-->

Reynold B. Johnson: O inventor do disco rígido (HD)

Reynold B. Johnson foi um inventor americano e pioneiro da computação, que por muito tempo foi funcionário da IBM. Ele é considerado hoje o "pai" da unidade de disco rígido (popularmente conhecida como HD), e além dessa invenção, ele também fez outras invenções que incluem equipamentos de teste automático de pontuação e a fita de videocassete.

foto reynold b. johnson image
Foto de Reynold B. Johnson

Vida de Johnson


Nascido em Minnesota, nos Estados Unidos, em 16 de julho de 1906, Johnson estudou na Minnehaha Academy, e se graduou na Universidade de Minnesota em Administração Educacional em 1929.

Em 1930, Johnson era um professor de ciências em Michigan, e em 1931, ele inventou uma máquina de teste eletrônico de pontuação, que percebe marcas de lápis em um formulário padronizado, sendo que essa máquina servia para a correção rápida de testes de múltipla escolha.

A IBM gostou do invento e comprou os direitos da invenção, e logo o contratou como um engenheiro para trabalhar em seus Endicott no laboratório de Nova Iorque. A máquina de Johnson foi vendida com o nome de “805 Test Scoring Machine IBM” em 1937.

O primeiro trabalho de Johnson na IBM foi desenvolver uma tecnologia que permitisse a conversão de cartões com marcas de lápis em cartões perfurados. Esse invento permitiu que os dados do cartão perfurado pudessem ser registrados por pessoas usando apenas um lápis.

Essa tecnologia foi amplamente utilizada pelas empresas nos anos 40, 50 e 60. Exemplos disso foram a Bell System que utilizou a tecnologia para marcar e gravar as chamadas de longa distância, e as empresas de utilidade pública, que usavam para registrar as leituras de seus medidores.

Em 1956, Johnson desenvolveu um disco de tecnologia de armazenamento de dados que a IBM lançou, com o nome de IBM 305 RAMAC. Esse disco hoje é conhecido como Hard Disk (HD) ou disco rígido, Winchester, entre outros nomes.

Johnson depois foi chamado para trabalhar na Sony, e lá, ajudou a desenvolver o protótipo de uma fita videocassete de meia polegada. A ideia de Johnson era de que essas fitas fossem usadas por crianças, pois as outras eram muito grandes e de difícil manuseio para as crianças colocarem no videocassete. Johnson faleceu em 1998, aos 92 anos, com melanoma na cidade de Palo Alto, na Califórnia.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reynold B. Johnson: O inventor do disco rígido (HD)"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top