-->

O que é a Lei de Murphy? - Como se prevenir matematicamente dela

Criada pelo engenheiro aeroespacial Edward A. Murphy Jr em 1949, a Lei de Murphy se baseia na nossa tendência de olhar sempre para o lado negativo e de se esquecer do lado positivo das coisas, sendo ela baseada na probabilidade matemática de que algo ruim possa ocorrer.

o que é a lei de murphy foto de edward a.murphy jr
Foto de Edward A. Murphy Jr

O conceito da Lei de Murphy não é algo relativamente novo, pois há centenas de anos, antes dela, já existia a Lei de Sod, que basicamente diz que “qualquer coisa ruim que possa acontecer a um pobre ingênuo vai acontecer”.

explosão - O que é a Lei de Murphy  prevenir matematica dela
Explosões com gasolina, simulando uma bomba caindo em um show aéreo.

Entendendo a Lei de Murphy


Para entender melhor a Lei de Murphy, vamos pegar como exemplo um pen drive, que para inserir-lo no computador, só há uma maneira correta, e para isto temos a probabilidade de 50% de encaixá-lo corretamente, e claro, também temos a probabilidade de 50 % de chance de encaixá-lo errado. No entanto, para Murphy a probabilidade de encaixá-lo errado é superior a isso, porque para ele, somos todos impotentes diante dos caprichos do destino, logo se tivermos a probabilidade real, erraremos 50 %, para ele erraremos em torno de 70% ou mais.

Além disso, a Lei de Murphy pode ser sustentada pela Segunda Lei da Termodinâmica (A Lei de Entropia), que diz que em um sistema fechado (nesse caso o universo) tende a acabar em desordem e confusão, com isso, sustentando a afirmação da Lei de Murphy que diz que o que pode dar errado vai dar errado. No entanto, a Lei de Murphy não prova nada, não explica nada. Ela simplesmente expressa um máximo de pessimismo, dizendo que as coisas vão dar errado na maioria das vezes.

Prevenção matemática contra a Lei de Murphy


Enquanto muitas pessoas utilizam a Lei de Murphy para explicar a nossa incapacidade em certos casos, outros enxergam a lei como uma ferramenta, sendo que entre estas pessoas, o engenheiro Joel Pel da Universidade da Colúmbia Britânica criou uma fórmula que é capaz de prever a ocorrência da Lei de Murphy.

equação matematica lei murphy

Sendo:
  • Pm a probabilidade de algo dar errado;
  • Km a constante de Murphy, que será igual a 1 ;
  • Fm o fator de Murphy;
  • I a importância do evento;
  • C a complexidade do sistema envolvido;
  • F a frequência com que o sistema é usado.
No teste da equação, escrito e enviado para a revista Science Creative Quarterly, Pel usou como exemplo para prever uma ocorrência de um acidente, um motorista que precisa dirigir sua Toyota Tercel por um trajeto de aproximadamente 100 km até sua casa debaixo de uma tempestade sem que a embreagem quebre. Nesse cálculo usando a equação, Pel chegou a uma resposta igual a 1, que significa que a embreagem do veículo quebraria com certeza.

Lei de Murphy do amor


A Lei de Murphy do amor é uma reflexão sobre as surpresas e frustrações que podem surgir em relacionamentos amorosos. Ela nos lembra que as coisas nem sempre acontecem como planejamos e que as circunstâncias podem conspirar contra nós.

lei de murphy do amor

Quando estamos apaixonados, idealizamos um relacionamento perfeito, no qual tudo dá certo e ambos os parceiros se completam. No entanto, a realidade pode ser bem diferente. A Lei de Murphy do amor nos ensina que aquele encontro tão esperado pode ser cancelado de última hora, aquele pedido de namoro pode ser recusado ou que pequenos desentendimentos podem se transformar em grandes problemas.

O amor é um terreno fértil para situações inexplicáveis e ironias do destino. Muitas vezes, quando estamos em busca de um relacionamento amoroso, parece que todos à nossa volta encontram a pessoa perfeita, enquanto nós continuamos sozinhos. É como se a lei do universo decidisse pregar peças em nós, nos deixando esperando pelo momento certo.

Outra situação em que a Lei de Murphy do amor pode se manifestar é quando estamos em um relacionamento estável. Tudo está indo bem, até que uma série de eventos inesperados começam a atrapalhar a rotina do casal. Problemas financeiros, desentendimentos familiares ou questões de saúde podem surgir do nada, testando a solidez da relação.

Porém, é importante ressaltar que a Lei de Murphy do amor não é um motivo para desistir dos relacionamentos. Na verdade, ela nos convida a abraçar as imperfeições e imprevisibilidades do amor, entendendo que elas fazem parte da caminhada para o amadurecimento emocional.

