-->

CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

O CADRI é um certificado emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que é obrigatório para todos os tipos de resíduos de interesse quando a aprovação do seu encaminhamento é para locais licenciados ou autorizados pela CETESB, inclusive para testes. Devendo ser emitido para cada grupo de resíduos a serem dispostos/tratados em um mesmo local de destinação/tratamento.
logo da cetesb

Sendo que se diferentes quantidades de um mesmo resíduo forem encaminhadas para destinações distintas, deve ser emitido um CADRI para cada quantidade e destinação. O procedimento poderá ser estendido para resíduos que não são de interesse nos casos em que a instalação de destinação exigir o documento ou haja interesse por parte do interessado ou da Agência Ambiental. A competência para emissão do CADRI é da Agência Ambiental que atende a empresa geradora do resíduo.

Resíduos de interesse Ambiental


O CADRI é obrigatório para todos os tipos de resíduos de interesse, podendo ser classificados como Classe I, IIA ou IIB, segundo a Norma NBR 10004, da ABNT.

Classe I: São resíduos que possuem periculosidade, podendo ser inflamável, corrosivo, reativo, toxico ou patogênico.

Classe IIA (Não Inertes): São resíduos que não se enquadram nas classificações de resíduo classe I, podendo ter propriedades, tais como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

CLASSE IIB (Inertes): São resíduos que não se enquadram nas classificações de resíduo classe I, que quando submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, não se solubilizam.


Relação de alguns resíduos de interesse

  • Resíduo sólido domiciliar coletado pelo serviço público, quando enviado a aterro privado ou para outros municípios.
  • Lodo de sistema de tratamento de efluentes líquidos industriais.
  • Lodo de sistema de tratamento de efluentes líquidos sanitários gerados em fontes de poluição definidos no artigo 57 do Regulamento da Lei Estadual 997/76, aprovado pelo Decreto Estadual 8.468/76 e suas alterações.
  • EPI contaminado e embalagens contendo PCB.
  • Resíduos de curtume não caracterizados como Classe I, pela NBR 10004.
  • Resíduos de indústria de fundição não caracterizados como Classe I, pela NBR 10004.
  • Resíduos de Portos e Aeroportos, exceto os resíduos com características de resíduos domiciliares e os controlados pelo “Departamento da Polícia Federal".
  • Resíduos de Serviços de Saúde, dos Grupos A, B e E, conforme a Resolução CONAMA 358, de 29 de abril de 2005.
  • Efluentes líquidos gerados em fontes de poluição definidos no artigo 57 do Regulamento da Lei Estadual 997/76, aprovado pelo Decreto Estadual 8.468/76 e suas alterações. Excetuam-se os efluentes encaminhados por rede.
  • Lodos de sistema de tratamento de água.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : meio-ambiente
0 Comentários de "CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top