-->

Reagente de Bial – Teste de identificação de Pentoses

Descoberto pelo médico alemão Manfred Bial, o Reagente de Bial é uma mistura de compostos que é usada em testes para identificar pentoses, que são monossacarídeos simples compostos por cinco carbonos, hoje conhecido como Teste de Bial.

reagente bial frasco

Composição do Reagente de Bial

O Reagente de Bial é uma solução equilibrada que é composta basicamente por 0,4 g de orcinol (fórmula química: CH₃C₆H₃ (OH)₂), 200 ml de ácido clorídrico e 0,5 ml de uma solução a 10% de cloreto de ferro (III) (também conhecido como cloreto férrico). Esse reagente é bem fácil de ser preparado adicionando esses compostos em uma proporção equilibrada como as mencionadas acima.

Principio do Teste de Bial e a distinção de pentoses das hexoses

O Teste de Bial é um teste qualitativo bem simples e pode ser feito como quantitativo, alterando algumas medidas. Esse teste é usado para distinguir pentoses de hexoses; essa distinção é baseada na cor que se desenvolve na presença de orcinol e de cloreto de ferro (III). Nesse teste, o Reagente de Bial desidrata as pentoses para formar furfural, que depois reage com o orcinol e o íon de ferro presente no reagente de teste para produzir um produto de tom verde azulado.

Caso a solução de teste contenha hexoses ao invés de pentoses, o reagente vai formar o hidroximetilfurfural, que pode ter uma solução de cor verde, vermelha, cinza ou marrom-lama; este tom de verde é facilmente distinguível do tom verde encontrado nas pentoses, conforme vemos abaixo:

reaçao reagente bial pentoses hexoses

Procedimento para realizar o Teste de Bial

O procedimento do teste é bem simples e para realizá-lo verifique se você tem os reagentes mencionados no texto acima, um bico de bunsen e alguns tubos de ensaio para o preparo.

Em posse de todos os elementos, adicione 2 ml de uma solução de amostra em um tubo de ensaio; e depois coloque 2 ml de Reagente de Bial (uma solução de orcinol, HCl e cloreto férrico).

Após ter colocado o reagente, aqueça suavemente a solução no bico de Bunsen ou em banho-maria. Agora aguarde um pouco até alguma cor aparecer, e se a cor que aparecer não for óbvia, adicione um pouco de água no tubo.

Um teste positivo é indicado pela formação de um produto bem azulado, do contrário, todas as outras cores indicam um resultado negativo para pentoses. Observe que as hexoses geralmente reagem para formar produtos verdes, vermelhos ou marrons.

resultado teste bial reagente
Da esquerda para direita: Três testes negativos e um teste positivo.

Referências

  • Introduction to Organic Laboratory Techniques: A Small Scale Approach, Donald L. Pavia, Gary M. Lampman, George S. Kriz, Randall G. Engel, Cengage Learning, 2005.
  • A Small Scale Approach to Organic Laboratory Techniques,Donald L. Pavia, Gary M. Lampman, George S. Kriz, Randall G. Engel,Cengage Learning, 2010 .
  • Academic Press Dictionary of Science and Technology, Christopher W. Morris, Christopher G. Morris, Academic Press Gulf Professional Publishing, 1992.
  • Baldwin, E. and Bell, D.J., Cole's Practical Physiological Chemistry, published by Heffer, Cambridge, 1955, page 189
  • W. R. Fernell and H. K. King, The simultaneous determination of pentose and hexose in mixtures of sugars. Analyst, 1953,78, 80–83
  • R.S. Hanson and J.A. Phillips, Chemical composition; in Gerhardt, Phillip, ed Manual of methods for General Bacteriology, American Society for Microblogy 1981, p. 349.
  • http://dept.harpercollege.edu/chemistry/chm/100/dgodambe/thedisk/carbo/bial/bials.htm (acessado em 13/10/2019 às 15:50)
  • https://www.researchgate.net/post/Estimation_of_PRP_content_by_Orcinol_method (acessado em 13/10/2019 às 16:20)
  • https://www.revolvy.com/page/Bial%27s-test (acessado em 13/10/2019 às 16:29)
  • https://slideplayer.com/slide/14714224/ (acessado em 13/10/2019 às 16:51)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reagente de Bial – Teste de identificação de Pentoses"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top