automático, e com isso adquiriu grande facilidade em ligar causa e efeito. E se deu conta que ele era apenas um autômato provido da capacidade de movimento em resposta aos estímulos dos órgãos dos sentidos e que pensava e agia de acordo com isso. O resultado disso era a arte de tele automática, que foi elaborada de maneira ainda imperfeita.

Exposição de suas ideias, teorias, e invenções


Quando tinha dez anos de idade, entrou no ginásio real, onde na época, era uma instituição nova e muito bem equipada. No setor de Física havia vários aparelhos científicos de eletricidade e mecânica. E seus instrutores, com suas demonstrações e experiências realizadas fez com que Tesla estimulasse mais sua mente e criasse mais invenções.

pequeno Nikola Tesla criança kid
O pequeno Nikola Tesla estudando

Tesla era apaixonado pela Matemática, e tinha uma certa facilidade, pois fazia os cálculos com facilidade e rapidez, isso se levava a capacidade que ele tinha de visualizar os números e realizar a operação não da maneira habitual, mas como na vida real. Mas não era bom em tudo, tinha dificuldade de desenho à mão livre, na qual eram dedicadas muitas horas no ginásio, sendo que grande parte de sua família tinha facilidade em desenhos. Mas com essa deficiência grave, ele imaginava que isso poderia afetar totalmente a sua carreira.

No segundo ano ele teve uma ideia de produzir um movimento contínuo por meio de pressão de ar constante. Tesla construiu um cilindro que pode rodar livremente sobre dois rolamentos, parcialmente rodeado por um cavado que se encaixa perfeitamente nele, pois a parte aberta do cavado era revestida por uma divisória, de modo que o segmento cilíndrico dentro do invólucro era dívida em dois compartimentos completamente separados um do outro por juntas herméticas deslizantes, se um dos compartimentos for vedado e o outro ficar aberto, isso provocava uma rotação permanente do cilindro.

Os seus estudos prosseguiram no ginásio real superior de Carlstadt, na Croácia, onde morava uma de suas tias. Era uma senhora casada com um coronel que era um soldado perito de ter participado de inúmeras guerras. Ele nunca esqueceu dos três anos que passou com seus tios. Com uma disciplina tão severa, a alimentação era da maior qualidade, e comia “pratos sofisticados”, porém, com a quantidade dos mesmos reduzida, pois ele tinha um apetite ávido.

Ginásio Carlstadt nikola tesla estudo
Ginásio real superior de Carlstadt, Croácia, onde Nikola Tesla frequentou o ensino médio dos 14 aos 17 anos.

A Bobina e o Transformador


Ao longo do tempo, Tesla teve o grande prazer de inventar máquinas e criar novas formas a elas. As ideias vinham com muita facilidade, e com isso com menos de dois meses, ele desenvolveu todos os tipos de motores e modificações do sistema que já estavam identificados com o seu nome, e que são usados para várias finalidades no mundo inteiro.

Tesla ficou um tempo em Budapeste para atender a solicitação de uma empresa telefônica, e por mais incrível que pareça, ele trabalhou como desenhista na Agência Central Telefônica do governo húngaro, e isso logo despertou a atenção do inspetor chefe, que o chamou para trabalhar com cálculos, e planos de estimativas relacionados com as novas instalações.

A experiência e os conhecimentos práticos o ajudou muito, e a empresa lhe ofereceu oportunidades para suas invenções. O organizador do empreendimento Sr. Tivadar Puskás, ao terminar seu contrato em Budapeste, lhe chamou para trabalhar em Paris, que para ele era uma cidade extremamente fascinante, com um belo cenário.

Retrato de Tivadar Puskás inventor
Retrato de Tivadar Puskás. Ele foi primeira a pessoa sugerir para Alexander Graham Bell a ideia de uma central telefônica. Baseando-se nas ideias de Puskás, a primeira central telefônica experimental foi construída pela Bell Telephone Company em Boston em 1877.

Todo dia pela manhã Tesla do Boulevard Saint-Marcel onde morava, a uma casa de banhos no Sena, mergulhava na água e dava vinte e sete voltas, e depois caminhava durante uma hora para chegar a Ivry-sur-Seine, onde ficava a fábrica da companhia.

Em um certo dia enquanto estava tomando seu café da manhã, ele encontrou-se com o Charles Batchellor, amigo e assistente de Edison, nisso ele também entrou em contato com alguns americanos que ficaram fascinados com suas habilidades.

Na primavera de 1884, Tesla foi convidado a ir a América para redesenhar as máquinas de Edison, pois resolveu tentar a sorte na terra das possibilidades ilimitadas. Ao chegar, encontrou-se com Edison que ficou fascinado por ele, com suas vantagens de treinamentos prévios, conseguiu realizar tantas coisas em sua vida.

Edison o estimulou mais e mais, estudou uma dúzia de línguas, conheceu mais literatura e arte, vivia grande parte do dia em bibliotecas, e reconheceu que aquilo tinha sido a melhor coisa que poderia ter feito.

