Trifosfato de adenosina (ATP)

O trifosfato de adenosina ou adenosina trifosfato (ATP) é a principal molécula transportadora de energia de todas as células e é indispensável para a vida celular. Ele é responsável por armazenar uma grande quantidade de energia em forma ligações de químicas, que quando quebradas, liberam uma grande quantidade de energia, que é utilizada em funções energéticas das células.

Formula estrutural do Trifosfato de adenosina (ATP)
Formula estrutural do Trifosfato de adenosina

Composição do ATP e liberação de energia


O ATP é um nucleotídeo composto basicamente por uma unidade de adenosina, que é composta de adenina e ribose, e três grupos fosfato (simbolizados pela letra P na reação abaixo), que quando hidrolisada, se degrada em difosfato de adenosina (ADP), perdendo um de seus fosfatos, gerando-se assim energia térmica, que é usada em funções energéticas das células.

Hidrolise do Trifosfato de adenosina (ATP)
Hidrolise do Trifosfato de adenosina (ATP) 
A quantidade de ATP que uma célula consegue armazenar é limitada. Devido a isso, quando a célula necessita de reposição, a reação ocorre na direção inversa, ou seja, ocorre a adição de um grupo fosfato ao ADP e a entrada de energia, para produzir o ATP. 

Sendo que essa a energia necessária para unir o grupo fosfato terminal ao ADP é fornecida pelas várias reações de oxidação da célula, particularmente pela oxidação da glicose. 

O ATP pode ser armazenado em todas as células, onde sua energia potencial não é liberada até ser necessária.

Referências

  • Fundamentos de Bioquímica – Prof. Ricardo Vieira – UFPA – Belém-Pará - 2003
  • Microbiologia 10 º Edição - Gerard J. TORTORA - Berdell R.FUNKE- Christine L. CASE- Artmed-2012
  • Bioquímica 5 º Edição –Jeremy M.Berg – John L.Tymoczko –Lubert Stryer-Guanabara Koogan -2002

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : bioquimica
3 Comentários de "Trifosfato de adenosina (ATP)"

"(...) de energia em forma ligações de químicas(...)"
Isso está certo?

Olá Júlia

Não está claro né?

Se eu deixar assim, você acha que fica melhor?

Ele é responsável por armazenar uma grande quantidade de energia química, que é liberada quando as ligações químicas dele são quebradas por algumas reações químicas, para fornecer energia para outras reações e para as funções energéticas das células.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top