Engenharia Verde e os seus Princípios

Desenvolvida por Julie Beth Zimmerman e Paul Thomas Anastas, a engenharia verde é o conceito de design, comercialização e uso de processos e produtos de uma forma que reduz a poluição e a geração de resíduos, promovendo a sustentabilidade e a diminuição dos riscos para a saúde humana e o meio ambiente, sem sacrificar a viabilidade econômica e a eficiência do processo de produção.

engenharia verde

Princípios da Engenharia Verde


A engenharia verde engloba basicamente o conceito de que as decisões para proteger a saúde humana e o meio ambiente podem ter o maior impacto e o custo-benefício quando aplicadas no início de um projeto, na fase de design e desenvolvimento de um processo ou produto.

A engenharia verde tem os seguintes princípios:
  • Utilizar de forma holística a análise de sistemas e integrar ferramentas de avaliação de impacto ambiental.
  • Conservar e melhorar os ecossistemas naturais enquanto protege a saúde humana e o bem-estar.
  • Usar o pensamento do ciclo de vida em todas as atividades de engenharia.
  • Os diversos materiais em produtos multicomponentes devem ser minimizados para promover a desmontagem e a retenção de valores.
  • O design de produtos, processos e sistemas deve incluir integração e interconectividade com fluxos de energia e materiais disponíveis.
  • Certificar-se de que todas as entradas e saídas de material e de energia sejam inerentemente seguras e benignas quando possível.
  • Minimizar o esgotamento dos recursos naturais.
  • Evitar o desperdício tratando ou higienizando os resíduos após a sua formação para uma possível reutilização.
  • A entropia e a complexidade integradas devem ser vistas como um investimento ao fazer escolhas de design na reciclagem, reutilização ou disposição benéfica.
  • Os produtos, processos e sistemas devem ser projetados para maximizar a eficiência de massa, energia, espaço e tempo.
  • Uma boa durabilidade deve ser o objetivo do design do produto, e não a “imortalidade”.
  • Certificar-se de que as operações de separação e purificação sejam projetadas para minimizar o consumo de energia e o uso de materiais.
  • Desenvolver e aplicar soluções de engenharia enquanto conhece a geografia local, aspirações e culturas.
  • Criar soluções de engenharia além das tecnologias atuais ou dominantes; melhorar, inovar e inventar (tecnologias) para alcançar a sustentabilidade.
  • Envolver ativamente comunidades e partes interessadas no desenvolvimento de soluções de engenharia.
  • Os produtos devem ser projetados para serem recicláveis, após o término de sua vida útil.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Engenharia Verde e os seus Princípios"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top