-->

Regra de Markovnikov em Reações de Adição

Formulada por Vladimir Vasilyevich Markovnikov em 1869, a regra de Markovnikov em reações de adição afirma que, na adição de um ácido a uma dupla ligação de um alceno, o hidrogênio do ácido se liga ao átomo de carbono que possui um número maior de átomos de hidrogênio (ou seja, o carbono mais hidrogenado da dupla ligação).


Reaçao propeno CH3CH = CH2 com o cloreto hidrogenio HCl
Reação do propeno (CH3CH = CH2)com o cloreto de hidrogênio (ácido clorídrico, HCl) produzindo 2-cloropropano (CH3CHClCH3) em vez do 1-cloropropano isomérico (CH3CH2CH2Cl). A regra de Markovnikov é útil na previsão das estruturas moleculares de produtos de reações de adição.

Exercícios resolvidos sobre a Regra de Markovnikov


1)Dê as reações químicas entre os seguintes compostos aplicando a regra de Markovnikov, mostrando o ataque eletrófilo e nucleófilo.


a)HBr (ácido bromídrico) e CH3CH2CH=CH2 (but-1-eno)

Resolução:

reaçao acido bromidrico but-1-eno ataque eletrofilo nucleofilo

b)HI (ácido iodídrico) e CH3CH=CH2 (propeno)

Resolução:

reaçao acido iodidrico propeno ataque eletrofilo nucleofilo

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Regra de Markovnikov em Reações de Adição"

Anônimo
29 de outubro de 2023 às 21:29

Para que serve a regra de markovnikov na vida real?

30 de outubro de 2023 às 21:14

Olá anônimo

A Regra de Markovnikov é uma diretriz importante na química orgânica que ajuda a prever os produtos de certas reações químicas, especificamente as reações de adição de haletos de hidrogênio a alcenos e alcinos.

Na prática, essa regra tem várias aplicações importantes. Por exemplo, é usada na produção de muitos polímeros sintéticos importantes, como o PVC (policloreto de vinila). As reações de adição são fundamentais na produção desses materiais, e a Regra de Markovnikov ajuda a determinar como essas reações ocorrerão.

Além disso, a regra também se aplica à reação de hidratação, onde uma molécula de água se adiciona ao hidrocarboneto em meio ácido, produzindo álcoois. Isso é relevante na indústria química, onde os álcoois são usados como solventes e precursores para a produção de outros compostos.

Portanto, embora a Regra de Markovnikov possa parecer um conceito meio abstrato, ela tem aplicações práticas muito reais e é uma ferramenta valiosa para químicos e engenheiros.

Espero ter sido claro

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top