-->

Unidades de Temperatura Mais Utilizadas pelo Mundo

Nessa postagem, eu estarei abordando um pouco sobre as unidades de temperatura mais utilizadas pelo mundo, e dentre elas estão: Grau Celsius, Grau fahrenheit, Escala Kelvin, Grau Rankine, Grau Réaumur, Grau Rømer, Grau Newton e o Grau Delisle

Unidades de Temperatura Mais Utilizadas pelo Mundo

Grau Celsius


Proposta pelo sueco Anders Celsius em 1742, o grau Celsius é representado pelo símbolo °C. Essa unidade de temperatura tem 2 pontos muito interessantes, 0°C (graus Celsius) corresponde ao ponto de congelamento da água, e 100°C corresponde ao ponto de ebulição da água em condições normais.

retrato anders celsius image criador graus celsius
Retrato de Anders Celsius

Grau Fahrenheit


Proposta pelo polonês Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724, o grau Fahrenheit é representado pelo símbolo °F. Esta unidade de temperatura é muito utilizada em países de língua inglesa, como o Reino Unido, Estados Unidos entre outros. Nesta unidade de medida, o ponto de congelamento da água corresponde a 32 °F, e o ponto de ebulição da água em condições normais é de 212 °F.

retrato daniel gabriel fahrenheit image criador
Retrato de Daniel Gabriel Fahrenheit

Escala Kelvin


Proposta pelo físico irlandês William Thomson (o famoso “Lorde Kelvin”) em 1854. Essa unidade é usada no mundo inteiro, mas não como o grau Celsius e o Fahrenheit. Nessa proposta de Kelvin, ele propôs que a escala Celsius iniciasse do zero absoluto, que equivale a 273,15 °C negativos (-273,15°C) , sendo essa temperatura a mais baixo o possível.

retrato william thomson lord kelvin image criador
Retrato de William Thomson (Lord Kelvin)

Grau Rankine


Proposto pelo engenheiro e físico escocês William John Macquorn Rankine em 1859. Essa unidade de temperatura tem como símbolo °R ou°Ra, e ela é muito usada em cálculos de engenharia nos Estados Unidos. Nessa unidade, Rankine definiu que a escala começasse do zero absoluto da escala Fahrenheit, logo 0°Ra é exatamente igual a -459,67°F

retrato de william john macquorn rankine image
Retrato de William John Macquorn Rankine

Grau Réaumur


Proposto pelo físico francês René-Antoine Ferchault de Réaumur em 1730. Essa Unidade de temperatura tem como símbolo °Re, e comparando essa unidade com o grau Celsius, vemos que 0 graus Réaumur também corresponde ao ponto de congelamento da água, mas o ponto de ebulição da água nesta unidade é de 80°Re, e com isso, vemos que o grau Réaumur apesar de ter o mesmo zero, corresponde a 4/5 de 1 grau Celsius.

retrato rene antoine ferchault de reaumur image
Retrato de René Antoine Ferchault de Réaumur

Grau Rømer


Proposta pelo dinamarquês Ole Christensen Rømer em 1701, o grau Rømer é uma unidade de temperatura que acabou caindo em desuso. Essa unidade de temperatura tem como símbolo ° Rø, e para converter de grau Celsius para grau Rømer, multiplica-se a temperatura por 21/40 e soma-se mais 7,5.

retrato de ole christensen romer image
Retrato de Ole Christensen Rømer

Grau Newton


Proposta pelo físico e matemático inglês Isaac Newton no começo dos anos de 1700, o grau Newton foi a primeira unidade de temperatura a ser proposta. Essa unidade de temperatura tem como símbolo °N, e para converter de grau Celsius para grau Newton, multiplica-se a temperatura por 0,33.

Grau Delisle


Proposta pelo francês Joseph Nicolas Delisle em 1732, o grau Delisle é unidade de temperatura que tem como símbolo °D ou °De , e para converter de grau Celsius para grau Delisle, usa-se a equação:

°D = (100 − °C) × 3⁄2

retrato joseph nicolas delisle image grau
Retrato de Joseph Nicolas Delisle

Relação de conversão de unidade entre Celsius, Fahrenheit, Kelvin e Rankine


Como as unidades de temperatura mais utilizadas pelos engenheiros são estas, logo, fica de bom tom colocar essa relação de conversão na postagem =).

$\frac{{}^\circ C}{5}=\frac{{}^\circ F-32}{9}=\frac{K-273,15}{5}=\frac{{}^\circ R-492}{9}$


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Unidades de Temperatura Mais Utilizadas pelo Mundo"

7 de dezembro de 2015 às 22:12

UAU!!! Tudo isso?

9 de dezembro de 2015 às 17:51

Na realidade existem mais unidades, mas eu só abordei as mais conhecidas =)

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top