Ligação Iônica ou Eletrovalente

A ligação iônica (ou eletrovalente) é uma ligação que ocorre entre íons, positivos (cátions) e negativos (ânions), e é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre eles.

Neste tipo de ligação ocorre a transferência de elétron(s) de um metal para um ametal (ou semimetal), sendo essa transferência de elétron(s) originada pela forte atração eletrostática entre os íons dos elementos. Abaixo podemos ver, esquematicamente, a ligação iônica entre átomos A e B de um composto:

esquema ligacao ionica

Exemplo de Ligação Iônica


Combinação entre os átomos de sódio (Na) e cloro (Cl)

ligacao ionica sodio

ligação iônica cloro

Após a formação dos íons (Na+ e Cl) eletronicamente estáveis, ocorre uma interação eletrostática, em que as cargas com sinal contrário se atraem para formar o composto.

Na+ + Cl → NaCl

No composto formado, o total de cargas positivas é igual ao total de cargas negativas, ou seja, o somatório das cargas é igual a zero, e os compostos formados são chamados de compostos iônicos, possuindo uma estrutura eletricamente neutra.

A interação entre os íons produz aglomerados com forma geométrica definida, que é chamada de retículo cristalino, característica dos sólidos. A temperatura de fusão e ebulição dos compostos iônicos é geralmente bem elevada devido à intensidade de atração entre os íons. Além disso, os compostos iônicos possuem boa condutibilidade elétrica quando em solução aquosa ou fundidos.

Determinação das Fórmulas Iônicas


A fórmula química de um composto iônico deve ser eletricamente neutra, apresentando um conjunto de cátions e ânions que formem um conjunto de cargas eletricamente neutro. A determinação da quantidade de cargas de íons pode ser feita através da seguinte regra de formulação:

quantidade cargas ions

Onde temos y. (+x) + x. (-y), garantindo que a carga positiva e a negativa possam se equilibrar.

Exemplos de Fórmulas Iônicas
quantidade carga ions formula ionica

Referências

  • Fundamentos da Química - Volume Único, Ricardo Feltre, 3ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2005.
  • Química Essencial - Volume Único, Usberco e Salvador, 4ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2007.
  • Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : quimica-inorganica
0 Comentários de "Ligação Iônica ou Eletrovalente"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top