Descoberto pelo químico italiano Raffaele Piria, o processo de Piria (também conhecido como reação de Piria) consiste na pirólise (quebra por aquecimento) de sais de cálcio ou bário de ácidos monocarboxílicos de cadeia acíclica e saturada, para a obtenção de cetonas.
Exemplo de reação do processo de Piria
Veja abaixo a pirólise do acetato de cálcio produzindo propanona e carbonato de cálcio:
Note que a molécula da cetona formada possui um átomo de carbono a menos que a molécula do sal utilizado na reação.
Referências
- Química Orgânica, Martha Reis Marques da Fonseca, São Paulo, Editora: FTD, 1992.
- Notas de Química Orgânica, Pedro Coelho, UNISANTA, Santos, São Paulo, 2011.
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
0 Comentários de "Processo de Piria - Reações com sais de ácido carboxílico"
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)