Com isso obteve a confiança de Edison, e sendo assim, foi chamado para fazer um trabalho dentro do navio “OSS.Oregon”, o navio mais “rápido da época”, onde o mesmo estava com seus dispositivos de iluminação quebrados, e isso fazia com que sua partida se atrasasse.

A situação era grave, e Edison estava bem aborrecido. Tesla levou consigo seus instrumentos e entrou abordo do navio, os alternadores estavam em mau estado com muitos curtos-circuitos e rachaduras, mas teve o auxílio da tripulação e logo conseguiu colocar em ordem.

Nessa mesma época, Tesla também projetou vinte e quatro tipos de máquina padrão, com núcleos de ferro curtos, que foram construídas no mesmo padrão e substituíram as máquinas antigas. O gerente da empresa lhe prometeu 50 mil dólares na tarefa concluída, mas isso não ocorreu e tomou um baque doloroso, pedindo sua demissão.

Logo em seguida foi chamado por algumas pessoas para abrir uma empresa de lâmpadas de arco com o seu nome, e aceitou. Pois ele achou que aquilo fosse uma oportunidade de desenvolver o seu motor, mas seus sócios, só estavam interessados nas lâmpadas de arco, e não em sua corrente alternada.

Com o aperfeiçoamento nas lâmpadas, em 1886, ele conseguiu iluminar todas as fábricas do município. Ficando livre (sob um estado mental) para continuar com suas pesquisas e invenções.

O Transmissor Amplificador


Seu sistema de transmissão de energia por corrente alternada, veio em um momento favorável, como respostas e esperas em relação industriais de urgência, e embora uma considerável resistência tivesse que ser superada e interesses opostos conciliados, e o lançamento comercial não podia ser adiado por muito tempo.

Por uma semelhante, ele comparou com as turbinas, com tantas características de um motor ideal, deveria ser adotado o mais rápido possível. Mas o impacto futuro do campo giratório não era torná-lo inexistente e sim obter um valor maior.

Sua turbina foi um avanço de caráter totalmente diferente, no qual o significaria o afastamento dos modelos antigos de motores, em que foram gastos dois bilhões de dólares. Poucos dias depois, ele encontrou-se com seu amigo e ex-assistente Charles F.Scott, na época atual professor de engenharia Elétrica em Yale.

Tesla o convidou para seu escritório, e começaram a conversar. Dizendo ele que sua turbina ia fazer todas máquinas térmicas do mundo virarem sucata. E Scott ainda concordou exclamando, vai ser uma montanha de entulho. Ele estava certo, criou o transmissor amplificador, sendo um trabalho de anos, pela finalidade mais importante para a humanidade do que o mero desenvolvimento industrial.

Em novembro de 1890, Tesla realizou uma experiência de laboratório extraordinária, ao analisar o comportamento de corrente de alta frequência, ele percebeu que poderia produzir um campo elétrico de intensidade suficiente num recinto para acender tubos de vácuo sem eletrodos. Pela teoria desse teste, foi construído um transformador e o primeiro teste foi um sucesso.

Quando foi publicado seus tubos de vácuo, foi um espanto para a sociedade. Mas logo recebeu vários convites e honrarias, o qual recusou. Em 1892, o convite se tornou irresistível e foi a Londres onde fez uma palestra no Institutos dos Engenheiros-elétricos.

Logo mais tarde, Sr James Dewar fez questão de que Tesla comparecesse na Royal Institution, era um homem com grande determinação, e escocês. Pediu-se que ele sentasse na cadeira de Faraday e que tomasse um uísque, o qual não interessava muito, e fez uma demonstração no dia seguinte, no qual Lorde Raylegh, que logo falou para o público, com palavras de elogios em relação a sua pesquisa.

Nessa época, Tesla fugiu tanto de Londres como de Paris, voltando para sua casa, que começou com algumas enfermidades, mas logo se recuperou, e voltou a América. No verão de 1892 em Watford, na Inglaterra, iniciou seu trabalho, pois um recurso do mesmo tipo era necessário para a transmissão de energia sem fio.

O resultado foi obtido no ano seguinte, com uma tensão aproximadamente de 1.000.000 volts (1 milhão de volts), com uma bobina cônica, nos dias de hoje a comparação não é muito elevada, mas na época era considerada potência. Seu progresso foi contínuo, até que seu laboratório foi incendiado em 1895, como publicado em um artigo de T.C. Martin, na edição de abril da revista Century. No qual perdeu um ano para sua reconstrução, e depois voltou ao trabalho.

antiga bobina de tesla 1895
Essa antiga bobina de Tesla construída por Nikola Tesla em seu laboratório em Nova York por volta de 1895. A tensão produzida no terminal superior da bobina secundária cônica, produzia uma descarga elétrica de cor roxa. À esquerda estão os capacitores de placa de vidro que formaram o circuito sintonizado com o primário da bobina.

