-->

Precipitação Seletiva

A precipitação seletiva é um método que visa à separação de diferentes sais (cátions) presentes em uma solução. Nesse método, a separação é feita através da adição de um sal solúvel, que contem anions, que reagem com a solução, formando um precipitado insolúvel com parte dos sais, que estavam presentes na solução.

precipitaçao-seletiva
Reação entre nitrato de chumbo e iodeto de potássio, gerando iodeto de chumbo (sólido) e nitrato de potássio (liquido).

Sendo que para que haja uma boa separação dos sais (cátions), os sais devem ter um coeficiente de solubilidade bem diferente um do outro. Por exemplo, a água do mar é uma grande mistura, que contem vários íons diferentes.

Nesse meio é possível extrair os íons de magnésio presentes na água, através de uma simples adição de um hidróxido. Porem, nessa água há vários outros cátions, em concentrações bem diferentes, com coeficientes de solubilidade diferentes, com isso, não se precipitaria apenas magnésio, mas sim, vários sais diferentes, que estão presentes na água.


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Precipitação Seletiva"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top