-->

Trifosfato de adenosina (ATP): o que é, e a sua composição

O trifosfato de adenosina ou adenosina trifosfato (ATP) é a principal molécula transportadora de energia de todas as células e é indispensável para a vida celular. Ele é responsável por armazenar uma grande quantidade de energia em forma ligações de químicas, que quando quebradas, liberam uma grande quantidade de energia, que é utilizada em funções energéticas das células.

Formula estrutural do Trifosfato de adenosina (ATP)
Formula estrutural do Trifosfato de adenosina

Composição do ATP e liberação de energia


O ATP é um nucleotídeo composto basicamente por uma unidade de adenosina, que é composta de adenina e ribose, e três grupos fosfato (simbolizados pela letra P na reação abaixo), que quando hidrolisada, se degrada em difosfato de adenosina (ADP), perdendo um de seus fosfatos, gerando-se assim energia térmica, que é usada em funções energéticas das células.

Hidrolise do Trifosfato de adenosina (ATP)
Hidrolise do Trifosfato de adenosina (ATP) 
A quantidade de ATP que uma célula consegue armazenar é limitada. Devido a isso, quando a célula necessita de reposição, a reação ocorre na direção inversa, ou seja, ocorre a adição de um grupo fosfato ao ADP e a entrada de energia, para produzir o ATP. 

Sendo que essa a energia necessária para unir o grupo fosfato terminal ao ADP é fornecida pelas várias reações de oxidação da célula, particularmente pela oxidação da glicose. 

O ATP pode ser armazenado em todas as células, onde sua energia potencial não é liberada até ser necessária.

Referências

  • Fundamentos de Bioquímica – Prof. Ricardo Vieira – UFPA – Belém-Pará - 2003
  • Microbiologia 10 º Edição - Gerard J. TORTORA - Berdell R.FUNKE- Christine L. CASE- Artmed-2012
  • Bioquímica 5 º Edição –Jeremy M.Berg – John L.Tymoczko –Lubert Stryer-Guanabara Koogan -2002

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

3 Comentários de "Trifosfato de adenosina (ATP): o que é, e a sua composição"

18 de junho de 2017 às 15:34

"(...) de energia em forma ligações de químicas(...)"
Isso está certo?

19 de junho de 2017 às 14:51

Olá Júlia

Não está claro né?

Se eu deixar assim, você acha que fica melhor?

Ele é responsável por armazenar uma grande quantidade de energia química, que é liberada quando as ligações químicas dele são quebradas por algumas reações químicas, para fornecer energia para outras reações e para as funções energéticas das células.

29 de junho de 2017 às 19:47

Texto muito bom!!

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top