-->

Engenharia Verde e os seus Princípios

Desenvolvida por Julie Beth Zimmerman e Paul Thomas Anastas, a engenharia verde é o conceito de design, comercialização e uso de processos e produtos de uma forma que reduz a poluição e a geração de resíduos, promovendo a sustentabilidade e a diminuição dos riscos para a saúde humana e o meio ambiente, sem sacrificar a viabilidade econômica e a eficiência do processo de produção.

engenharia verde

Princípios da Engenharia Verde


A engenharia verde engloba basicamente o conceito de que as decisões para proteger a saúde humana e o meio ambiente podem ter o maior impacto e o custo-benefício quando aplicadas no início de um projeto, na fase de design e desenvolvimento de um processo ou produto.

A engenharia verde tem os seguintes princípios:
  • Utilizar de forma holística a análise de sistemas e integrar ferramentas de avaliação de impacto ambiental.
  • Conservar e melhorar os ecossistemas naturais enquanto protege a saúde humana e o bem-estar.
  • Usar o pensamento do ciclo de vida em todas as atividades de engenharia.
  • Os diversos materiais em produtos multicomponentes devem ser minimizados para promover a desmontagem e a retenção de valores.
  • O design de produtos, processos e sistemas deve incluir integração e interconectividade com fluxos de energia e materiais disponíveis.
  • Certificar-se de que todas as entradas e saídas de material e de energia sejam inerentemente seguras e benignas quando possível.
  • Minimizar o esgotamento dos recursos naturais.
  • Evitar o desperdício tratando ou higienizando os resíduos após a sua formação para uma possível reutilização.
  • A entropia e a complexidade integradas devem ser vistas como um investimento ao fazer escolhas de design na reciclagem, reutilização ou disposição benéfica.
  • Os produtos, processos e sistemas devem ser projetados para maximizar a eficiência de massa, energia, espaço e tempo.
  • Uma boa durabilidade deve ser o objetivo do design do produto, e não a “imortalidade”.
  • Certificar-se de que as operações de separação e purificação sejam projetadas para minimizar o consumo de energia e o uso de materiais.
  • Desenvolver e aplicar soluções de engenharia enquanto conhece a geografia local, aspirações e culturas.
  • Criar soluções de engenharia além das tecnologias atuais ou dominantes; melhorar, inovar e inventar (tecnologias) para alcançar a sustentabilidade.
  • Envolver ativamente comunidades e partes interessadas no desenvolvimento de soluções de engenharia.
  • Os produtos devem ser projetados para serem recicláveis, após o término de sua vida útil.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Engenharia Verde e os seus Princípios"

Anônimo
15 de setembro de 2023 às 14:18

Você tem ideia de como funciona a engenharia verde da Heineken?

15 de setembro de 2023 às 21:58

Olá anônimo

Tenho sim, eu andei dando uma olhada em algumas notícias que falam sobre isso no mês passado. A Heineken é uma empresa que tem um sério compromisso com a sustentabilidade e tem implementado diversas iniciativas de engenharia verde em sua produção. Algumas dessas iniciativas incluem:

Energia Verde: A Heineken tem utilizado energia 100% renovável em sua produção. A empresa tem investido em energia eólica, solar e hidrelétrica para reduzir sua pegada de carbono.

Geração Distribuída: A Heineken tem utilizado a geração distribuída de energia, que é mais eficiente e pode gerar uma conta de luz mais barata para o consumidor.

Projeto de Energia Renovável para Bares e Restaurantes: A Heineken iniciou um projeto para levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras até 2030.

Parceria com a Raízen: A Heineken se juntou à Raízen em uma parceria para implementar iniciativas de sustentabilidade em sua produção.

Essas são algumas das iniciativas de engenharia verde da Heineken que eu conheço, mas creio que ela também deve ter outras iniciativas que visam reduzir a pegada de carbono da empresa, para promover ainda mais a sustentabilidade para seus processos.

Espero que essas informações lhe ajudem

Um forte abraço

Anônimo
21 de setembro de 2023 às 15:36

Olá Pedro
Meu nome é João e eu estou fazendo um trabalho para a matéria de meio ambiente, e estou com uma dúvida aqui. Você tem alguma informação sobre o processo de engenharia verde da Tecverde para me ajudar?

22 de setembro de 2023 às 13:11

Olá João

Eu conheço um pouco sobre o processo deles, e honestamente acho ele um pouco interessante. O processo de engenharia verde da Tecverde é baseado em sua abordagem de construção industrializada, que utiliza tecnologia de ponta e materiais sustentáveis para criar soluções eficientes e amigáveis ao meio ambiente.

Alguns aspectos-chave desse processo incluem:

- Construção industrializada: A Tecverde utiliza um sistema construtivo industrializado, conhecido como wood frame, que permite uma construção até 4 vezes mais rápida do que os métodos tradicionais. Isso é alcançado por meio da fabricação prévia dos componentes da estrutura em uma fábrica, que são então montados no local da construção.

- Redução de mão de obra: Devido à natureza pré-fabricada do sistema, a Tecverde requer cerca de 4 vezes menos mão de obra no canteiro de obras em comparação com a construção convencional. Isso não apenas acelera o processo de construção, mas também reduz os custos e os impactos ambientais associados à presença de uma grande equipe de trabalho.

- Materiais sustentáveis: A empresa se preocupa em utilizar materiais sustentáveis em seus projetos, o que contribui para a redução do impacto ambiental da construção civil. O wood frame, por exemplo, utiliza madeira proveniente de florestas certificadas, que é uma opção mais sustentável em comparação com o concreto e o aço.

- Consultoria especializada: A Tecverde conta com a consultoria do engenheiro Sergio Kemmer, um especialista em engenharia verde, que auxilia a empresa em seu processo de inovação e aprimoramento contínuo. Isso garante que seus projetos atendam aos mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade.

A parte legal desse processo de engenharia verde é que ele combina tecnologia avançada, materiais sustentáveis e eficiência operacional para oferecer soluções de construção inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. Essa abordagem tem sido reconhecida por sua produtividade, qualidade e contribuição para a sustentabilidade no setor da construção.

Espero que essas informações lhe ajudem

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top