Desenvolvido pelo checo-austríaco Dr. Hans Molisch por volta dos anos de 1880, o Reagente de Molisch é uma solução de alfa-naftol (Fórmula Química: C10H8O) em etanol a 95%, que é usado em testes químicos sensíveis para detectar a presença de carboidratos.
Este teste é bem útil para identificar qualquer composto que possa ser desidratado em furfural ou hidroximetilfurfural na presença de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) ou ácido clorídrico concentrado (HCl).
![]() |
Foto do Dr. Hans Molisch em seu laboratório |
Princípio do Teste de Molisch
O Teste de Molisch é um teste geral para todos os carboidratos. Neste teste, os carboidratos quando reagem com ácido sulfúrico concentrado (ou ácido clorídrico concentrado) são desidratados para formar furfural e seus derivados.
Nessas reações, o grupo -OH do açúcar é removido na forma de água e o furfural é formado (reação de topo) a partir de açúcar pentose e o 5-hidroximetilfurfural é formado (reação de fundo) a partir do açúcar hexose; Sendo furfural derivado da desidratação de pentoses e pentosanas, enquanto o hidroximetilfurfural é produzido a partir de hexoses e hexosanas. Os oligossacarídeos e polissacarídeos são hidrolisados para produzir seus monômeros repetidos pelo ácido.
Após a etapa de desidratação, os furfurais reagem com o Reagente de Molisch para produzir um produto de cor púrpura (vermelho violeta).
Reagentes e o Procedimento para realizar o Teste de Molisch em laboratório
Para realizar um Teste de Molisch experimental em laboratório, você precisa basicamente de:
- Solução de teste: 5% de glicose, 5% de sacarose, 5% de amido;
- Reagente de Molisch (5% de naftol em etanol);
- H2SO4 concentrado ou HCL concentrado;
- Tubos de ensaio secos;
- Pipetas.
Depois de adquirir os componentes, você pega 2 tubos de ensaio seco e coloca em um deles 2 ml da solução de teste, e no outro você coloca 2 ml de água destilada; coloque os tubos próximos para poder fazer o controle da reação e repare a mudança de cor durante o teste.
Após ter feito isso, adicione 2-3 gotas do Reagente de Molisch à solução de teste e logo após isso incline o tubo e pipete suavemente – entre 1 a 3 ml – ácido sulfúrico concentrado na lateral do tubo de teste para formar duas camadas distintas.
Se o teste der positivo você vai ver a mudança de cor na junção das duas camadas e a formação de um produto de cor púrpura na interface destas, indicando a presença de carboidratos.
![]() |
Um teste negativo (esquerda) e um teste positivo (direita) |
O teste funciona em todos os tipos de carboidratos, sendo que os monossacarídeos dão um teste positivo rápido; os dissacarídeos e os polissacarídeos reagem de uma forma mais lenta.
Além disso, esse teste também detecta outros compostos além dos carboidratos (ou seja, glicoproteínas). Um resultado negativo indica a ausência de carboidratos e, se ocorrer o aparecimento de uma cor verde, desconsidere o teste.
Referências
- An Introduction to Practical Biotechnology, S. Harisha, Firewall Media, 2005
- https://www.onlinebiologynotes.com/molischs-test-objectives-principle-reagents-procedure-and-result/ (acessado em 17/09/2019 às 19:18)
- http://dept.harpercollege.edu/chemistry/chm/100/dgodambe/thedisk/carbo/molisch/molisch.htm (acessado em 17/09/2019 às 19:32)
- https://pt.slideshare.net/namarta28/qualitative-tests-for-carbohydrates-35884145 (acessado em 17/09/2019 às 19:59)
- https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hans_Molisch_(1856%E2%80%931937)_%C2%A9_Friedrich_Schiller_(1850%E2%80%931928).jpg (acessado em 17/09/2019 às 20:32)
Sobre o autor

1 Comentários de "Reagente de Molisch – Teste para indicar a presença de Carboidratos"
Bom dia, obrigado por compartilhar o experimento conosco!!
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)