-->

Unidades de Temperatura Mais Utilizadas pelo Mundo

Nessa postagem, eu estarei abordando um pouco sobre as unidades de temperatura mais utilizadas pelo mundo, e dentre elas estão: Grau Celsius, Grau fahrenheit, Escala Kelvin, Grau Rankine, Grau Réaumur, Grau Rømer, Grau Newton e o Grau Delisle

termometro

Grau Celsius


Proposta pelo sueco Anders Celsius em 1742, o grau Celsius é representado pelo símbolo °C. Essa unidade de temperatura tem 2 pontos muito interessantes, 0°C (graus Celsius) corresponde ao ponto de congelamento da água, e 100°C corresponde ao ponto de ebulição da água em condições normais.

retrato anders celsius image
Retrato de Anders Celsius

Grau Fahrenheit


Proposta pelo polonês Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724, o grau Fahrenheit é representado pelo símbolo °F. Esta unidade de temperatura é muito utilizada em países de língua inglesa, como o Reino Unido, Estados Unidos entre outros. Nesta unidade de medida, o ponto de congelamento da água corresponde a 32 °F, e o ponto de ebulição da água em condições normais é de 212 °F.

retrato daniel gabriel fahrenheit image
Retrato de Daniel Gabriel Fahrenheit

Escala Kelvin


Proposta pelo físico irlandês William Thomson (o famoso “Lorde Kelvin”) em 1854. Essa unidade é usada no mundo inteiro, mas não como o grau Celsius e o Fahrenheit. Nessa proposta de Kelvin, ele propôs que a escala Celsius iniciasse do zero absoluto, que equivale a 273,15 °C negativos (-273,15°C) , sendo essa temperatura a mais baixo o possível.

retrato william thomson lord kelvin image
Retrato de William Thomson (Lord Kelvin)

Grau Rankine


Proposto pelo engenheiro e físico escocês William John Macquorn Rankine em 1859. Essa unidade de temperatura tem como símbolo °R ou°Ra, e ela é muito usada em cálculos de engenharia nos Estados Unidos. Nessa unidade, Rankine definiu que a escala começasse do zero absoluto da escala Fahrenheit, logo 0°Ra é exatamente igual a -459,67°F

retrato de william john macquorn rankine image
Retrato de William John Macquorn Rankine

Grau Réaumur


Proposto pelo físico francês René-Antoine Ferchault de Réaumur em 1730. Essa Unidade de temperatura tem como símbolo °Re, e comparando essa unidade com o grau Celsius, vemos que 0 graus Réaumur também corresponde ao ponto de congelamento da água, mas o ponto de ebulição da água nesta unidade é de 80°Re, e com isso, vemos que o grau Réaumur apesar de ter o mesmo zero, corresponde a 4/5 de 1 grau Celsius.

retrato de rene antoine ferchault de reaumur image
Retrato de René Antoine Ferchault de Réaumur

Grau Rømer


Proposta pelo dinamarquês Ole Christensen Rømer em 1701, o grau Rømer é uma unidade de temperatura que acabou caindo em desuso. Essa unidade de temperatura tem como símbolo ° Rø, e para converter de grau Celsius para grau Rømer, multiplica-se a temperatura por 21/40 e soma-se mais 7,5.

retrato de ole christensen romer image
Retrato de Ole Christensen Rømer

Grau Newton


Proposta pelo físico e matemático inglês Isaac Newton no começo dos anos de 1700, o grau Newton foi a primeira unidade de temperatura a ser proposta. Essa unidade de temperatura tem como símbolo °N, e para converter de grau Celsius para grau Newton, multiplica-se a temperatura por 0,33.

Grau Delisle


Proposta pelo francês Joseph Nicolas Delisle em 1732, o grau Delisle é unidade de temperatura que tem como símbolo °D ou °De , e para converter de grau Celsius para grau Delisle, usa-se a equação:

°D = (100 − °C) × 3⁄2

retrato joseph nicolas delisle image
Retrato de Joseph Nicolas Delisle

Relação de conversão de unidade entre Celsius, Fahrenheit, Kelvin e Rankine


Como as unidades de temperatura mais utilizadas pelos engenheiros são estas, logo, fica de bom tom colocar essa relação de conversão na postagem =).

$\frac{{}^\circ C}{5}=\frac{{}^\circ F-32}{9}=\frac{K-273,15}{5}=\frac{{}^\circ R-492}{9}$


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : curiosidade, utilitarios
2 Comentários de "Unidades de Temperatura Mais Utilizadas pelo Mundo"

Na realidade existem mais unidades, mas eu só abordei as mais conhecidas =)

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top