Certificado da Norma ISO 14000

A ISO 14000 é um conjunto de normas que foi desenvolvido pela International Organization for Standardization (ISO), sendo que essa série de normas corresponde ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que abrange seis áreas bem definidas:
  • Sistemas de Gestão Ambiental
  • Auditorias Ambientais
  • Avaliação de Desempenho Ambiental
  • Rotulagem Ambiental
  • Aspectos Ambientais nas Normas e Produtos
  • Análise de Ciclo de Vida do Produto
A ISO tem sede em Genebra, Suíça, e é uma federação não governamental que congrega organismos nacionais de normalização, sendo composta por mais de cem países. Ela cria e avalia normas através de vários comitês técnicos, que são compostos por representantes de vários países.

Certificado da Norma ISO 14000

Essa série de normas da ISO foi criada devido à necessidade das empresas em adotarem práticas gerenciais, que sejam menos nocivas ao meio ambiente. A ISO 14000 visa universalizar os princípios e procedimentos que permitirão a geração de produtos com um menor impacto ambiental.

Objetivo da Norma


O objetivo desse conjunto de normas é ser um importante instrumento para a conservação ambiental, sendo que quando uma empresa implanta essas normas, ela consegue melhorar a relação entre o seu processo produtivo e o meio ambiente, com isso, ela torna o seu processo mais limpo, reduz o uso de recursos naturais, efetua a destinação adequada de seus resíduos, usa a energia de modo mais racional, e tem um maior controle da poluição ambiental. 

Logo, podemos concluir que a implantação da norma ajuda a reduzir de forma bem significativa à agressão ao meio ambiente.

Norma ISO 14000 e a ABNT


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é membro fundador da ISO, e atua de forma significativa, representando o Brasil junto ao ISO. A ABNT atuou em várias normas da ISO 14000, dentre elas estão:

ISO 14001: Sistema de gestão ambiental – Especificação e diretrizes para uso

ISO 14004: Sistema de gestão ambiental – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio

ISO 14010: Auditoria ambiental – Princípios gerais

ISO 14011: Auditoria ambiental – Procedimentos de auditoria

ISO 14012: Auditoria ambiental – Critérios de qualificação de auditores ambientais

ISO 14020: Rotulagem ambiental – Princípios básicos

ISO 14021: Rotulagem ambiental – Termos e definições

ISO 14022: Rotulagem ambiental – Símbolos

ISO 14023: Rotulagem ambiental – Metodologia de teste e verificação

ISO 14024: Rotulagem ambiental – Metodologia de teste e verificação

ISO 14031: Avaliação do desempenho ambiental – Diretrizes para avaliação

ISO 14041: Avaliação do ciclo de vida – Princípios e Práticas gerais 

ISO 14042: Avaliação do ciclo de vida – Análise do inventário do ciclo de vida

ISO 14043: Avaliação do ciclo de vida – Avaliação do impacto do ciclo de vida

ISO 14044: Avaliação do ciclo de vida – Avaliação da melhoria do ciclo de vida

ISO 14050: Termos e Definições

ISO 14061: Orienta organizações florestais no uso das normas de sistema de gerenciamento.

Processo de certificação e requisitos da ISO 14000


Os certificados da norma ISO 14000 são usados pelas empresas para atestarem responsabilidade ambiental no desenvolvimento de atividades que possuam um impacto bem pequeno ao meio ambiente.

No processo para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a empresa tem que se submeter a auditorias periódicas que são realizadas por uma empresa certificadora, que é devidamente credenciada e reconhecida pelas organizações nacionais e internacionais.

Nessas auditorias, a empresa certificadora verifica o cumprimento de requisitos como:
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Estudos atualizados e realizados, referentes aos aspectos e impactos ambientais da atividade da empresa;
  • Pessoal devidamente treinado e qualificado;
  • Procedimentos padrões e planos de ação, para eliminar ou reduzir os impactos, que podem ser causados ao meio ambiente.
Infelizmente, apesar de muitas empresas estarem procurando diminuir os seus impactos ao meio ambiente, a degradação ainda continua aumentando. No entanto, o número de empresas que buscam a certificação também anda aumentando.

Vantagens da Norma


O investimento em tecnologias mais limpas, que visam à economia de matéria prima e energia, pode ser bem lucrativo para as empresas. Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais se preocupando com o meio ambiente e buscando fornecedores que seguem as normas ISO 14000, para poderem fechar seus acordos.

Isso acaba ajudando bastante o meio ambiente, pois a implantação da ISO 14000 resulta em uma minimização de danos ao meio ambiente bem significativa. Além disso, a empresa que possui essa certificação acaba sendo bem vista pela sociedade.

Desvantagens da Norma


Infelizmente para muitas empresas, a obtenção do certificado da norma acaba sendo algo inviável do ponto de vista financeiro, pois as mesmas não tem capital para investir em novos equipamentos, que gastam menos energia e economizam água, por exemplo.

Além disso, também existe a demora na análise dos processos de licenciamento ambiental e dos documentos pela empresa certificadora da ISO 14000.

Referências

  • http://www.abnt.org.br/ (acessado em 05/02/2016 as 02:15)
  • Introdução à Engenharia Ambiental, Suetônio Mota, 4°Edição, Rio de Janeiro, ABES, 2006.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : meio-ambiente
0 Comentários de "Certificado da Norma ISO 14000 "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top