Nesse sentido, a Lei de Murphy do amor pode nos ensinar a sermos resilientes e a não desistir diante dos obstáculos. Nos lembra também de que o amor é um processo contínuo de aprendizado e adaptação, no qual ambos os parceiros devem superar os desafios juntos.

Além disso, a Lei de Murphy do amor pode nos levar a refletir sobre a importância da comunicação e da compreensão mútua em um relacionamento. Quando algo dá errado, é essencial conversar e tentar encontrar soluções em conjunto, evitando assim que pequenos problemas se tornem grandes impasses.

Nessa hora, nós podemos concluir que a Lei de Murphy do amor nos mostra que a vida amorosa está longe de ser um conto de fadas perfeito. No entanto, ao enfrentar os percalços e desafios, podemos encontrar um amor verdadeiro e duradouro. É preciso estar preparado para o inesperado, mantendo a confiança e a perseverança. Afinal, como diz a famosa frase atribuída a Murphy: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará". Mas também podemos lembrar que, por vezes, os eventos inesperados podem nos levar a caminhos que nunca imaginamos, e isso pode trazer uma dose ainda maior de felicidade e realização.

Outras leis pessimistas


A Lei de Murphy não é a única que aborda o lado negativo das coisas. Posteriormente, esta lei inspirou a criação de outras, e dentre elas estão:
  • Observação de Etorre - A outra faixa sempre anda mais rápido.
  • Distinção de Barth - Há dois tipos de pessoas: as que dividem as pessoas em tipos e as que não o fazem.
  • Lei de Ação - O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente.
  • Lei de Boob - O que você perdeu está sempre no último lugar em que você procura.
  • Terceira Lei de Clarke - Qualquer sociedade suficientemente avançada é indistinguível de mágica.
  • Regra de Franklin - Abençoado seja aquele que nada espera, pois não se desapontará.
  • Lei de Issawi do Caminho do Progresso - Um atalho é a maior distância entre dois pontos.
  • Lei de Mencken - Quem pode, faz. Quem não pode, ensina.
  • Lei de Patton - Um projeto bom hoje é melhor que um projeto perfeito amanhã.

Postagem em formato de vídeo


Para a turma que não está muito afim de ler, segue o link da postagem em formato de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=9d8ag9ajLEk

Referências


  • http://people.howstuffworks.com/murphys-law.htm (acessado dia 15/10/2015 as 18:16)
  • http://people.howstuffworks.com/murphys-law2.htm (acessado dia 15/10/2015 as 18:24)
  • http://people.howstuffworks.com/murphys-law3.htm (acessado dia 15/10/2015 as 18:28)
  • http://people.howstuffworks.com/murphys-law4.htm (acessado dia 15/10/2015 as 18:35)
  • http://www.murphys-laws.com/murphy/murphy-laws.html (acessado dia 16/10/2015 as 13:47)
  • http://www.murphys-laws.com/murphy/murphy-true.html (acessado dia 16/10/2015 as 13:50)
  • http://www.scq.ubc.ca/the-murphys-law-equation/ (acessado dia 16/10/2015 as 14:12)
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Explosion (acessado dia 16/10/2015 as 14:25)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "O que é a Lei de Murphy? - Como se prevenir matematicamente dela"

Anônimo
3 de agosto de 2023 às 14:44

Você sabe o que é a lei de Murphy do amor?

3 de agosto de 2023 às 20:06

Olá anônimo

A Lei de Murphy do amor é uma expressão meio informal e humorística que brinca com a ideia de que, nos assuntos relacionados ao amor e aos relacionamentos, tudo o que pode dar errado, irá dar errado.

A aplicação dessa lei ao amor sugere que, de alguma forma, os relacionamentos amorosos são propensos a complicações e dificuldades inesperadas. A Lei de Murphy do amor não é uma lei real, mas uma brincadeira que muitas pessoas usam para descrever situações cômicas ou frustrantes que ocorrem em seus relacionamentos amorosos.

Além disso, você não deve esquecer que o amor e os relacionamentos são experiências complexas e variadas, e não podem ser reduzidos a uma simples "lei".

Os altos e baixos nos relacionamentos são naturais e fazem parte da experiência humana. A comunicação efetiva, o respeito mútuo e o comprometimento são fundamentais para superar os desafios e construir relacionamentos saudáveis e duradouros.

Em vez de acreditar na Lei de Murphy do amor, é mais útil trabalhar ativamente para fortalecer os laços afetivos e desenvolver uma compreensão mútua entre os parceiros.

Espero ter ajudado

Um forte abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top