-->

Geometria molecular

A Geometria Molecular é uma área de estudo da Química que é usada para determinar a disposição dos átomos dentro de uma molécula. Segundo ela, toda molécula que é formada por dois átomos (diatômica) será linear, pois os seus núcleos estarão obrigatoriamente alinhados, como por exemplo, as moléculas de água e ácido clorídrico, mostradas abaixo:

molecula hidrogenio acido cloridrico

Entretanto, as moléculas que possuem um número maior de átomos podem ter sua geometria determinada pela teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, e os pares eletrônicos ao redor de um átomo central estão ou não participando das ligações, comportando-se como nuvens eletrônicas que se repelem , ficando orientados no espaço com a maior distância angular possível.

Nessa teoria, uma nuvem eletrônica pode corresponder a uma ligação covalente simples, dupla ou tripla, e a um par de elétrons não ligantes “xx”.

No quadro abaixo, podemos observar a relação da geometria das moléculas com o número de nuvens eletrônicas localizadas ao redor do átomo central e o número de átomos a ele ligados.

geometria molecular

Referências

  • Química Essencial Volume Único, Usberco e Salvador, 4ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2007.
  • Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Geometria molecular"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top