-->

Lewis Mills Norton - O pioneiro da Engenharia Química nos EUA

Nascido em 26 de dezembro de 1855 em Athol, Massachusetts, Lewis Mills Norton foi professor de Química Orgânica e Química Industrial no M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), que ficou conhecido por fundar o primeiro curso de Engenharia Química dos Estados Unidos.

lewis mills norton image
Lewis Mills Norton

Sendo filho único do Reverendo John Foote Norton e Ann Maria Mann, Lewis Norton passou sua juventude em Athol, Wellesley, e Natick, em Massachusetts, e em Fitzwilliam e Keene, em New Hampshire.

Em 1872, Norton ingressou no M.I.T, onde se graduou em química em 1875. Sendo que depois de formado, Norton foi convidado pelo M.I.T a ser professor assistente de Química Analítica ( cargo que Norton exerceu por apenas 2 anos).

Em maio de 1877, Norton foi para a Europa, e continuou seus estudos em química em Berlim, Paris e Göttingen até agosto de 1879, quando terminou seu PhD em Química na Universidade de Göttingen.

Quando retornou aos Estados Unidos, Norton foi trabalhar na Amoskeag Manufacturing Company de Manchester, New Hampshire, como químico, onde ganhou experiência prática valiosa que influenciou fortemente sua carreira posterior como professor de Química Industrial.

Em 1881, Norton voltou para o M.I.T como instrutor em Química Geral. Em 1883, foi nomeado Professor Assistente de Química Orgânica, e em 1885, se tornou o dono das cadeiras de professor titular de Química Orgânica e Química Industrial. Sendo que em 1891, Norton abdicou a cadeira de professor titular de Química Orgânica, para se dedicar mais profundamente a de Química Industrial.

Em 1888, Norton apresenta ao M.I.T a ideia de fundar um Curso de Engenharia Química. Algo que o M.I.T aceitou, fundando se assim, o primeiro curso de Engenharia Química nos Estados Unidos, que inicialmente tinha na grade curricular a engenharia mecânica combinada com química geral, teórica e aplicada.

Norton deu o melhor de si, para que o curso de Engenharia Química tivesse uma base firme e ficasse bem estabelecido, e felizmente ele conseguiu ver o curso bem firme e estabelecido antes de sua morte em 26 de abril de 1893.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Lewis Mills Norton - O pioneiro da Engenharia Química nos EUA"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top