Regra de Markovnikov em Reações de Adição

Formulada por Vladimir Vasilyevich Markovnikov em 1869, a regra de Markovnikov em reações de adição afirma que, na adição de um ácido a uma dupla ligação de um alceno, o hidrogênio do ácido se liga ao átomo de carbono que possui um número maior de átomos de hidrogênio (ou seja, o carbono mais hidrogenado da dupla ligação).


Reaçao propeno CH3CH = CH2 com o cloreto hidrogenio HCl
Reação do propeno (CH3CH = CH2)com o cloreto de hidrogênio (ácido clorídrico, HCl) produzindo 2-cloropropano (CH3CHClCH3) em vez do 1-cloropropano isomérico (CH3CH2CH2Cl). A regra de Markovnikov é útil na previsão das estruturas moleculares de produtos de reações de adição.

Exercícios resolvidos sobre a Regra de Markovnikov


1)Dê as reações químicas entre os seguintes compostos aplicando a regra de Markovnikov, mostrando o ataque eletrófilo e nucleófilo.


a)HBr (ácido bromídrico) e CH3CH2CH=CH2 (but-1-eno)

Resolução:

reaçao acido bromidrico but-1-eno ataque eletrofilo nucleofilo

b)HI (ácido iodídrico) e CH3CH=CH2 (propeno)

Resolução:

reaçao acido iodidrico propeno ataque eletrofilo nucleofilo

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : quimica-organica
0 Comentários de "Regra de Markovnikov em Reações de Adição"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top