-->

Usinas de triagem e compostagem - Produção de Adubo Orgânico

A compostagem de resíduos sólidos é um processo biológico, em que a matéria orgânica do lixo é transformada em adubo orgânico através da ação de microrganismos. Nesse tipo de processo, as usinas de triagem e compostagem fermentam os resíduos orgânicos, e após isso, realizam a separação dos materiais orgânicos, que serão usados para a compostagem.

Esse processo é uma ótima alternativa para o reaproveitamento de resíduos, pois além de se reciclar a matéria orgânica, também se recicla alguns materiais inorgânicos, que são encontrados na etapa de triagem do processo.

O adubo orgânico é produzido geralmente em bioestabilizadores, onde a decomposição da matéria orgânica é bem mais rápida, mas também pode feito em sistemas de compostagem em leiras, nos quais o lixo depositado no solo é decomposto naturalmente.

unidade triagem compostagem resíduos sólidos
Esquema da unidade de triagem e compostagem de resíduos sólidos domiciliares de Porto Alegre.

Estudos referentes ao processo de triagem e compostagem


Levantamentos realizados nas usinas de compostagem de lixo apontam que, em média, depois de devidamente processado, cerca de 40% do lixo é transformado em adubo orgânico, e até 12% do total de resíduos podem ser reciclados em indústrias de papel, metal, plástico e vidros.

Geralmente, as usinas acabam usando uma parte do lixo para produção de adubo orgânico e a outra parte é enviada para ser reciclada em indústrias de papel, metal, plástico e vidro. O pequeno volume que não pode ser aproveitado é destinado a aterros sanitários. 

A instalação de usinas de triagem e compostagem em uma cidade resulta em um reaproveitamento de 50% ou mais dos resíduos com características de lixo domiciliar.

No entanto, para se construir uma usina necessita-se de um estudo de mercado, para descobrir a existência de um mercado consumidor para os produtos resultantes do processo, pois não adianta produzir compostos que não serão usados.

Vantagens do processo de triagem e compostagem


O produto obtido no processo apresenta diversas vantagens, dentre elas estão:
  • Funciona com adubo orgânico, melhorando as condições físicas do solo: aeração, retenção de umidade, proteção contra erosão;
  • Aumenta o teor de micronutrientes do solo;
  • Ativa de forma substancial a vida microbiana;
  • Proporciona um maior aproveitamento dos fertilizantes minerais;
  • Resulta em maior produção agrícola, com a geração de mais alimentos;
  • Contribui para geração de empregos e renda;
  • Proporciona a redução do volume do lixo destinado aos aterros sanitários.
O adubo orgânico pode ser usado em: horticultura, fruticultura, produção de cereais, hortos e produção de mudas; parques, praças e jardins públicos; recuperação de solos degradados ou como proteção contra a erosão; projetos de reflorestamento.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Usinas de triagem e compostagem - Produção de Adubo Orgânico"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top