A Geometria Molecular é uma área de estudo da Química que é usada para determinar a disposição dos átomos dentro de uma molécula. Segundo ela, toda molécula que é formada por dois átomos (diatômica) será linear, pois os seus núcleos estarão obrigatoriamente alinhados, como por exemplo, as moléculas de água e ácido clorídrico, mostradas abaixo:
Entretanto, as moléculas que possuem um número maior de átomos podem ter sua geometria determinada pela teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, e os pares eletrônicos ao redor de um átomo central estão ou não participando das ligações, comportando-se como nuvens eletrônicas que se repelem , ficando orientados no espaço com a maior distância angular possível.
Nessa teoria, uma nuvem eletrônica pode corresponder a uma ligação covalente simples, dupla ou tripla, e a um par de elétrons não ligantes “xx”.
No quadro abaixo, podemos observar a relação da geometria das moléculas com o número de nuvens eletrônicas localizadas ao redor do átomo central e o número de átomos a ele ligados.
Referências
- Química Essencial Volume Único, Usberco e Salvador, 4ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2007.
- Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico com Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e também sou Green Belt em Lean
Six Sigma. Além disso, eu conclui recentemente o curso de Engenharia Civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)


2 Comentários de "Geometria molecular"
Quais fatores determinam a geometria molecular? e como saber se a geometria é angular ou piramidal?
Olá Lucas
Os fatores que determinam a geometria molecular são principalmente a repulsão entre os pares de elétrons na camada de valência do átomo central, conforme a Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (RPECV ou VSEPR), que considera tanto os pares ligantes (ligações covalentes) quanto os pares não ligantes (pares solitários), arranjando-os no espaço para minimizar repulsões e maximizar distâncias angulares.
Para isso, usa-se primeiro a estrutura de Lewis da molécula, contando o número total de pares eletrônicos ao redor do átomo central: 2 pares resultam em linear (180°), 3 em trigonal plana (120°), 4 em tetraédrica (109,5°), e assim por diante, com os pares solitários ocupando posições que distorcem a geometria ideal dos átomos ligados.
Para diferenciar uma geometria angular (como H₂O, com 4 pares: 2 ligantes e 2 solitários, ângulo ~104,5°) de uma piramidal trigonal (como NH₃, também 4 pares: 3 ligantes e 1 solitário, ângulo ~107°), basta contar os pares não ligantes — 2 solitários levam a angular (derivado de tetraédrica com dois pares livres), enquanto 1 solitário resulta em piramidal; ambas têm domínio eletrônico tetraédrico, mas a posição dos átomos ligados define a forma final.
Espero ter sido claro
Um abraço
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)