Processo de Lixiviação

A lixiviação (conhecida também como “arraste” ou “lavagem”) é um processo de extração, que consiste basicamente na remoção de compostos inorgânicos ou orgânicos de rochas minerais, solo, resíduos sólidos, etc., para beneficiamento no caso das rochas minerais e, para análise de compostos químicos, no caso de solo e resíduos sólidos. Sendo um processo muito utilizado na indústria metalúrgica e química.

agitador mecanico usado processos lixiviaçao solo
Agitador mecânico usado em processos de lixiviação de solo
Na lixiviação, os compostos químicos são removidos através do uso de um solvente (podendo ser um ácido, uma base ou até a própria água), que tenha afinidade com o composto químico a ser removido. Sendo que esse composto químico a ser removido pode ser uma impureza, como no caso de beneficiamento de minérios em indústrias metalúrgicas, ou alguns compostos que se pretende analisar quantitativamente e analiticamente, como no caso da análise de solos e resíduos.

O processo de lixiviação também pode ser usado empregando-se microrganismos (bactérias quimioautotróficas), que capazes de solubilizar metais através da oxidação de sulfetos metálicos. Esse processo de lixiviação empregando microrganismos é conhecido como lixiviação bacteriana (também chamado de biolixiviação) e, é muito utilizado no tratamento de efluentes.


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

1 Comentários de "Processo de Lixiviação"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top