Foi criado o sistema mundial, da combinação de várias descobertas originais pelo inventor durante pesquisas e experimentos prolongados e contínuos. Tornando possível a transmissão sem fio instantânea de qualquer tipo de sinal, mensagem ou caractere, a interconexão das estações transmissoras de telégrafo, telefone e outros sinais, um receptor barato, mais ou menos do tamanho de um relógio de pulso, permitindo que se ouça em qualquer lugar no mar ou na terra. Exemplos dos quais foram citados, pelo avanço científico, tirando o empecilho da distância, tornando a Terra, como um condutor perfeito.

Tesla  Usina de Energia Wardenclyffe
Protótipo de Tesla da Usina de Energia Wardenclyffe, que foi planejada para ser uma instalação de telecomunicações "World Wireless".

Nisso foram criadas várias aplicações, como o “transformador de Tesla”, aparelho na produção de vibrações elétricas quanto foi a pólvora para ferramentas de guerra, “o transmissor amplificador”, sendo a maior invenção de Tesla, adequado para estimular a Terra, finalidade de transmitir energia elétrica, o telescópio é para observação astronômica, um aparelho o qual faz movimentos elétricos de maior intensidade do que os do relâmpago e envia uma corrente para o globo, suficiente para iluminar mais de duzentas lâmpadas incandescentes, “o sistema sem fio”, único meio de transmitir energia elétrica a distância, de forma econômica, “a técnica da individualização”, está invenção, torna possível a transmissão de sinais ou mensagens absolutamente secretas e exclusivas, tanto sob o aspecto ativo como o passivo, ou seja, não interferentes e não interferíeis, mesmo com inúmeras pessoas se comunicando, sem limites, e não gerando interferência nenhuma, “as ondas estacionárias terrestres”, descoberta da qual a Terra é sensível a vibrações elétricas de frequência definida, como um diapasão para certas ondas sonoras, capazes de estimular fortemente o globo, prestam-se inúmeros usos de grande importância comercial e muitas outras coisas.

Conclusões sobre a trajetória de Tesla


Ao todo, Nikola Tesla registrou cerca de 40 patentes nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo. As contribuições de Tesla à ciência foram muitíssimo expressivas. Ele criou teorias e tecnologias que marcaram a história do desenvolvimento tecnológico da humanidade. Várias tecnologias utilizadas hoje foram criadas a partir dos princípios e protótipos desenvolvidos por Nikola Tesla.

bobina tesla laboratorio 1899
Famosa foto de Nikola Tesla em seu laboratório em Colorado Springs em dezembro de 1899. Nessa foto, ele estava supostamente sentado lendo um livro ao lado do gerador de alta tensão (A famosa bobina de Tesla), 

Tesla recebeu muitos títulos e prêmios durante a sua carreira. Em 1912, recusou-se a dividir o Prêmio Nobel de Física com Thomas Edison, com quem acabou tendo sérias divergências. Em 1934, recebeu a medalha John Scott pelo desenvolvimento do sistema de energia polifásico.

Algumas das principais contribuições de Tesla foi a invenção da corrente alternada, contribuiu para a invenção do rádio por Marconi (transmissão de informação via ondas eletromagnéticas), idealizou o radar, estudos relacionados com a ressonância magnética, desenvolveu o motor a indução (indução eletromagnética), desenvolveu a lâmpada fluorescente, inventou o controle remoto, desenvolveu sistemas de ignição para veículos automotores, etc.

Referências


  • Minhas invenções – A autobiografia de Nikola Tesla – editora Unesp
  • www.mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/nikolatesla.htm
  • www.apocalipsenews.com/mundo/nikola-tesla/

Autor Convidado


Esse artigo acima foi escrito pelo meu amigo Bruno Rodrigues de Oliveira, que está cursando o último semestre de engenharia mecânica na Unip. O que eu achei legal no artigo do Bruno é que ele apresenta algumas informações sobre a infância de Tesla que pouca gente conhece. Além disso, ele também conseguiu expor bem a genialidade do saudoso Nikola Tesla.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Nikola Tesla – Biografia, Teorias, e Invenções"

Anônimo
26 de outubro de 2023 às 19:21

Como foi a morte de Nikola Tesla?

26 de outubro de 2023 às 22:32

Olá anônimo


Nikola Tesla, o gênio da eletricidade, faleceu em 7 de janeiro de 1943, em Nova York, nos Estados Unidos. Ele morreu no Wyndham New Yorker Hotel. De acordo com os registros, Tesla teria falecido em decorrência de uma trombose coronariana.

Apesar de suas contribuições inovadoras para a ciência e a tecnologia, Tesla morreu pobre e esquecido. Ele era conhecido por seu comportamento excêntrico e afirmava que suas invenções eram criadas com informações advindas de seres extraterrestres.

Antes de morrer, foi acometido de uma doença que o fazia se queixar de clarões de luzes em seus olhos, responsáveis por alucinações.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top