-->

Escala Ringelmann: Medidor de Fumaça Preta usado pela CETESB

Desenvolvida pelo professor de engenharia agrícola Maximillian Ringelmann (1861-1931) em 1898, a Escala Ringelmann é um método utilizado para quantificar a emissão de acordo com a densidade da fumaça observada. Esse método é muito utilizado pela CETESB nas suas operações de fumaça preta.

escala ringelmann cetesb norma legislação fumaça preta
A Escala Ringelmann Reduzida é usada pelas agências ambientais para a fiscalização de emissões de fumaça nas estradas

Funcionamento da Escala Ringelmann


Esse método consisti na comparação visual entre um disco de papel com escala colorimétrica e a pluma de fuligem emitida na extremidade de um tubo de escape. Sendo essa escala colorimétrica, constituída de seis padrões de tonalidade, que variam entre o branco e o preto, que são apresentados por meio de quadros retangulares, com espessura e espaçamentos definidos, sobre um fundo branco. Sendo enumerados de 0 a 5:

0 – Fumaça totalmente branca (Densidade 0%)

1 – Fumaça com linhas pretas de reticulado de 1 milímetro de espessura, com espaços branco de 9 milímetros. (Densidade 20%).

2 – Fumaça com linhas pretas de 2,3 milímetros de espessura, com espaços branco de 7,7 milímetros. (Densidade 40%).

3 – Fumaça com linhas pretas de 3,7 milímetros de espessura, com espaços branco de 6,3 milímetros. (Densidade 60%).

4 – Fumaça com linhas pretas de 5,5 milímetros de espessura, com espaços branco de 4,5 milímetros. (Densidade 80%).

5 – Fumaça totalmente preta (Densidade 100%).


Sendo aceitável pelos órgãos ambientais, os seguintes padrões de emissão de fumaça:
  • Ringelmann nº1 para emissão de fumaça preta emitida por fontes estacionarias.
  • Ringelmann nº2 para emissão de fumaça preta emitida por veículos a diesel a qualquer altitude em operação normal.

Como fazer a análise da pluma de fumaça de uma chaminé usando a escala Ringelmann


Para se fazer uma boa análise, o observador deverá ter um posicionamento, onde a pluma de fumaça esteja em um ângulo reto com a sua linha visada e o sol as suas costas.
  
A distância ideal entre o ponto de observação e a região de medição deve estar compreendida entre 30 e 300 metros, sendo que de preferência a uma distância aproximadamente igual a duas vezes a altura da chaminé que está sendo analisada. 

Observando a fumaça pelo orifício da escala, você verá a qual número de escala Ringelmann, se encaixa a tonalidade da fumaça emitida. Além disso, essa análise só pode ser feita se o céu estiver claro. 

Operação Fumaça preta e o valor da multa aplicada pela CETESB


A fiscalização de fumaça pelo método de avaliação de Ringelmann (ou de opacidade) pode ser realizada pelos agentes técnicos da CETESB e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A CETESB realiza a fiscalização de forma rotineira da emissão excessiva de fumaça preta, oriunda dos veículos automotores a óleo diesel.

operaçao fumaça preta tecnico cetesb multando
Técnico da CETESB utilizando a Escala de Ringelmann para fiscalizar as emissões de fumaça preta em uma rodovia.

Essa fiscalização é feita em veículos que estão em circulação na vias públicas, conforme o estabelecido pela lei 997/76, regulamentada pelo artigo 32 do decreto Estadual 8468/76 e suas alterações, sem a necessidade de pará-lo para medições adicionais.

O método de monitoramento da Fumaça Preta através da Escala Ringelmann tem o seu uso normatizado na legislação ambiental brasileira pela NBR 6.016/1986 e pela Portaria IBAMA n° 85 de 14 de julho de 1996.

Nessa fiscalização, a emissão de fumaça a partir da tonalidade igual ao padrão do número 3 (três) é considerada infração de trânsito, sendo que para altitudes superiores a 500 metros, a infração ocorre a partir do padrão 4.

O valor da multa aplicada pela CETESB no estado de São Paulo por essa infração ambiental é de cerca de 60 UFESP (algo em torno hoje de R$ 2055,60), e esse valor pode até dobrar em caso de reincidência. Além disso, quando não se trata de reincidência, o dono do veículo que foi autuado pode até solicitar a redução/restituição de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo

Para solicitar a redução, o dono do veículo deverá entregar para a CETESB o Relatório de Medição de Opacidade (RMO) que deverá ser emitido por uma empresa que deve estar regularmente cadastrada no Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD).

O RMO deve ter como resultado que o veículo está emitindo poluentes dentro dos padrões legais estabelecidos na lei, para poder requerer a redução (ou restituição) do valor multa.

Além disso, o dono do veículo também deve encaminhar os seguintes documentos listados abaixo no formato digital em até 60 dias corridos contados a partir da lavratura da Notificação de Desconformidade (NOTDES)

Sendo esses os seguintes documentos que devem ser enviados por email:

  • RMO da empresa cadastrada no PMMVD da CETESB
  • Cópia da CNH do proprietário do veículo
  • Cópia do Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV)
  • Cópia da Notificação de Desconformidade

Como adquirir uma Escala Ringelmann


Eu recomendo que vocês entrem em contato com o órgão ambiental de seu estado, pois nós do ENGQUIMICASANTOSSP não vendemos essa escala aqui no blog

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Escala Ringelmann: Medidor de Fumaça Preta usado pela CETESB"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top