-->

Óleo de Lorenzo: Mistura de Ácido Oleico com Ácido Erúcico

Descoberto por Augusto Odone em um estudo para salvar a vida de seu filho Lorenzo, O óleo de Lorenzo é uma mistura de ácido oleico com ácido erúcico que é usada como remédio para o tratamento da adrenoleucodistrofia (ALD) (Doença que leva à perda de mielina. Sem ela, o portador para de se mover, ouvir, falar e respirar).

Esse óleo atua evitando o acumulo de ácidos graxos de cadeia muito longa (formados por 24 a 26 átomos de carbono) em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais. Esse acumulo causa como consequência a destruição da bainha de mielina e do revestimento dos axônios das células nervosas. Com isso , afetando a transmissão de impulsos nervosos.

frasco-oleo-lorenzo
Frasco com o Óleo de Lorenzo
O estudo que prova a eficiência desse óleo no combate à adrenoleucodistrofia foi feito em setembro de 1992, pelo neurologista Hugo Moser, do Kennedy Krieger Institute, em Baltimore, nos Estados Unidos. Nesse estudo, Moser monitorou 104 crianças durante dez anos, e constatou se que 76% dos 68 meninos que usaram o óleo permanecem saudáveis. E que sem o óleo, uma em cada três crianças não desenvolvia o mal.

Porém, Augusto Odone disse que a proteção oferecida pelo remédio é incompleta, mas que já representa um grande avanço no combate à doença até agora.

augusto odone e seu filho lorenzo
Augusto Odone e seu filho Lorenzo

Compostos do óleo de Lorenzo


Ácido oleico


O ácido oleico (C18H34O2) é um ácido graxo monoinsaturado de cadeia longa (Formado por 18 átomos de carbono) (Ômega 9) muito abundante em óleos e gorduras, ele participa do nosso metabolismo desempenhando o papel fundamental na síntese dos hormônios.


formula-estrutural-acido-oleico
Formula estrutural do ácido oleico
O Ácido Oleico é obtido a partir da hidrólise da gordura animal e de certos óleos vegetais (como por exemplo: azeite de oliva, óleo da canola, óleo do amendoim e etc.) onde, após a separação da glicerina, ele é submetido a uma destilação sob alto vácuo e separado por cristalização fracionada da estearina através do abaixamento da temperatura. E para alcançar a uma alta pureza de ácido oleico, ele é bidestilado e fracionado até chegar a uma concentração acima de 95%.

O Ácido Oleico é usado na produção de cremes hidratantes, como aditivo em base de sabões e sabonetes, em bronzeadores, em protetores solares, como lubrificante e etc.


frasco-com-acido-oleico
frasco com ácido oleico

Ácido erúcico


Obtido principalmente através da Colza Canadense, O ácido erúcico (C22H42O2) é um ácido graxo monoinsaturado de cadeia longa (Formado por 22 átomos de carbono) (Omega 9). E diferentemente do Ácido Oleico, Ele é toxico para consumo humano, Pois se consumido pode causar provocar problemas cardíacos que podem ser fatais. Porém se consumido em quantidades bem baixas não apresenta risco, e perante o estudo de Augusto Odone, combinando o ácido erúcico com o ácido oleico, obtém se um óleo que pode ser usado como remédio para adrenoleucodistrofia, o famoso “Óleo de Lorenzo”.

formula-estrutural-acido-erucico
Formula estrutural do ácido erúcico

O ácido erúcico também pode ser utilizada na fabricação de tintas, fabricação de lubrificantes, produção de biodiesel e etc.


plantaçao de colza
Plantação de Colza

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

16 Comentários de "Óleo de Lorenzo: Mistura de Ácido Oleico com Ácido Erúcico"

Anônimo
22 de abril de 2014 às 22:31

PorquÊ se manifestam em meninos?,já que está ligado ao cromossomo x, e a mulher é xx

22 de abril de 2014 às 23:16

Ola anônimo

O defeito genético ocorre apenas em um dos cromossomos x. Por isso, a mulher apenas transmite. (vale a pena lembrar que o homem só possui um cromossomo x)

Abraço!

5 de dezembro de 2015 às 18:11

Olá esse óleo pode ser encontrado para a venda no Brasil, ou precisa-se mandar manipula-lo?

6 de dezembro de 2015 às 16:08

Olá Anônimo
No Brasil, a única empresa que eu sei que vende o óleo de Lorenzo é a Support Advanced Medical Nutrition, que faz parte do Grupo Danone. Eu sugiro que você entre em contato com eles, o número de telefone deles é 0800 55 14 04.
Espero que isso te ajude
Um abraço

7 de dezembro de 2016 às 16:55

PARABENS PELO ESBOÇO ACIMA,FACIL DE COMPREENDER

7 de abril de 2018 às 10:36

Qual foi o argumento dos pais de lorenzo em defesa da aprovação para ALD?

7 de abril de 2018 às 17:45

Olá Anônimo

Como assim defesa da aprovação para ALD ?

1 de maio de 2018 às 14:52

como seria a fórmula molecular dessas estruturas?

3 de maio de 2018 às 16:22

Olá anônimo

A fórmula do ácido oleico é C18H34O2 e a formula do ácido erúcico é C22H42O2

Anônimo
26 de outubro de 2018 às 09:47

eu entendo que quando se tem um filho com uma doença que se sabe que nunca mais vai voltar ao normal, que nao via poder brincar, correr, ser livre, e sim um ser vegetativo, se faz de um tudo para que o tempo que ele passa conosco seja o melhor possivel, e vejo que se no nosso brasil ainda temos de evoluir muito na questao de aprovação de medicamentos, pois temos muitos medicamentos criados maravilhosamente que ajudam as pessoas a viverem melhor ou ate melhorarem 100 por cento, mas dai muita gente deixaria de ganhar muito dinheiro, eu so digo imagina seu filho, seu sobrinho, seu primo, algum familiar seu, e vc tendo esta opção de melhorar um pouco a vida dele, vc usaria qual argumento:??????

28 de outubro de 2018 às 16:20

Olá Anônimo

Existem medicamentos de alto custo que o governo disponibiliza de graça no AME. No entanto, eu não sei se eles possuem esse medicamento lá. Se eu tivesse um parente que tivesse sofrendo de alguma doença que ainda não possua medicação certa, obviamente eu iria procurar algum tratamento com medicação experimental em alguma universidade. O negocio é não perder a fé nessas horas difíceis da vida.

Anônimo
23 de novembro de 2019 às 23:58

por que os oleos tem que ser na proporção 4 p/ 1 ?

24 de novembro de 2019 às 20:28

Olá anônimo

Essa é a proporção chave do óleo de Lorenzo, lembrando que uma alimentação rica em gorduras mono (ou poliinsaturadas) também ajuda no tratamento da doença.

Um abraço

21 de janeiro de 2020 às 11:24

Parabéns, Pedro ótima reportagem!

5 de junho de 2022 às 12:25

Parabéns, obrigado pelas informações relevantes, sucesso

3 de março de 2023 às 15:23

Estou assistindo o filme na Netflix "O Óleo de Lorenzo", fui perquisar no Google e vai na sua página, gratidão pelas informações!

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top