Nomeado em homenagem ao químico orgânico alemão Adolf von Baeyer, o reagente de Baeyer (Bayer) é muito usado na química orgânica como um teste qualitativo para detectar a presença de insaturação, como por exemplo ligações duplas.
Teste positivo (a esquerda) e negativo (a direita) para o reagente de Baeyer |
Esse reagente é uma solução alcalina de permanganato de potássio frio (KMnO₄), e é basicamente um oxidante bem potente.
Esse reagente tem uma cor rosa purpura e em testes positivos onde há a reação com ligações duplas ou triplas (-C = C- ou -C≡C-) em um material orgânico ocorre basicamente a transição da cor rosa purpura para incolor e a formação de um precipitado marrom (MnO2). Além disso, aldeídos e ácido fórmico (e ésteres de ácido fórmico) também dão um teste positivo.
Já quando o teste com esse reagente dá negativo, a solução não descoloriza e não ocorre a formação do precipitado marrom que é produzido em decorrência da reação do reagente de Baeyer com as ligações duplas ou triplas.
Exemplos de Reações com Ligação Dupla e Tripla
Um exemplo de reação do reagente de Baeyer com composto que tem ligação dupla é a reação desse reagente com o etileno, que tem como um dos resultados a obtenção de uma solução incolor de etilenoglicol.
Já nesse exemplo abaixo de reação com um composto que tem uma ligação tripla, o reagente de Baeyer reage com um alcino para dar um ácido carboxílico. A ligação tripla é clivada (quebrada) e o carbono envolvido na ligação dá COOH e resulta assim em um respectivo ácido carboxílico, que nosso exemplo abaixo é o ácido acético.
Preparo do Reagente de Baeyer
Para preparar o reagente, você precisa primeiramente dissolver 1 grama de KMnO₄ sólido em 100 ml de água destilada para produzir uma solução de permanganato de potássio a 1%.Após isso, se adiciona 10 gramas de carbonato de sódio anidro (Na2CO3) e agita a solução até estar totalmente dissolvida para poder usar.
Caso você não for usar a solução após o preparo, o reagente deve ser colocado em um frasco fechado e mantido em um armário escuro e fresco, para manter o reagente fresco para ser usado em uma futura oportunidade.
Referências
- https://www.chemistrylearner.com/baeyers-reagent.html (acessado em 07/02/2021 as 14:30)
- https://byjus.com/questions/what-is-baeyers-reagent/ (acessado em 07/02/2021 as 14:43)
- https://enacademic.com/dic.nsf/enwiki/2695898 (acessado em 07/02/2021 as 14:52)
- https://www.chemistryscl.com/compounds/baeyers-reagent-preparations-uses/index.php (acessado em 07/02/2021 as 15:18)
- https://www.youtube.com/watch?v=3UXUbOK6Pss (acessado em 07/02/2021 as 15:43)
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
0 Comentários de "Reagente de Baeyer (Bayer) – Teste qualitativo de ligações insaturadas"
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)