Teste de Chama e as Cores dos Sais

O teste ou prova de chama é um procedimento utilizado para detectar a presença de alguns íons metálicos baseado na emissão de cores luminosas características de cada elemento.

teste chama estroncio cor laranja
Teste de chama do estrôncio, sendo feito com uma pequena amostra de estrôncio que foi umedecida com acido clorídrico concentrado, e colocada na chama do bico de bunsen com um fio de platina.

Esse teste consiste em fornecer certa quantidade de energia a um elemento químico (neste caso, o calor emitido pela chama), para que parte dos elétrons que estão na ultima camada de Valência, absorvam essa quantidade de energia e passem para um nível mais elevado. Assim ocorrendo o chamado estado excitado, que quando cessado com a volta dos elétrons a seu estado normal, libera a energia absorvida em forma radiação.

Teste de chama bario amarelo
Teste de chama do bário, sendo feito com uma pequena amostra de bário que foi umedecida com acido clorídrico concentrado, e colocada na chama do bico de bunsen com um fio de platina.

Geralmente cada elemento libera uma onda de radiação com características diferentes, devido aos diferentes comprimentos de onda que cada elemento emite. Sendo que, o ser humano é capaz de enxergar esses comprimentos de ondas através de cores, e com isso, consegue-se identificar a presença de certos elementos através do teste de chama.

teste de chama cobre verde
Teste de chama do cobre, sendo feito com uma pequena amostra de cobre que foi umedecida com acido clorídrico concentrado, e colocada na chama do bico de bunsen com um fio de platina.

Como se faz um teste de chama


O teste de chama é um teste bem simples, podendo ser feito de 2 métodos .

1°método


Se coloca uma amostra de 3 ou 4 mg de uma substancia em um vidro de relógio. Depois umedecesse a substancia com um pouco de acido clorídrico concentrado. Após feito isso, pegasse um pouco dessa amostra da substancia com um fio de platina limpo e coloca na chama não luminosa do bico bunsen e verificar a cor da chama.

teste de chama calcio cor
Teste de chama do cálcio, sendo feito com uma pequena amostra de cálcio que foi umedecida com acido clorídrico concentrado, e colocada na chama do bico de bunsen com um fio de platina.

2°método


Se coloca uma amostra de 3 ou 4 mg de uma substancia em um vidro de relógio. Após feito isso, pegasse um fio de platina limpo e o mergulha em uma solução de acido clorídrico concentrado. Depois disso, pegasse um pouco da amostra do vidro de relógio, usando o fio de platina com acido clorídrico, e colocasse o fio de platina na chama não luminosa do bico de bunsen para verificar a cor da chama.

teste-de-chama litio cor sal
Teste de chama do lítio, sendo feito com uma pequena amostra de lítio que foi umedecida com acido clorídrico concentrado, e colocada na chama do bico de bunsen com um fio de platina.

Tabela de cores de alguns elementos no Teste de chama:


Observação
Inferência
Chama amarelo-dourada persistente
Sódio
Chama violeta (lilás)
Potássio
Chama vermelho-carmim
Lítio
Chama vermelho-tijolo
Cálcio
(vermelha amarelada)
Estrôncio
Chama carmesim
Bário (molibdênio)
Chama verde amarelada
Boratos, cobre (tálio)
Chama verde
Chumbo, arsênio, antimônio
Chama azul-pálida (fio lentamente corroído)
Bismuto, cobre


Referências

  • ATKINS, P.; LORETTA, J. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 2edição, 2001.
  • VOGEL, A. I. Química Orgânica: análise orgânica qualitativa, volume 1, 2ª edição, 197
  • IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS EM AMOSTRA SÓLIDA- Carolina Sobral Et al,Santos,Sp,2012

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Teste de Chama e as Cores dos Sais"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top