-->

Inversão Térmica: Consequências causadas pela poluição do ar e a solução para esse problema

A inversão térmica é um fenômeno meteorológico que ocorre quando há uma reversão do comportamento normal da temperatura na troposfera (a região da atmosfera mais próxima da superfície da Terra), no qual uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente, uma vez que, o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado, fazendo com que os particulados presentes no ar frio se mantenham próximos da superfície.
fenomeno inversao termica
fenômeno de inversão térmica

Papel da inversão térmica na Natureza


Esse fenômeno natural desempenha um papel importante na formação, precipitação e visibilidade das nuvens, pois a inversão térmica atua como um limite para o movimento ascendente do ar a partir das camadas inferiores. Com isso, a convecção produzida pelo aquecimento do ar de baixo é limitada a níveis abaixo da inversão, sendo isso um grande problema em locais onde a inversão costuma ocorrer a níveis mais próximos a superfície, pois a água vaporizada presente na corrente de ar quente não consegue sempre ultrapassar o limite da inversão, com isso, ocorre a formação dos famosos nevoeiros.

Problemas da inversão térmica causados pela Poluição do Ar


As inversões de temperatura da superfície desempenham um papel importante na qualidade do ar, especialmente durante o inverno, quando essas inversões são as mais fortes. O ar quente acima do ar mais frio age como uma tampa, suprimindo a mistura vertical e aprisionando o ar mais frio na superfície.

Nesses tempos modernos, esse fenômeno tem gerado muitos problemas em ambientes com um grande número de indústrias e de alta circulação de veículos, como o das cidades. Nesses ambientes, a inversão térmica pode levar a altas concentrações de poluentes no ar, logo, causando sérios problemas à saúde da população da área afetada.

ilustraçao inversao termica esquema poluiçao ar
Esquema ilustrando a inversão térmica

Essa poluição do ar causa diversos males à saúde da população, principalmente das crianças e dos idosos, provocando vários problemas e doenças respiratórias, como cansaço, diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, infecções das vias aéreas superiores e doenças cardiovasculares. Além disso, as pessoas que tem bronquite e asma sofrem bastante com o aumento dos sintomas.

A força e a duração da inversão controlam os níveis do Índice de Qualidade do Ar (IQA) perto do solo. Uma forte inversão limitará os poluentes a uma camada vertical rasa, levando a altos níveis de IQA enquanto uma inversão fraca levará a níveis mais baixos de IQA.

Um dos grandes contribuintes para a má qualidade do ar durante o inverno é a queima da madeira. A fumaça de madeira contém quantidades muito mais altas de poluição particulada do que a fumaça de fornos a óleo ou a gás.

Solução para os problemas causados pela inversão térmica combinada com a Poluição do Ar


Existem soluções para este problema com a poluição, porém elas não são tão simples assim. Primeiramente o governo teria que adotar uma política ambiental mais rígida nos grandes centros urbanos, visando diminuir o tráfego de veículos movidos a combustíveis derivados do petróleo e incentivando uso de combustível menos danoso ao meio ambiente (como por exemplo: etanol, biodiesel e até energia elétrica - que já é realidade em alguns países).

Além disso, o governo deveria fiscalizar mais as regiões onde ocorrem queimadas irregulares e incentivar mais o manejo sustentável de ecossistemas naturais visando a preservação do meio ambiente e uma redução significativa deste problema.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : meio-ambiente
0 Comentários de "Inversão Térmica: Consequências causadas pela poluição do ar e a solução para esse problema"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top