-->

Ágar: Tipos e exemplos de meios de cultura

O ágar, também conhecido como ágar-ágar ou agarose, é uma substância mucilaginosa, que é extraída das paredes celulares de diversas espécies de algas marinhas vermelhas (VIDE RODOFÍCEAS), como por exemplo, as dos gêneros Gelidium, Graciliaria e Gelidiela.

alga marinha vermelha
Alga marinha vermelha Gelidium crinale (Turner) Lamouroux 
Sendo quimicamente composto por polissacarídeo complexo composto de galactose e ácido galacturônico, esterificado com ácido sulfúrico. O ágar é um agente solidificante, que é bastante usado para deixar alimentos como sorvetes e geleias mais espessos.

O ágar possui propriedades muito importantes para microbiologia. Pois poucos microrganismos conseguem degradar o ágar, e, portanto ele permanece sólido quando é adicionado ao meio de cultura (material nutriente que é usado para o crescimento de microrganismos em laboratório).

O ágar se liquefaz a uma temperatura próxima de 100 º C (temperatura de ebulição da água) e ao nível do mar permanece liquido até que a temperatura diminua a cerca de 40 ºC. 

Para utilização em laboratório, o ágar é mantido em banho-maria a uma temperatura próxima a 50 º C. Nessa temperatura, o ágar não causa dano algum aos microrganismos quando é adicionado sobre eles, e após a solidificação do meio de cultura, o ágar pode ser encubado a uma temperatura próxima a 100 º C sem perder suas características. Possibilitando assim o crescimento de microrganismos termofílicos.
meio cultura placa petri
Meio de Cultura sendo preparado na placa de Petri

Tipos de Ágar


O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura.

Esse meio de cultura formado também é denominado de ágar. Denominação que causa certa confusão, Pois o ágar em si, não é um nutriente.

Exemplos de meios de cultura


Ágar Nutriente


O Ágar Nutriente é um meio de cultura relativamente simples, de fácil preparação e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de Microbiologia.

Sendo composto geralmente por extratos de carne e levedura, o ágar nutriente é utilizado para cultivo de microrganismos pouco exigentes nutricionalmente, como por exemplo: Escherichia coli e Streptococcus pneumoniae.

Ágar Sangue


O ágar sangue é um meio de cultura geralmente utilizado para identificação de espécies bacterianas capazes de destruir células sanguíneas. Sendo composto geralmente por 5 a 10% de sangue desfibrinado, animal ou humano, o ágar sangue é usado para cultivar bactérias como por exemplo: streptococcus pyogenes e Streptococcus agalactiae.

Ágar Manitol


Ágar Manitol é um meio cultura que tem uma grande concentração salina (7,5% NaCl).Composto por álcool manitol e um indicador de pH (vermelho de fenol) que passa de vermelho a amarelo se o microrganismo fermentar o manitol, o Ágar Manitol é usado para o cultivo de bactérias da família da Micrococcaceae.

Referências

  • http://www.infopedia.pt/$agar-agar (Acessado em 10/09/2013 as 12:11)
  • http://www.dicionarioinformal.com.br/%C3%A1gar-%C3%A1gar/ (Acessado em 10/09/2013 as 12:15)
  • GALACTANA SULFATADA DA ALGA MARINHA VERMELHA Gelidium crinale (TURNER) LAMOUROUX: respostas na inflamação e nocicepção - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - ALBERTINA ANTONIELLY SYDNEY DE SOUSA, Fortaleza, Ceara, 2010.  
  • biology.clc.uc.edu (Acessado em 12/09/2013 as 13:38) 
  • Aula pratica nº 3 Cultura de microrganismos – necessidades nutritivas. Meios de cultura: composição, preparação, armazenamento, utilização. Técnicas de sementeira, FMUP, Porto, Portugal, 2006/2007.
  • Descrição dos Meios de Cultura Empregados nos Exames Microbiológicos, Modulo IV, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, 2004
  • Microbiologia, Tortora GJ, Funke BR, Case CL,8 º edição, editora Artmed

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Ágar: Tipos e exemplos de meios de cultura"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top