Entenda a Lei de Murphy e como se prevenir matematicamente dela

Criada pelo engenheiro aeroespacial Edward A. Murphy Jr em 1949, a Lei de Murphy se baseia na nossa tendência de olhar sempre para o lado negativo e de se esquecer do lado positivo das coisas, sendo ela baseada na probabilidade matemática de que algo ruim possa ocorrer.

foto de edward a.murphy jr image
Foto de Edward A. Murphy Jr
O conceito da Lei de Murphy não é algo relativamente novo, pois há centenas de anos, antes dela, já existia a Lei de Sod, que basicamente diz que “qualquer coisa ruim que possa acontecer a um pobre ingênuo vai acontecer”.


explosoes gasolina simulando bomba caindo show aereo

Entendendo a Lei de Murphy


Para entender melhor a Lei de Murphy, vamos pegar como exemplo um pen drive, que para inserir-lo no computador, só há uma maneira correta, e para isto temos a probabilidade de 50% de encaixá-lo corretamente, e claro, também temos a probabilidade de 50 % de chance de encaixá-lo errado. No entanto, para Murphy a probabilidade de encaixá-lo errado é superior a isso, porque para ele, somos todos impotentes diante dos caprichos do destino, logo se tivermos a probabilidade real, erraremos 50 %, para ele erraremos em torno de 70% ou mais.

Além disso, a Lei de Murphy pode ser sustentada pela Segunda Lei da Termodinâmica (A Lei de Entropia), que diz que em um sistema fechado (nesse caso o universo) tende a acabar em desordem e confusão, com isso, sustentando a afirmação da Lei de Murphy que diz que o que pode dar errado vai dar errado. No entanto, a Lei de Murphy não prova nada, não explica nada. Ela simplesmente expressa um máximo de pessimismo, dizendo que as coisas vão dar errado na maioria das vezes.

Prevenção matemática contra a Lei de Murphy


Enquanto muitas pessoas utilizam a Lei de Murphy para explicar a nossa incapacidade em certos casos, outros enxergam a lei como uma ferramenta, sendo que entre estas pessoas, o engenheiro Joel Pel da Universidade da Colúmbia Britânica criou uma fórmula que é capaz de prever a ocorrência da Lei de Murphy.


equação matematica lei murphy
Sendo:
  • Pm a probabilidade de algo dar errado;
  • Km a constante de Murphy, que será igual a 1 ;
  • Fm o fator de Murphy;
  • I a importância do evento;
  • C a complexidade do sistema envolvido;
  • F a frequência com que o sistema é usado.
No teste da equação, escrito e enviado para a revista Science Creative Quarterly, Pel usou como exemplo para prever uma ocorrência de um acidente, um motorista que precisa dirigir sua Toyota Tercel por um trajeto de aproximadamente 100 km até sua casa debaixo de uma tempestade sem que a embreagem quebre. Nesse cálculo usando a equação, Pel chegou a uma resposta igual a 1, que significa que a embreagem do veículo quebraria com certeza.

Outras leis pessimistas


A Lei de Murphy não é a única que aborda o lado negativo das coisas. Posteriormente, esta lei inspirou a criação de outras, e dentre elas estão:
  • Observação de Etorre - A outra faixa sempre anda mais rápido.
  • Distinção de Barth - Há dois tipos de pessoas: as que dividem as pessoas em tipos e as que não o fazem.
  • Lei de Ação - O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente.
  • Lei de Boob - O que você perdeu está sempre no último lugar em que você procura.
  • Terceira Lei de Clarke - Qualquer sociedade suficientemente avançada é indistinguível de mágica.
  • Regra de Franklin - Abençoado seja aquele que nada espera, pois não se desapontará.
  • Lei de Issawi do Caminho do Progresso - Um atalho é a maior distância entre dois pontos.
  • Lei de Mencken - Quem pode, faz. Quem não pode, ensina.
  • Lei de Patton - Um projeto bom hoje é melhor que um projeto perfeito amanhã.

Postagem em formato de vídeo



Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : curiosidade
0 Comentários de "Entenda a Lei de Murphy e como se prevenir matematicamente dela"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top